Um herói precisa de ter vilões à altura. Um grande herói precisa de ter grandes vilões. Não necessitam de ser vilões poderosos. Apenas precisam de ter carisma, de ter a capacidade de marcar a vida do herói, com as suas acções. Como este é o mês do Superman, apresento-vos o meu Top 10 dos melhores, maiores e mais populares vilões do Homem de Aço.









10 – Toyman























Este, inicialmente, adorável personagem esconde, dentro de si uma mean streak.   Winslow Percival Schott só queria deixar as crianças felizes, com os brinquedos que produzia na sua fábrica. No entanto, envolveu-se com traficantes de armas e, depois da morte da mulher virou-se inteiramente para uma vida de crime. Assumindo a identidade de Toyman, Winslow criou inúmeros andróides de si mesmo (e, aparentemente, da sua mulher falecida. Embora se tenha revelado que nunca foi casado), que podiam enganar até a visão Raio X de Superman. Um desses andróides matou o filho da jornalista Cat Grant e, o próprio Winslow apertou o gatilho da bomba que destrui New Krypton e os seus habitantes. Sem esquecer a aparência dele na série animada do Superman, nos anos 90. Verdadeiramente, creepy.









9 – Parasite























O Parasite era um antigo funcionário do Star Labs, que foi exposto a radiação e, com isso ganhou o poder de absorver e canalizar energia. Rudy ficou horrivelmente desfigurado, mas sendo um homem de desejos e pensamentos simples, rapidamente ultrapassou isto, dedicando-se a conseguir riquezas para si. Rudy serviu como membro da Injustice League e, certa vez, chegou a enfrentar não penas a JLA, mas o Suicide Squadron, combinados. Durante o segundo encontro de Superman com Spider-man, Parasite foi usado pelo Doctor Doom, contra os dois heróis. Rudy enfrentou, sozinho, Superman inúmeras vezes, chegando perto de o matar em diversas ocasiões. Ainda assim, como um viciado, Rudy sempre voltará para absorver mais energia do Homem de Aço.




























8 – Metallo


Corben já era um ladrão e um assassino, que se alimentava do infortúnio dos outros quando a desgraça lhe veio bater à porta. Um acidente deixou-o à beira da morte e foi apenas graças à acção do Doutor Vale, que Corben renasceu em um corpo robótico. Transformado em um Cyborg, com apenas o cérebro como seu, Corben era energizado por uma enorme rocha esverdeada. Vale disse-lhe que se tratava de kryptonite e instrui-o a matar Superman. Adoptando o nome Metallo e tendo morto o cientista que o salvou, Corben passou a dedicar-se a tentar matar o herói. Mesmo sem o coração de kryptonite, Metallo revelou-se extremamente perigoso, chegando ao ponto de atingir alturas gigantescas e de tentar arrasar toda Metropolis. Foi revelado, por Lex Luthor, que Corben estaria por detrás da morte dos Wayne. Facto que mais tarde foi desmentido.






























7 – Bizarro























Bizarro não é o mais perigoso ou inteligente dos inimigos de Superman. Surgindo nas páginas de Superboy, como uma duplicata gerada a partir do herói, desde logo se percebeu que Bizarro era muito diferente. Embora disponha de Superforça e poder de voo, as restantes habilidades de Bizarro são o inverso das de Kal-El. Visão de Gelo e sopro de fogo são alguns exemplos. A isso junta-se a cor esbranquiçada da sua pele, o cabelo desarranjado, o corpo curvado e o seu famoso discurso desconexo.  Bizarro nunca foi uma ameaça, de facto. Mas, durante a saga “Infinite Crisis”, Bizarro vai, ainda que sem noção de o ter feito, esmurrar o herói Human Bomb, até à morte. Esta constituí a única morte imputada ao Bizarro, se excluirmos as inúmeras pessoas que ele matou em Metropolis e a destruição do planeta Hhtrae que provocou, na storyline alternativa “Whatever happened to the Man of Tomorow”.











6 – Mister MXYZPTLK




 Surgido em 1944, nas páginas de Superman nrº 30, este estranho gnomo de aspecto irrisório é, provavelmente, o mais poderoso dos inimigos de Superman. Governante absoluto da 5ª dimensão, MXYZPTLK é um ser feito de magia pura. Entediado com a vida que levava lá, MXYZPTLK decide vir para a nossa dimensão atormentar o Homem de Aço. Derrotado inúmeras vezes pelo simples facto de dizer o seu nome ao contrário, (algo que o recambia para a 5ª dimensão) o vilão vai decidir que o tempo das palhaçadas acabou. MXYZPTLK, em “Whatever happened to the Man of Tomorow”, vai influenciar todos os grande inimigos de Superman a atacá-lo. No final, MXYZPTLK vai confrontar, na sua forma real, o herói, que, quebrando a sua regra mais sagrada, o vai matar. Superman aposenta-se, em seguida, e o Mundo fica, verdadeiramente, sem o Homem de Aço.































