Pokémon é uma das maiores séries de todos os tempos.
Disso não há dúvida.

     Com um anime que se estende nas nossas televisões desde 1997 e com uma série de jogos igualmente antiga e popular, Pokémon tem conquistado os nossos corações desde que podemos explorar o seu mundo no pequeno ecrã do Gameboy.

     No entanto, o seu apelo não reside tanto no treinador e na sua história, seja ele Ash ou Red, mas antes nos pequenos "monstros de bolso" que o mesmo apanha no percurso.
 São estas criaturas que despertam o nosso interesse e fazem de Pokémon uma marca valiosa.

     Tendo isto em atenção, é tempo de contarmos o nosso Top 15 Pokémons de Primeira e Segunda Geração, pela sua relevância e popularidade.

     Depois de cerca de três meses nisto é hora de anunciarmos o TOP 5. Esperámos que tenham gostado e boa leitura!

A presente lista foi elaborada pelo jovem aficionado Tiago Jesus e escrita por Ivo Silva.






5 - Squirtle




     O primeiro pokémon de muitos treinadores em Red e Blue, Squirtle é um dos mais populares. Apenas superado, dentro de água pela suas respectivas evoluções, o pokémon tartaruga foi apresentado, de forma bastante curiosa, na série de animação.

      Líder de uma gangue de arruaceiros, mais tarde convertidos em bombeiros, Squirtle vai abdicar dos seus distintos óculos pretos e juntar-se a Ash e Pikachu na sua caminhada.

       Squirtle é, também, um dos protagonistas do spin-off Pokémon Mystery Dungeon.





4 - Bulbasaur




     Outra das escolhas para primeiro pokémon nos jogos Red e Blue, este simpático animal é uma combinação de planta e dinossauro.

      Munido de poderosas lianas e de uma misteriosa flor nas costas, Bulbasaur foi um dos poucos constantes na party da Ash, durante grande parte do Anime.





3 - Charizard




     Este lagarto de cauda flamejante, que mais se assemelha a um dragão, tem um temperamento no mínimo tempestuoso. 

     A última evolução do simpático Charmander, este pokémon não aceita de bom grado ordens e, por vezes, recusa-se mesmo a lutar só para deixar mal o seu treinador (que o diga Ash). 

     Feroz e agressivo, Charizard é um pokémon instável e perigoso que poucos treinadores  conseguiram domar ...





2 - Mew e Mewtwo




     Um empate técnico entre os dois mais poderosos pokémons da primeira geração e protagonistas, para o bem e para o mal, respectivamente, da longa metragem de 1998. 

     Mewtwo é apresentado como um clone do poderoso e lendário Mew. 
Apesar disso, ambos não poderiam ser mais distintos física e psicologicamente. 

     Bastante fugidios na captura, ambas as criaturas tornar-se-iam imensamente populares, marcando presença em diversas formas de entertenimento.





1 - Pikachu




     Havia dúvidas?
Este pequeno roedor eléctrico foi o principal motivo do sucesso estrondoso não apenas da série de animação, mas também dos jogos que lhe precederam. 

     Um ícone da Nintendo, mundialmente reconhecível, o efeito Pikachu espalhou-se rapidamente para mangas e variados tipos diferentes de merchandising. 

     O protagonismo que assumiu em Yellow, para o Gameboy, não seria caso único e se estenderia para muitos outros jogos, incluindo o popular Super Smash, no qual Pikachu marcaria presença constante e assídua.