Bem-vindos caros leitores, ao mais recente TOP 10 que coloco à vossa disposição. O TOP de hoje vai abordar um tema bastante sério, o do Genocídio. É costume dizer que a arte imita a vida, ora bem, este é, precisamente, um desses tais casos. Neste nosso TOP vamos mostrar actos de destruição protagonizados por vilões, mas não só, nas páginas de comics. O critério é simples. Não conta, apenas, a destruição em si, mas o impacto que esta teve no Universo em questão, e na vida das suas personagens.

10 – O afundar do Submarino
Eric Lensherr pode estar, actualmente, do lado dos anjos, todavia nem sempre assim foi. Em tempos, Magneto era o terrorista mutante mais procurado do Universo Marvel. Eric tentava, não só, proteger a sua raça, como também, torná-la na espécie dominante na Terra. Durante uma incursão na União Soviética, Magneto vai ser atacado pelo submarino nuclear, Leningrado. Em retaliação, o furioso mutante vai, não apenas, destruir o dito submarino, esmagando nas profundezas com a sua tripulação a bordo, como, também, vai prossegui para devastar uma cidade russa próxima. Como? Fazendo emergir um enorme vulcão bem no meio dela. A cidade vai ser devastada com todos os seus habitantes. Por este acto, mas não só, Magneto seria julgado por um Tribunal Internacional.










9 – Destruição de Coast City
Após a morte de Superman, quatro homens vão reivindicar o título de Homem de Aço, para si mesmos. Um deles, que ficaria conhecido como Cyborg Superman, vai ser o mais bem aceite de todos. O que não se sabia, é que Cyborg era o antigo astronauta americano, Hank Henshaw. Dado como morto e guardando rancor ao Superman original, Henshaw pretendia tornar o S num símbolo de medo e não esperança. Depois de vencer o Erradicator e o Superboy, Henshaw, juntamente com Mongul, vai provocar a destruição de Coast City. Tudo isto para transformar a cidade em uma nova base para o mecanizado War World. A  destruição da cidade costeira, vai ser particularmente pesada para Hal Jordan, que com isso sucumbirá a seus medos e se tornará no vilão Paralax.










8 – Stampford e a Civil War
Um dos inimigos mais antigos do Capitão Marvel , Nitro protagonizou um dos episódios mais negros do Universo Marvel. Depois de uma fuga em massa da super-prisão conhecida como Raft, Nitro e diversos criminosos tentaram refugiar-se na pacata cidade de Stampford, Nova Iorque. Contudo, acabaram por ser encontrados pela jovem equipa de heróis, os New Warriors. Após uma breve escaramuça e com os seus colegas capturados, Nitro vai usar o seu poder para provocar uma explosão maciça que vai, não apenas matar quase todos os membros dos New, como também, grande parte da população civil em Stampford. Os seus actos vão conduzir à Guerra Civil heróica.





7 – Um mundo inundado
Nas páginas do Invincible 98, um dos inimigos do herói, provoca um massivo maremoto que vai englobar todo o planeta, matando milhões de pessoas. Dinosaurus, o dito vilão responsável, já havia destruído Las Vegas (mas sem casualidades), para construir uma central solar que produzisse energia limpa para todos os EUA. Por essa razão, o governo, na imagem do agente Cecil, e o herói Invincible, vão-se aliar a ele. No entanto, Dinosaurus é alguém que não olha a meios para atingir a fins, e depois de colocar toda a comunidade heróica numa caça, infrutífera, por uma bomba, inexistente, em Los Angeles, vai activar as verdadeiras bombas situadas no pólo norte. O degelo resultante vai ter, como resultado, a destruição da maior parte das cidades costeiras mundiais.





6 – A sobrevivência do mais forte
Legion, filho de Charles Xavier, numa tentativa de ajudar o pai a concretizar o seu sonho de harmonia entre humanos e mutantes, decide viajar atrás no tempo para matar o maior empecilho à concretização deste mesmo objectivo, Magneto. O tiro sai-lhe furado e Legion, acidentalmente, mata o pai, criando uma realidade paralela chamada de Age of Apocalipse. Num mundo sem a protecção dos X-Men, o mutante Abin-Sur Nur vai subir ao poder. Conhecido vulgarmente por Apocalipse, Abin vai levar a cabo a sua política de sobrevivência do mais forte. Por todo o planeta, mutantes e humanos, sem distinção, vão ser arrastados para campos de concentração, ou mortos. Terras devastadas. Oceanos contaminados. Numa realidade sem heróis, com a excepção dos X-Men de Magneto, Apocalipse reina supremo.













