Vidas por um fio


Durante anos e anos são múltiplos os autores que têm usado este tipo de capa para ilustrar situações de perda. E a verdade é que resulta bem, espicaçando a curiosidade de quem compra a revista. Temos desde as famosas capas de Uncanny X-Men, com a morte de Jean Grey, e a perda da Supergirl em Crisis of Infinite Earths, até algumas menos conhecidas com as dos New Mutants ou Superboy. Vou deixar-vos com aquilo que consegui encontrar dentro deste género. Escolham a vossa favorita.


 

Nestas duas capas da revista New Mutants, a equipa juvenil de mutantes depara-se com aparente tragédia. O líder de equipa, Cannonball carrega, primeiro, a colega Wolfbane e , depois, a namorada Lila Cheney.

 

Continuando a temática mutante, temos duas capas que exemplificam a propensão de Jean Grey para o drama. A primeira é bem conhecida e famosa, entre leitores de Comics, e é o princípio do fim da Phoenix na Terra. A segunda, mostra-nos Beast a transportar uma inconsciente Jean Grey, durante uma aventura off-world do grupo ao qual pertenciam na altura, o X-Factor.



Viagem ao passado e ao futuro dos X-Men. Um dos fundadores da equipa, Angel, aparentemente vê a sua vida ceifada inesperadamente. Por outro lado, uma vida se perde no futuro corporativo de 2099.




Na capa do X-Factor, Havok chora a aparente morte de Madrox, na primeira missão da nova equipa. Em X-Men, a Legionquest termina com a morte de Charles Xavier e, a consequente, entrada na Age of Apocalipse.








Dois amantes choram as suas perdas. Cyclops, que perde Emma Frost para a Phoenix Force, na mini-série Endsong, e Wolverine que se despede de Mariko Yashida, envenenada pela Hand.



As suas aranhas também choram. Pai (à direita) e filha (à esquerda) sentem o peso do fracasso, embora as capas possam, por vezes, ser enganadoras, visto que, pelo menos no que diz respeito à Madam Web, ela não morreu nas mãos do Juggernaut.




O Mole Man, primeiro dos inimigos da família Richards, decide provocar o poderoso Hulk. Como? Atacando um dos seus amigos. Escusado será dizer, que o golias verde não vai tomar essa atitude de animo leve. Umas edições mais para a frente, vemos Hulk a ser carregado por um contingente de Avengers. O que se terá passado? Só mesmo lendo a edição é que podemos saber.




A nossa jornada pelas capas da Marvel termina com uma dos Fantastic Four, onde Reed aparentemente morre, embora a sua mente tenha sido apenas transferida para uma nave espacial, e outra do primeiro volume de Silver Surfer. Neste último caso, a capa procura ilustrar o sacrifício que Norrin terá que fazer, se quiser manter a amada Shalla viva.




Entramos no domínio da DC, mais propriamente, na revista do Batman, onde o cruzado procura evitar a morte de duas mulheres. Sendo que uma delas é a sua inimiga e interesse romântico, a Catwoman, Selina Kyle.




Talvez por causa do seu fato chamativo, ou por outra qualquer razão, a verdade é que temos morte a dobrar para o rapaz-maravilha. Sabemos que, pelo menos em uma delas, ele morreu, de facto. De salientar, que são dois Robins distintos. Do lado esquerdo, Jason Todd, e do direito, Dick Grayson.


Na capa da esquerda, Lois Lane segura o corpo, sem vida, de Kal-El, após a batalha com Doomsday. Na da direita, Vartox chega à Terra e, aparentemente, causa a morte de Lois. Temos aqui uma inversão de papéis, com Kal a segurar o corpo da repórter.




Na famosa Crise, Kara deu a vida para salvar a do primo, naquela que foi uma das primeiras mortes "definitivas" e de personagens importantes nas comics. Kara só voltaria às bds passado 20 anos. Nas páginas do primeiro volume de Superboy, este segura a sua paixoneta de liceu, Lana Lang.



A Wonder Woman sofre. A pobre Diana sucumbiu nos braços da mãe, Hipólita, ao mesmo tempo que "morre", em JLA, para permitir o regresso de Hawkman à equipa.



A nossa digressão chega ao fim com a morte de Barry. Embora um pouco cedo, ela de facto ocorreria, mas durante a Crisis. Naquilo que vai marcar o final da Silver Age dos comics. Mas porque não pode ser tudo sério, vejam também, a morte de Mcdoogle Frog, de um comic que muitos, inclusive eu próprio desconhecem.



Escrito por Ivo Silva