Depois de terem experimentado um limbo infernal que se revelaria fruto da magia de Margali Szardos, em X-Men Annual #4 (Vol 1, de 1980), os nossos mutantes seriam expostos a uma nova dose do mesmo, dois anos mais tarde, desta vez nas páginas de Uncanny X-Men #160 (Vol 1).
A nossa história começa com os X-Men a serem espiados, sem saberem, por um adversário misterioso durante uma das suas sessões de treino.
Essa sessão em questão estava a ter lugar numa ilha que os mutantes estavam a usar temporariamente como quartel-general, após uma intensa batalha com o seu dono anterior, Magneto (em Uncanny X-Men #150, Vol 1, de 1981).
A ilha, que se encontrava submersa e que foi retirada das profundezas do oceano por Magneto, de forma a servir de base para si e para a sua Brotherhood of Evil Mutants (X-Men #4, Vol 1, de 1964), tinha um passado muito obscuro, com se poderia facilmente deduzir pela sua arquitectura lovecraftiana.
Talvez tenha sido essa ligação a Shuma-Gorath e aos Great Old Ones, que tenha ajudado aos acontecimentos que se viriam a desenrolar e que teriam um grande impacto nos X-Men e no universo Marvel em geral.
Ora retomando a nossa história, enquanto os X-Men treinavam, a irmã mais nova de Colossus, Illyana Rasputin, observava-os atentamente, quando uma voz vinda de longe, a vai atrair para o interior de um dos múltiplos palácios da ilha.
Apenas Kitty Pryde (a.k.a Sprite) vai dar pela sua falta.
A jovem decide tentar encontrá-la por si mesma, mas acaba por ser misteriosamente transportada por um disco de energia que surge inesperadamente do chão.
Finalmente, os restantes X-Men (Storm, Colossus, Nightcrawler e Wolverine) que entretanto terminaram o seu treino, dão pela falta de ambas e vão em busca das mesmas, partilhando do mesmo destino das duas e sendo também eles teletransportados por discos energéticos vindos do chão.
Kitty dá por si num local ainda mais sinistro do que a ilha onde ela se encontrava.
Lá, ela depara-se com uma versão maléfica do Nightcrawler, subserviente a um ser de aparência demoníaca chamado Belasco e com o que parece (e mais tarde é comprovado como sendo) o esqueleto de adamantium do Wolverine.
Belasco tem Illyana na sua posse e rapidamente usa a sua magia para não apenas prender Kitty no interior de um enorme cristal, como também para separar o seu esqueleto do resto do corpo, impedindo assim que esta se sirva dos seus poderes de intangibilidade.
Belasco revela-se como sendo o senhor desta dimensão adjacente à da Terra, a qual chama de Otherplace, ou como é mais conhecido, Limbo.
Belasco revala ainda que serve os Great Old Ones e que pretende tomar Illyana como sua aprendiz.
Dando-lhe um medalhão com um pentagrama no seu interior, no qual eventualmente iriam surgir cinco joias de sangue, à medida que Illyana iria envelhecer e ficando mais prolífera no uso da magia arcana que Belasco lhe pretendia ensinar.
Contudo, o aparecimento de todas as cinco corresponderia também ao corromper absoluto da alma da pequena Rasputin e ao eventual ressurgimento dos Great Old Ones no plano terrestre.
Sem Belasco notar, um dos X-Men observava tudo das sombras.
Este X-Man era Nightcrawler, que eventualmente iria combater com a sua contraparte demoníaca nesta dimensão e vencer (ainda que o faça off-panel).
Substituindo este seu eu maligno, Nightcrawler vai fazer-se passar por ele, de forma a poder manter-se perto de Belasco, enquanto cogita um plano para resgatar Kitty e Illyana.
Ora, os outros X-Men também foram teletransportados para locais diferentes do Limbo.
Storm quase se viu devorada por uma estranha criatura tentacular, antes de misteriosamente conseguir aceder aos poderes dos seus amigos e usá-los para se salvar.
Desmaiando do esforço da batalha, Storm dará por si no interior de um quarto, onde uma nova roupa a esperava, juntamente com um colar em prata (que combinava com a bracelete prateada que ela tinha encontrado aquando da sua chegada a esta dimensão).
Instantaneamente ela irá aceitar as oferendas, enquanto o seu misterioso aliado que as tinha deixado, a vigiava de longe.
Colossus, que inicialmente tinha surgido ao lado de Storm, foi transportado por um disco para um local onde se iria deparar com Wolverine num combate acérrimo com um demónio chamado S'ym.
Morbidamente, Wolverine encontrou nesse local preso numa das paredes, o cadáver envelhecido de Colossus, ou antes da sua contraparte no Limbo.
O demónio S'ym foi convocado por Belasco para matar os X-Men, algo que ele dá a entender já ter feito numa determinada altura.
Os dois mutantes mostram não ser fortes o suficiente para derrotar o seu oponente, que usa uma garra retirada à versão alternativa de Wolverine no Limbo, para perfurar o corpo de aço orgânico de Colossus.
Os dois seriam provavelmente mortos, partilhando o destino das suas contrapartes, mas felizmente, e graças a uma misteriosa ajuda externa, um disco de teletransporte surge na ora exacta, para transportar S'ym para bem longe.
O seu misterioso aliado surge diante deles e transporta-os para a corte de Belasco, lá com a chegada de Storm, Nightcrawler pode finalmente atacar o vilão.
Belasco vendo-se em desvantagem bate em retirada, deixando os X-Men com a tarefa de tentar salvar Kitty e fugir do Limbo.
Eis que o seu misterioso aliado surge novamente, revelando-se como sendo uma versão mais velha da Storm.
Esta relata a história macabra de como já passou por tudo isto antes, com resultados desastrosos.
No seu tempo, esta Storm decidiu perseguir Belasco numa tentativa de colocar um ponto-final definitivo na sua ameaça.
Contudo, depressa tal decisão se revelou errônea, com os X-Men a serem rapidamente dominados pelas hordas demoníacas.
Uns, como Wolverine e Colossus morreram, outros, como Nightcrawler e Kitty foram corrompidos.
A Storm do Limbo, fruto das suas experiências passadas com magia, conseguiu evitar a corrupção total às mãos de Belasco e desde essa altura que tem procurado travar os seus planos de trazer os Great Old Ones para a Terra.
Portanto, a solução que ela oferece à nossa Ororo é a de partir imediatamente.
A Storm mais velha serve-se da sua magia para voltar a unir o esqueleto de Kitty à sua carne, e com isso possibilitar a sua libertação do cristal no qual se encontrava presa.
De seguida, ela inicia um feitiço que visava transportar os X-Men e Illyana de volta à Terra, quando Belasco volta, na companhia dos seus servos infernais, S'ym incluído.
A Storm do Limbo tenta conter o seu avanço, enquanto os X-Men e Illyana são devolvidos à Terra, mas falha em conseguir evitar que Belasco ultrapasse as suas defesas e capture a menina.
Illyana fica presa entre o Limbo e a Terra, durante uns instantes, presa por um lado pela mão de Belasco e pelo outro pela mão de Kitty.
No que parece ser uma eternidade, Kitty vence o jogo da corda improvisado.
Contudo, a Illyana que emerge do Limbo não é mais a menina de seis anos que era quando partiu, mas é agora uma adolescente de treze anos.
Ora os sete anos que ela passou no Limbo (o tempo passa de forma diferente lá), ao cuidado de Belasco, seria revelado em pormenor numa mini-série publicada em 1983 chamada Magik Storm and Illyana Limited Series, mas isso é algo que só veremos na próxima semana.
0 comments:
Enviar um comentário