5 – Doomsday


Conhecido como o monstro que, finalmente, matou o Homem de Aço, Doomsday foi criado por cientistas kryptonianos. Em 1992, ele chegou, vindo do espaço. Movido por uma fúria irracional, o titã avançou para Metrópolis, arrasando tudo em seu redor. A JLA tentou pará-lo, mas foi trucidada, com diversos dos seus membros a irem parar ao Hospital. Nem mesmo a Supergirl (Matrix) e a Máxima o conseguiram parar. No final, diante do Daily Planet, foi Superman que, com o seu último fôlego, o derrubou, após uma épica batalha. Doomsday, assim como Superman, não permaneceria morto, mas este constitui o seu maior momento.






























4 – Darkseid










Este é, sem sombra de dúvidas, o maior vilão que o Universo DC tem a oferecer. Pode não ser o mais popular ou mais conhecido, mas é a sua maior ameaça. Sempre a planejar algo de terrível, Darkseid é membro da raça dos Novos Deuses e governa, com punho de ferro, Apokolips. Darkseid mostrou ser mais que páreo para Kal-El. Os seus devastadores Raios Omega chegaram a vitimar Batman, durante a “Final Crisis”. Foi, também, Darkseid que planeou a morte dos Novos Deuses de Nova Génesis. Não esquecer que foi ele que corrompeu a prima do Superman, a primeira vez, e que aprisionou, ainda que temporariamente, Kal-El na Source Wall.











3 – General Zod



O subversivo Zod já estava em conflito com a família El ainda antes da explosão de Krypton. Foi Jor-El que denunciou os planos de Zod em derrubar o governo e, simultaneamente, também foi ele que serviu de seu carcereiro na Phantom Zone. Aprisionado em um local sem fuga aparente, Zod estava condenado a vaguear eternamente pelo espaço. Eventualmente, consegue libertar-se da Phantom Zone e dá consigo debaixo do Sol amarelo da Terra. Com os mesmos poderes de Kal-El, Zod é um forte adversário. Contudo, a falta de anos de prática mostra-se durante as lutas. É no seu carisma, na sua capacidade de arrastar as multidões, com os seus discursos, que reside o seu maior perigo. Uma versão de Zod foi responsável pela destruição da Terra Compacta.



















2 – Brainiac







Criado pelos Computadores Tiranos do planeta Colu, Brainiac tinha como função infiltrar-se noutros Mundos. Contudo, desenvolvendo autonomia, Brainiac vai-se revoltar contra os seus mestres e vai iniciar a sua missão de recolher todo o conhecimento do Universo. Implacável, Brainiac ataca Mundo atrás de Mundo, deixando atrás de si apenas devastação. De cada um dos planetas que destrói, o vilão vai trazer uma cidade, que reduz de tamanho e engarrafa. Esse vai ser o destino de Kandor, a última cidade de Krypton. Brainiac tentou fazer o mesmo com Metrópolis, mas foi derrotado por Superman. Brainiac é a inteligência sem remorso, sem limitações.

















1 – Lex Luthor







Havia dúvidas? Luthor é o derradeiro némesis do Homem de Aço. Dono da Lexcorp e de um grande intelecto, Lex podia salvar o mundo, no entanto, a presença de Superman não o permite. Sentindo-se inferiorizado pelo kryptoniano, Lex tenta mostrar que é melhor que ele, e só irá parar quando o tiver feito. Luthor criou inúmeros clones de Superman, entre eles, Superboy e Bizarro, para tentar duplicar o poder de Kal-El. Lex chegou a ludibriar Supergirl (Matrix) para o seu lado e aliou-se, inúmeras vezes, ao perigoso Brainiac. Foi Lex quem forneceu a Metallo o seu coração de kryptonite. Lex esteve por detrás de grande parte dos ataques a Superman e, em algumas realidades logrou mesmo vencê-lo. O irónico é que Lex não precisava de ser vilão. Na Terra 3, onde os papéis de heróis e vilões estão invertidos, Lex luta pela justiça. Em Red Son, depois da aparente morte de Superman, Luthor torna-se no primeiro presidente global e ajuda a criar uma utopia científica. É irónico, realmente.



Escrito e publicado por Ivo Silva