Um novo filme dos Fantastic Four está já aí e com uma versão ligeiramente diferente da equipa/família que todos conhecemos e adorámos. 

     Por isso nada melhor que dar uma vista de olhos pelas diferentes versões dos quatro que existiram pelo Universo Marvel. 

     Não será uma amostra exaustiva, pelo que nos iremos focar, exclusivamente, em quatro versões apenas.

      Boa leitura!




New Fantastic Four



     Esta versão da famosa equipa juntava quatro das personagens mais populares da Marvel, nos anos 90, debaixo do mesmo tecto. 

     Spider-Man e Wolverine, anos antes de serem parceiros nos Avengers, iriam juntar-se ao segundo Ghost Rider, Danny Ketch, e a Bruce Banner, na sua fase Hulk cinza (Joe Fixit), para fundar os New Fantastic Four, após a aparente morte de grande parte dos membros da formação original. 

     Reunidos a pedido de Susan Richards, aparentemente a única sobrevivente, os quatro serão enviados para a Monster Land em busca de vingança. 
Eventualmente, o grupo descobre que os Skrulls estavam por detrás da história toda e que Sue não passava ela também de uma alien. 

     Resgatando e fazendo team-up com a equipa original, o New FF vai ajudar a derrotar não apenas os Skrulls, mas também as forças de Mole-Man. 



     A equipa reunir-se-ia esporádicamente ao longo dos tempos e conheceria inúmeros novos membros.
 Recentemente, uma versão totalmente distinta do grupo foi reunida por Flash Thompson, agora Agent Venom, nas páginas da sua revista. 

     A equipa contava com o Red Hulk, a X-23 e uma nova Ghost Rider. 
Os primeiros New Fantastic Four fariam a sua estreia no nrº 347 de FF, em 1990.




Future Foundation



     Esta equipa seria formada, por Reed Richards, com o intuito de resolver problemas cuja resolução escapava à actual comunidade cientifica. 
Constituída por pequenos génios, a Future Foundation irá ganhar contornos mais heróicos, após a morte de Human Torch e o fim dos Fantastic Four. 

     Reed Richards vai reestruturar a equipa na Future Foundation, que incluía, também, a Invisble Woman, o Thing e Spider-Man. 




     Esta formação continuou activa, até bem pouco tempo, sob a liderança de Scott Lang, o segundo Ant-Man. 
Curiosamente, muitos antigos inimigos dos Fantastic Four viriam a integrar a formação, com destaque para Doctor Doom, Wizard e Dragon Man. 

     A Future Foundation estreou-se em Fantastic Four #579, corria o ano de 2010.




Fearsome Four



     Nome dado, geralmente, a um grupo de vilões dos Fantastic Four, os Fearsome Four vão ganhar breves contornos heróicos em uma mini-série inserida na saga Fear Itself em 2011. 
A equipa não duraria mais de quatro edições e tinha uma constituição bastante peculiar. 

      A She-Hulk, uma regular no FF, juntar-se-iam o Monstro de Frankenstein, Nighthawk e Howard the Duck. 

     Esta formação apenas se reuniu para parar um descontrolado Man-Thing. 




     Curiosamente, durante House of M podemos vislumbrar uma outra versão heróica dos Fearsome Four.
 Com Dr. Doom no leme, esta equipa incluía o seu filho adoptivo, Kristoff, como o flamejante Inhuman Torch, e a esposa, Valeria, como Invincible Woman. 
O brawler da equipa era o monstruoso It. 

     Nesta versão do Universo Marvel controlada por Mutantes, Doom era um dos poucos meta-humanos a conseguir deter algum poder real. 
Governante de Latvéria, Doom era opositor/aliado do rei de Genosha e dos EUA, Magneto.




Fantastic Force



     Filha dos anos 90, esta equipa surgiu das cinzas do desmantelamento, temporário, dos FF, após a aparente morte de Reed Richards. 
Fazendo a sua estreia em 1994, com o primeiro nrº da sua revista, os Fantastic Force eram constituídos por Huntara, Devlor, Vibraxas e Psi-Lord, sendo que este último é a versão futura e adolescente do filho de Reed e Sue, Franklin. 




     A equipa, que contaria ainda com a participação da She-Hulk, conheceria o seu fim com o regresso de Reed, durante o confronto com a ameaça temporal Hyperstorm.