Estamos a poucas semanas de se estrear um novo filme da Marvel Studios, “Guardians of the Galaxy”. Quem são estes Guardians? De onde vieram e qual é o seu propósito? 
Convém salientar que existem duas versões distintas dos GOG, na Marvel Comics. 
     Os originais datam de 1969, oriundos de um século 31, no qual a Terra faz muito que foi conquistada pelos mortíferos Badoons. Vance, um astronauta em animação suspensa desde o século XX, e dotado de poderes psíquicos irá reunir diferentes raças de humanos, provenientes de colónias do Antigo Império Terrestre, para tentar derrubar os alienígenas reptilianos. Dando-se pelo nome de Major Victory e ostentando o escudo de Captain America, os GOG são os Avengers da sua época. Contudo esta é a primeira versão.


















     A segunda surgiria, na continuidade normal, corria o ano de 2008. Capitaneada por Star-lord, a equipa estava repleta de pesos pesados espaciais, como Gamora, Adam Warlock, Quasar e Drax, novas personagens, como Groot e curiosidades como o, agora, fan-favorite Rocket Racoon. O propósito da sua união consistiu em evitar a devastação que a Onda de Aniquilação, vinda da Zona Negativa e liderada por Aniquilador, estava a provocar no Universo. Com o tempo e a sucessão das aventuras o line-up da equipa foi-se alterando, passado a incluir personagens como Iron Man, por exemplo.



      A equipa actual tem por base a que irá surgir nos cinemas e são eles:

Star-lord: Peter Quill é um meio-humano, meio-alien cujo pai é o Rei do vasto Império de Spartoi. Com a mãe morta por invasores da Irmandade Badoon, Peter juntar-se-á á Nasa e, na primeira oportunidade que possui foge do planeta Terra em direcção às estrelas. Assumindo a identidade de Star-Lord, Peter torna-se num autêntico polícia espacial, de feitio irreverente. A personagem foi criada em 1976, por Steve Englehart e Steve Gan. Estreou-se em Marvel Preview nrº 4.



Gamora: Resgatada da morte nas mãos da Universial Church of Truth, Gamora será treinada pelo titã insano, Thanos, para ser a mulher mais letal da galáxia. A filha adoptiva de Thanos surgiu em 1975, nas páginas de Strange Tales nrº 180. Destacada para matar Magus (líder da Church)e mudar o rumo do futuro, Gamora conheceria Adam Warlock e isso mudaria o seu futuro e a moldaria na heroína na qual se viria a tornar.







Drax, the Destroyer: Drax era um simples humano, morto em um fatídico acidente de viação. Ressuscitado pelo Deus Cósmico, Kronos, foi-lhe dada uma nova e resistente forma, juntamente com vastos poderes. Tudo com um simples propósito. Eliminar a maior ameaça ao Universo, Thanos. Drax estrear-se-ia em Iron Man nrº 55, de 1973, quando uniu esforços com o golden avenger para enfrentar esse mesmo vilão. Conhecido pelas suas constantes reincarnações, Drax reaparece, após cada falecimento, com uma personalidade e set de poderes distinto.



Groot: Criado por Stan Lee e Jack Kirby, em 1960, esta árvore humanóide, incapaz de algo mais do que repetir o seu nome em um loop infinito, passaria anos no limbo antes de ser recrutada para a nova formação de GOG. Proveniente do Planeta X, Groot era, de inicio um invasor que procura experimentar sobre humanos. Nessa condição enfrentou o Hulk e acabou, mais tarde, por integrar a divisão paranormal da Shield, os Howling Commandos. Após a onda da Aniquilação,é muito provável que Groot seja o último sobrevivente da sua raça.



Rocket Racoon: Esta caricata criatura surgiu em 1976, em um nod, de Bill Mantlo, à canção dos Beattles, “Rocky Racoon”. Ser único na Galáxia, Raccon maneja armas como ninguém e, aparentemente, sofre de desordem compulsiva. Grande amigo de Groot, Racoon é a alma de uma equipa de seres solitários, como os GOG. 







Escrito por Ivo Silva