Antigo campeão de Street Fighting tornado Mayor de Metro City, Mike Haggar não é homem com quem se deva mexer.
 Ainda assim, e mesmo sabendo disso, a gangue conhecida como Mad Gear resolveu fazê-lo à mesma ao raptar a filha de Haggar, Jessica. 
Mike aliou-se ao namorado da filha, um tal de Cody, e ao melhor amigo deste, Guy, e iniciou um contra-ataque violento contra a gangue.


 


     É este o pontapé de saída para a estreia de Haggar no mundo dos jogos de vídeo, em 1989, com Final Fight. 
Mike, dono de uma força colossal, marcaria presença nos restantes jogos da série, quer na categoria de personagem seleccionável (Final Fight 2, 3 e Mighty), quer como figurante (Streetwise, Revenge). Haggar participaria, ainda, na série de wrestling da Capcom, infelizmente restrita ao Japão, Saturday Night Slam Masters. 




     A sua ligação à série-mãe de Final Fight, Street Fighter, seria acentuada, não apenas pelas inúmeras cameos que foi fazendo nos cenários ao longo dos anos, mas também pelo facto das sua "jardineiras" serem uma das roupas alternativas do "Red Cyclone" Zangief, em Street Fighter IV. Mike Haggar acabaria por ter, ainda, uma breve participação em uma série animada do Street Fighter, bem como no jogo, que seria cancelado, Capcom Fighting All-Stars.




     Em tempos recentes, o bom e velho Mike regressou à ribalta. 
Após vencer um Death-Match com o seu rival interno, Zangief, o Mayor "aceitou" o desafio e entrou em competição novamente.
 Em 2011, Haggar entrou em Marvel vs Capcom 3, onde o esperavam mais alguns desafios bem, bem difíceis (Hum...Thor, Hulk, Iron Man ou Wolverine...).

Escrito por Ivo Silva