Da mesma maneira que já fiz para a DC, resolvi criar um segmento semelhante para a Marvel. Através destes pequenos textos, pretendo mostrar as histórias escondidas, caricatas e pouco conhecidas que polvilham o Universo Marvel. Espero que apreciem a leitura.







Lady Mandarim
Psylocke, dos X-men, foi forçada, para evitar o extermínio nas mãos dos assassinos cibernéticos, os Reavers, a atravessar o Portal conhecido como Siege Perilous. Este Portal místico dava uma nova oportunidade a todos aqueles que o atravessassem.


 Psylocke e os seus restantes companheiros arriscaram a sorte, e fizeram-no. Betsy Braddock, também conhecida como Psylocke, vai dar por si sozinha e amnésica, numa ilha ao largo da China. Lá, vai ter a infelicidade de ser encontrada por membros da organização assassina da Hand.



 O seu líder, Matsu’o Tsurayaba, numa tentativa de salvar a sua amada Kwannon, vai ver a chegada da mutante como uma oportunidade para o fazer. Aliando-se à vilã extradimensional conhecida como Spiral, Matsu’o vai transferir a mente de Kwannon para o corpo de Betsy e vice-versa. Com isso, vai, inclusive alterar a fisiologia de ambas, e forma a que exista sempre um pouco de uma, na outra.





 Betsy, agora a ocupar o corpo da japonesa, vai ser convertida, através de um duro procedimento, na nova assassina da Hand e, ao mesmo tempo, no braço-direito do seu novo aliado, o Mandarim. Assumindo o nome de Lady Mandarim, durante Acts of Vengeance, Psylocke vai enfrentar Wolverine e Jubilee, em Madripoor. (Uncanny X-men 256 a 258) 



Vai ser graças ao seu companheiro canadiano, que Betsy vai recuperar as memórias que tinha, antes de ter entrado no Siege Perilous. A persona de Lady Mandarim vai reaparecer, temporariamente, na série Exiles.  







Iron Man vs The Monster
Nas páginas de The Invincible Iron Man nº 101, de 1977, Tony Stark deparou-se com o mais invulgar dos adversários. A tentar regressar a casa após uma batalha com o Mandarim, Stark vai ter o avião, onde seguia, alvejado pelas forças da Nato. Estas julgavam que a dita nave transportava algum aliado do Mandarim. Tony vai sobreviver ao ataque, mas, com a sua armadura em mau estado e sem energia, vai despencar numa floresta.























 Lá, será encontrado pelo Monstro de Frankenstein. Este vai levá-lo até ao castelo Frankenstein, situado nos Alpes Suiços, para saber o que fazer com o vingador dourado. Tony desperta, subitamente, e enfrenta o monstro. O conflito termina com a intervenção de Victoria Frankenstein. Iron Man e o monstro aliam-se, para salvar Victoria, que estava a ser atacada por um rival do Doctor Doom, o cavaleiro Dreadknight.
































Spider-Kid?
Oliver “Ollie” Osnick era um jovem, com excesso de peso, que adorava o vilão conhecido como Dr. Octopus. Ollie chegou ao ponto de se vestir igual a ele e criar os seus próprios tentáculos de metal. Em Spectacular Spider-Man nrº 72, de 1982, Ollie vai reunir, na escola, um grupo de amigos, para criar um clube de fãs para Supervilões.























 Com o tempo, contudo, os amigos fartaram-se, e o jovem viu-se sozinho. Acreditando que ninguém se importava, Oliie fugiu de casa e tentou assaltar uma loja de bonecos. Pensando que tinha morto o vigilante e atraindo a atenção de Spider-man, que julgava se tratar mesmo do verdadeiro Octopus, Oliver vai entrar em pânico. Depressa, Spider-man vai-se aperceber que não passa de um miúdo e tudo não passou de um mal entendido. Comovido com a atitude do herói, ao não o entregar às autoridades, Oliver modifica o seu fato, mas mantem os tentáculos e passa a agir como Spider-Kid. Na sua curta carreira de herói, Ollie vai formar, com Frog-Man e Toad, uma equipa de heróis conhecida como Misfits. 
























Oliver tenta, também, tornar-se ajudante de Spider-man, mas é dissuadido por este. Eventualmente, e após salvar uma jovem, que se tornaria sua mulher, Oliver vai aposentar a identidade de Spider-Kid. Anos mais tarde, Oliver regressa como o herói Steel Spider.






Escrito e publicado por Ivo Silva