Toda a gente conhece os Goombas. Qualquer um que tenha jogado um jogo do Mário já se deve ter cruzado com eles. Geralmente, estes pequenos cogumelos com boca são os primeiros inimigos no caminho do canalizador. Os Goombas podem ser encontrados em cidades, selvas, grutas, desertos e até mesmo no espaço. Partilhando com os Toads a cidadania do Mushroom Kingdom, alguns Goombas abandonaram a vila que habitavam, para se juntarem ao exército de Bowser. Muitos Goombas optaram, todavia, por uma vida pacífica nas cidades de Rogueport e Monstro Town. Os Goombas apareceram em praticamente todos os jogos da série Mário, marcando a sua presença no primeiro Bros para a NES.























 No primeiro jogo, um Goomba personifica o Bowser na Fortaleza Um. Tradiconalmente acastanhados, é em Lost Levels que surge a primeira variação nos Goombas. No Mundo 9, aparece um Goomba com uma cor amarelada. Em Bros 3 são apresentados Goombas voadores, gigantes, minúsculos e, sim, dentro de sapatos de corda. Sem grande poderio físico, os Goomba poderiam ser facilmente esmagados pelo Mário ou por Luigi. Em World, para a SNES, tudo isto muda. Os Goombas aqui vistos, e que habitam a Dinossaur Land, são arredondados e não podem ser esmagados. Ainda assim, não são grande ameaça para os canalizadores.




















 Com a chegada de Mario 64 vemos, pela primeira vez, um Goomba como Boss, pelo menos na versão DS do jogo. Este “poderoso” Goomba é chamado de Goomboss. Goombas alienígenas surgem no Galaxy, espalhados um pouco por todo o Universo. Em New 2 os Goombas tornam-se dourados e uma fonte indispensável de riqueza. Super Mario Land vai marcar a primeira presença dos Goombas em um jogo portátil, sob o nome de uma nova sub-espécie, os Goombo. O malfadado Hotel Mario, por sua vez, trá-los pela primeiríssima vez a uma consola que não pertencia à Nintendo, a CDI. 






Estes prolíferos inimigos de Mário fizeram ainda aparições em inúmeros jogos do Yoshi e da série do Wario, WarioWare. Atormentaram a princesa em Super Princess Peach e participaram nos inúmeros Party e Karts, como obstáculos. Os Goombas, que não primam pela inteligência, marcaram a sua presença na série Brawl e nos Rpg’s Paper e SuperStar Saga. Se bem, que em um dos Paper Mario, um deles torna-se aliado de Mário.  Facto interessante acerca dos Goomba que convém mencionar é a sua luta com outro herói da Nintendo, Link, em Link’s Awakening. 

























Os Goombas são os únicos inimigos, no primeiro Mario Bros, a ter dois sprites de animação. Para além disso, Shigeru inspirou-se em castanhas para a criação destes cogumelos, o que é fácil de notar nos Goomba do World. Os Goomba são exímios jogadores de baseball, embora não tenham braços. Até no filme e nas séries se animação eles marcam presença. Por todo o lado, em qualquer forma e a fazer qualquer coisa, é difícil não encontrar um Goomba.






Escrito e publicado por Ivo Silva