Como não podia deixar de ser, é hora de vermos alguns dos momentos mais horripilantes e horríficos que aconteceram no tradicionalmente mais simpático universo DC. Deixo-vos com cinco estórias do sobrenatural. Espero quer gostem.



Justice League vs Minhocas gigantes

Em 1991 a Justice League encontrava-se espalhada pelo globo. Para além da equipa americana tínhamos ainda a sua versão na Europa. Sediada em França após a destruição da sua sede em Londres, a JLE vai deparar-se com misteriosos ataques que estavam a aniquilar empresas por todo o país. Quando um velho conhecido da Liga é atacado, esta descobre que os responsáveis pelos ditos ataques são, nada mais, nada menos, que minhocas gigantes. A JLE defronta os bichos que descobre serem controlados, via um diapasão gigante, por um velho inimigo, chamado Maurice, de um dos seus membros da altura, a francesa Raposa Escarlate. A estória decorre dos números 23 a 25 de Justice League of Europe e traz-nos uma aventura ao estilo de Godzila ou King Kong, com uma grande dose de humor.





Lobo em pele de cordeiro

Phantom Stranger é uma das personagens mais enigmáticas da DC. Ninguém sabe ao certo qual é o seu propósito, mas nesta back-up story de Action Comics, vem-lo a tomar uma postura mais activa. Um demónio, fazendo-se passar por um jovem rebento, tenta corromper toda uma vila. Embora poderoso, Phantom Stranger não deseja ferir a populaça que não controla as suas acções. Cabe ao Padre da vila encontrar em si a fé para banir o demónio de sua casa, em uma cena que em muito lembra filmes como o Exorcista.









Flagelo

Nas páginas de New Titans nrº 63, de 1990, a jovem equipa de heróis depara-se com ataques provenientes de monstros em muito semelhantes a vampiros. Por toda a cidade de Nova Iorque inúmeras pessoas são encontradas sem sangue. Até mesmo os membros dos Titans não escapam a estes seres infernais. Jericho e Raven são mordidos, mas a sua transformação é evitada a custo. Liderados por um dos seus mais antigos adversários, Deathstroke, os Titans vão descobrir a origem alienígena das criaturas e o seu, outrora humano, líder. Uma noite de horror que parece não ter fim, termina com a destruição do responsável por esta praga às mãos da jovem Starfire.





Sessão espírita

Em The Flash 36, um desiludido Wally West resgata a médium, Lila Mcgrath, de um aparente acto terrorista. Vislumbrando em primeira mão as habilidades sobrenaturais de Lila, Wally vai ser iludido ao ponto de pensar ser possível falar novamente com o seu falecido mentor, Barry Allen. O resultado da seance a que se sujeita, é o aparente aparecimento do pai de Wally. No final, Flash apercebe-se que nem tudo é o que parece, e usa a sua velocidade para recuperar não apenas a sua auto-estima, mas também punir quem o queria ludibriar.




 A Morte de Batman, o filme

Joker regressado a Gotham depois de um largo período de inactividade, depara-se com algo que perturba a sua, já perturbada, mente. É verdade que a cidade continua a ser protegida por Batman, mas será este morcego o mesmo ao qual o vilão estava habituado? Na verdade, depois da derrota de Bruce Wayne, na luta com Bane, o manto de Batman vai ser entregue para o jovem Jean Paul Valley, também conhecido como Azrael. Treinado para ser um assassino pela Ordem de São Dumas, Jean Paul é acolhido por Bruce. Jean, todavia, é extremamente violento e não hesita em eliminar os seus oponentes, se necessário. Para avaliar este novo Batman, Joker elabora um ataque simulado a uma actriz que contratou para servir de estudante. O palhaço do crime inspira-se, para esta sua primeira investida, em monstros icónicos dos filmes de horror da Universal. Apesar de não serem ameaça para Batman, é interessante ver como o herói lida com eles.











O Nada


Escrito por Alan Moore e com os desenhos surrealistas de Stephen Bissette, Rick Veitch e John Totleben, esta estória de Swampthing é absolutamente incrível. Para quem não conhece, Swampthing é um humano tornado em elemental. Nesta aventura, que decorre nas páginas da sua própria revista, Bem e Mal unem-se para defrontar uma enorme torre negra que surgiu no Inferno. Unindo diversas personagens místicas da DC, como Constantine, Zatanna, Etrigan ou Dr. Fate, esta é uma estória que nos faz reflectir acerca da definição variada que damos ao Bem e Mal, e como não passa tudo de uma mera questão de perspectiva. Heróis e vilões são mortos, derrotados ou quebrados, por uma força imparável e atemorizante. Este é um dos derradeiros contos de horror da DC, que não haja dúvidas disso. 


Escrito por Ivo Silva