O Mundo das Comics é algo em constante mudança, nunca estagna. No Universo dos super-heróis as equipas são as mais passivéis de sentir essa tal mudança. Mudanças de 360º, algumas duradoiras, outras nem por isso. Deixo-vos com algumas dessas situações. Enjoy reading.




New X-Men : 

     Não estou a falar de uma nova revista, mas antes da equipa que viria substituir os X-Men originais na agora histórica edição de "Giant Size X-Men" nrº 1. 
Em 1975, a popularidade dos mutantes andava muito por baixo. Com a sua revista mensal cancelada, os X-Men passariam a fazer escassas aparições nas aventuras de outros heróis da editora. 
Tudo isso mudaria quando o argumentista Chris Claremont e o desenhador Len Wein tomaram as rédeas criativas da equipa. 

     Em Giant Size, os X-Men originais, mais os novos integrantes Havok e Polaris, mas sem Beast, que nesta altura já havia ingressado nos Avengers, vão acabar aprisionados numa ilha, situada no sudoeste asiático, enquanto investigavam uma misteriosa energia mutante. 
Deles, apenas Cyclops irá regressar para junto de Professor X e irá fazê-lo transportando consigo informações aterradoras. A energia mutante que procuravam era, nada mais, nada menos que a própria ilha, Krakoa. 
Esta alimentava-se da força vital de outros mutantes, daí ter atraído os X-Men. 




     De imediato, Professor X activa um antigo plano de contingência e inicia o recrutamento de novos membros para os X-Men. De uma aldeia supersticiosa na Alemanha, traz Nightcrawler. 
Das pradarias quenianas, a bela Storm. Dos deserto americano vem o indío Thunderbird e das colectividades agrícolas da URSS, o jovem Colossus. Sunfire vem do luxuriante Japão, enquanto que Banshee traz consigo o espírito combativo da Irlanda. 
O último integrante dispensa apresentações nos dias que correm e, por esta altura já havia tido um feroz confronto com um certo Golias Verde...falo-vos do canadiano Wolverine.

      Com esta nova equipa de X-Men, liderada por Cyclops, Professor X consegue libertar os outros aprisionados pela monstruosa ilha, que acaba sendo projectada para o espaço sideral, através do esforço combinado de Cyclops, Havok, Polaris e Storm. 
Giant Size X-Men funcionou como uma passagem de testemunho pois, com excepcção de Jean Grey, os restantes X-Men originais vão abandonar a equipa, deixando-a entregue nas mãos bastante capazes destes recém-chegados.


Cap's Kooky Quartet :





     Após terem perdido o Hulk, no segundo número de Avengers, em 1963, a mais poderosa equipa da Marvel conheceria o seu primeiro desmembramento efectivo no número 16. 
Iron Man, Thor, Wasp e Giant-Man, todos eles com as suas próprias vidas pessoais, decidem que não têm mais tempo para ser Avengers e abandonam o barco, deixando um solitário Steve Rogers com a árdua tarefa de reconstruir a equipa. 

     Ora, é exactamente isso que Steve faz.
Alistando três ex-vilões, Hawkeye, Quicksilver e Scarlet Witch, Steve reune o que passaria a ser conhecido com "Cap's Kooky Quartet". 
Os Novos Avengers depressa vão ganhar a confiança do público, após triunfos diante de Dr Doom e Swordsman. 
A formação de quatro Avengers vai ser curta, todavia, pois Giant-Man, agora com um novo alias (Goliath) e Wasp depressa irão reingressar na equipa.




Uma Nova Alpha Flight: 



     Esta equipa de heróis 100% canadianos foi introduzida nas página de Uncanny X-Men, durante a década de 70, do século XX. 
A sua improvável popularidade fez com que ganhassem uma série própria. Todavia, com o passar dos anos repletas de storylines mais fracas do que as da fornada original, Alpha Flight acabaria por ver a sua revista mensal cancelada e passaria a cingir-se a mera aparições nas páginas de X-Men, Avengers ou Wolverine. 
Foi então, e depois de uma primeira tentativa frustrada no final da década de 90, que a Marvel resolveu tentar novamente. Surge nas bancas Alpha Flight nrº1, vol 3, em 2004. 





     Esta nova formação é reunida por um dos membros fundadores da equipa original, Sasquatch, para parar uma invasão alienígena por parte da raça guerreira dos Poldex. 
A nova formação era constituída por a nihilista Nemesis, Puck (a filha do primeiro Puck), Major Mapleleaf e o seu cavalo Thunder, o velho Centennial e o aborígena Yukon Jack.
 Com uma equipa feita de membros, na sua maioria, contrafeitos, a nova Alpha Flight salva o Canadá (e talvez, quem sabe, o Mundo) e resgata a formação que a antecedeu.


Que acharam do artigo?
Querem mais coisas deste género?

Escrito por Ivo Silva