Bem vindos ao mais recente TOP deste blog. Desta vez, e perante a grande variedade de títulos de qualidade existentes para a consola, resolvi fazer não um TOP10, mas antes TOP30. Devo lembrar que este é o meu TOP, pelo que o resultado final poderá diferir do de muitas pessoas. As regras são simples. Um único jogo por franchise, sendo que a sua posição neste TOP refere-se primeiro, à qualidade do jogo, em questão, e segundo, ao impacto que este teve nos jogadores da altura e para o próprio sucesso da consola. Aqui fica os primeiros 10 jogos indispensáveis para a SNES. Boa leitura.



30 – Pop'n TwinBee




Criado pela Konami, este colorido shot-‘em –up acompanha as aventuras, e desventuras de Twinbee e Winbee, enquanto defendem os céus da ilha Donburi do exército invasor dos Acorn Men, liderados pelo outrora benevolente cientista, Dr. Mardock. Acompanhado de uma excelente jogabilidade e de uma bela melodia, este sucessor do Twinbee da NES, é o candidato perfeito para abrir a nossa lista.





29 –The Magical Quest starring Mickey Mouse



Um dos primeiros títulos da consola, Magical Quest é um bom exemplo da qualidade e da solidez que os jogos da Capcom baseados em licenças da Disney evidenciavam. Neste jogo, em particular, guiamos o famoso rato americano por um mundo cheio de perigos. O nosso objecto de entre saltar de plataforma em plataforma é o de acabar com a tirania do rei Pete e salvar o nosso fiel cão, Pluto. Um dos melhores aspectos de Magical Quest era a existência de quatro fatos. Mickey podia ser montanhista, mago ou bombeiro, com o gameplay a variar, conforme a nossa opção.






28 – Wild Guns



Lançado em 1996, este shooting gallery da Natsume, é um dos jogos mais criativos e interessantes da SNES. Ambientado em um mundo que mistura elementos steampunk com os do velho oeste americano, Wild Guns conta a estória de Annie, uma jovem que procura o auxílo do mercenário Clint, para a ajudar a vingar a morte da sua família. Dotado de uma acção frenética, de bosses alucinantes e grande animação, Wild Guns é um jogo arcade, mas numa consola doméstica.





27 – Clock Tower



Este jogo desenvolvido pela Human, mistura aventura point and click, com survival horror para criar algo com uma atmosfera incrível. Lançado em 1995, somente no Japão, infelizmente, Clock Tower coloca-nos nas mãos o destino da jovem Jennifer, enquanto ela tenta, desesperadamente, fugir da mansão diabólica na qual se encontra aprisionada.





26 – Sim City


Criado por Will Wright, Sim City estreou em 1989 e deu origem a inúmeras sequelas, entre elas, uma excelente versão para a SNES. Sim City é um daqueles God games, onde é dado ao jogador o controlo total dos acontecimentos. Só depende de nós, fazer a cidade prosperar ou não.





25 – Aladdin



Já faz mais de 20 anos que o debate entre qual a versão deste jogo é a melhor, continua por resolver. Por um lado, os amantes da Mega Drive defendem que a sua versão tem melhores gráficos e animação, por outro, os da Nintendo demonstram a superioridade do seu sistema de som. Independentemente, de qual é a melhor versão de Aladdin, esta, desenvolvida pela Capcom, é um grande jogo de plataformas por mérito próprio.




24 – Mortal Kombat 2



O Mortal Kombat original foi uma bomba no mundo dos jogos de vídeo. As suas fatalidades fizeram com que o selo do Pegi se tornasse obrigatório. No entanto, o melhor título da série chegaria com a sua sequela. Mortal Kombat 2 trazia grande parte dos fan-favorites do original e acrescentava personagens com Baraka, Jax, Milenna ou Kitana ao plantel de lutadores disponíveis. Se a isso acrescentarmos as infames  Babalities e Friendshipes, rapidamente verificamos que embora seja um dos jogos mais difíceis da série, MK 2 vale bem a pena experimentar.





23 – Final Fight



Sucessor espiritual de Street Fighter, Final Fight é um Beat 'em up criado pela Capcom. Nele controlamos uma de duas personagens, Haggar ou Cody, cada qual com os seus próprios atributos. Embora seja um bom jogo, a verdade é que esta versão sofreu drásticas mudanças em relação à sua contra parte nas Arcadas. Um nível foi retirado, juntamente com a opção de dois jogadores e a personagem Guy. Ainda assim, Final Fight continua a ser um dos melhores jogos do género para a consola.




22 – Sparkster



Seguindo o sucesso espantoso de Rocket Knight para a Mega Drive, um spin-off, com o nome Sparkster, foi desenvolvido para a consola da Nintendo. Pela primeira, e única vez, podemos guiar o cavaleiro marsupial de plataforma em plataforma, em um jogo repleto de velocidade, acção e reflexos rápidos.




21 – Tales of Phantasia



O título que marcou o começo de um franchise para a Namco, Phantasia transporta-nos para um mundo de magia, elfos e monstros, onde acompanhamos as aventuras de Cress e seus companheiros, e a sua luta contra o feiticeiro Dhaos. Este é um rpg invulgar, com as lutas a ocorrerem em tempo real e com a possibilidade de se cozinhar diversos alimentos.



20 – Super Mario Kart



O princípio de uma autêntica febre, Mario Kart para a SNES colocou, pela primeira vez, Mário e Bowser frente a frente numa pista de kart, repleta de perigos, mas também de power-ups, cuja utilização poderia mudar, de um momento para o outro, o resultado de uma corrida.

Para a semana há mais!!!

Escrito por Ivo Silva