Se seguem ou seguiam a série televisiva da Agent Carter de certeza que o psicólogo soviético, um tal de Dr. Ivchenko vos é familiar.
O que se calhar não sabem é que esta personagem toma como base a de um dos maiores vilões do Captain America, o infame Doctor Faustus.

     Surgido nas páginas da comic do Sentinela da Liberdade, para ser mais preciso em Captain America #107, corria o ano de 1968, Faustus nasceu em Viena.
Este psicólogo profissional, cujo nome civil é Johann Fennhoff, depressa se virou para uma vida de crime, tirando prazer na manipulação e no sofrimento mental que impunha a outros indivíduos.
No seu primeiro encontro com o Captain, este era, curiosamente, seu paciente. 




     Contudo, e em vez de o ajudar a superar a traumática morte de Bucky,  Doctor Faustus vai procurar piorar e prolongar ainda mais o seu estado de depressão.
Vencido pela força de vontade de Rogers, Doctor Faustus, que iria formar uma parceria com o Red Skull (embora a única coisa que os vá unir seja a vontade de vergar Steve Rogers), estará associado a algumas das piores tragédias que ocorreriam na vida do herói. 




     Desde a corrupção do quarto Captain America (que transformaria no vilão neo-nazi, Grand Director) até à aparente morte de Sharon Carter, a Agent 13 da SHIELD.
 Doctor Faustus, que teria uma "mãozinha" na morte de Steve após a Civil War, acabaria por se redimir ao conceder à SHIELD os meios para apreender grande parte das criações diabólicas do Red Skull.




     Muito diferente, do ponto de vista físico, da sua versão no pequeno ecrã, Doctor Faustus é visto como uma espécie de "Evil Charles Xavier", não apenas pelo facto de estar preso a uma cadeira de rodas (em tempos mais recentes), mas sobretudo pela inclinação em manipular a mente de outros, embora sem fins benevolentes, como de resto já foi referido anteriormente.



     Para além da sua participação, como um dos principais vilões da série Agent Carter, Doctor Fautus marcou a sua estreia no ecrã televisivo em um dos episódios da série animada "Spider-Man  and His Amazing Friends", em 1981 (o décimo-segundo, "Pawns of the Kingpin").

     No referido episódio, Doctor Fautus forja uma aliança com Wilson Fisk, a.k.a Kingpin, e coloca Iceman e Captain America sobre o seu controlo hipnótico.
 Cabe a Spidey e Firestar resgatarem os seus colegas.

Esta criação de Stan Lee e Jack Kirby é bastante interessante não acham?