5 – Morte de um planeta
John Stewart é um dos maiores Green Lanterns do Universo. Altruísta e de cabeça fria, John é conhecido, infamemente, por ter provocado a destruição de não apenas um, mas dois planetas. Durante a Saga Odisseia, Stewart tentou desarmar uma bomba plantada no planeta Xanshi. Todavia, a mesma estava revestida de amarelo, a única cor do espectro capaz de resistir ao poder do seu anel. O resultado foi a destruição do planeta e de todos os seus habitantes. Com excepção de John e da jovem Fatality, que se tornaria uma das suas mais ferozes inimigas. Anos mais tarde, Stewart vai ser forçado a reviver uma destruição planetária. Durante a “War of the Green Lanterns”, John tem que disparar uma bala composta de energia dos mortos, para eliminar o planeta vivo, Mogo, que estava sob o controle do vilão Krona.






4 – Uma fome galática
Sobrevivente do universo anterior, o ser que viria a ser conhecido como Galactus, é uma das maiores forças cósmicas no Universo Marvel. No entanto, todo este poder vem a um custo. Para se manter vivo, Galactus deve-se alimentar da energia vital de planetas. Munindo-se de arautos, a quem concede um décimo do seu poder, Galactus passou milénios a devorar planetas e, inadvertidamente, extinguir civilizações. O seu nome é sinónimo de medo por todo o cosmos. Galactus foi o responsável por arrasar com planetas famosos, como o mundo-trono dos Skrulls, o que lançou o Império destes no caos, e provocaria mais tarde a “Secret Invasion” da Terra. Também o planeta do Beyonder, das “Secret Wars” originais, seria consumido por ele.




3 – Despertar da Fénix
Numa tentativa de obter poder dentro do círculo interno do Hellfire Club, Mastermind vai tentar controlar o poder crescente de Jean Grey, membro dos X-Men, que dava agora pelo nome Phoenix. O que Mastermind desconhecia era que, a mulher que tentava controlar, não era Jean Grey, mas a casca mortal da Phoenix Force, uma das forças primordiais do universo. Perdendo o controlo sobre essa força, após a luta dos X-Men com o Hellfire Club, Mastermind vai ter a sua mente destroçada pela Phoenix Force, que vai zarpar rumo às estrelas. Apelidando-se, a si mesma, de Dark Phoenix, a entidade, sedenta de energia, vai consumir a estrela do sistema solar de D’Bari, provocando a destruição, instantânea, de todos os mundos que circundavam a estrela. Um cruzador Shiar, que tinha ido investigar a ocorrência, vai ser igualmente aniquilado. Com ele morrerem todos os tripulantes. Como consequência disto, A Imperatriz Shiar, Lilandra, vai enviar a sua guarda Imperial, liderada pelo Gladiator, para matar “Jean Grey”. Segue-se um confronto com os X-Men, na área azul da Lua, que acaba com a Phoenix Force a auto destruir-se, como forma de evitar que o seu lado negro viesse ao de cima. 









2- O Fim
Thanos é o arauto da Morte. Como tal, inúmeras foram as vezes em que destrui este ou aquele planeta. O Mad Titan chegou a eliminar metade da população do Universo, usando a Infinity Gauntlet e lançou o seu planeta natal, Titan, numa sangrenta guerra civil, depois de ter assumido o controlo do mesmo. Após ter assumido a posse do Heart of Infinity. Thanos, mais uma vez, viu-se com um poder que superava até mesmo o de Eternity. Com ele, o Mad Titan destrui toda a realidade. Somente após uma conversa com Adam Warlock, que existia para além das regras convencionais de espaço-tempo, e com a Morte, é que Thanos rectificaria a situação. Tão facilmente como o faz, o titã desfez o seu acto de destruição, restaurando tudo de volta ao que era.





1 –  A Crise
Nascido da anti-matéria, o Anti-Monitor é uma criatura plena de caos e que se revela no conflito. Movido por um ódio irracional, a criatura vai criar uma enorme onda de anti-matéria que, pouco a pouco, consome um por um os mundos do Multiverso. Apenas o Monitor, de início, sabia da sua existência, contudo, a cada mundo consumido, o seu poder diminuía e o do Anti aumentava. No final, o Monitor recruta os maiores heróis dos cinco mundos restantes, para tentar vencer o vilão. Será o Superman da Terra 2, aquela que vai dar o golpe final ao Anti-Monitor. Como resultado das suas acções, o universo DC vai emergir desta crise como uma única realidade. Não mais teremos mundos paralelos. Pelo caminho, inúmeras foram as vítimas do Anti-Monitor. Entre elas o Flash (Barry Allen), a Wonder Woman (Diana Prince) e a Supergirl (Kara Zor-El).




Escrito por Ivo Silva