Um duo de vilões que se encontrava ao serviço de um stalker da Mary Jane, o milionário Jonathan Caesar, eles vão fazer a sua estreia em 1988, nas páginas de Amazing Spider-Man #309 (Vol 1, de 1988), onde vão tentar assassinar Spidey a mando do milionário, mas vão falhar graças à intervenção da Mary Jane. 

 

 

  

 

Styx fazia-se valer de um toque que decompunha material orgânico (algo que lhe dava muita satisfação), ao passo que Stone, o mais estável dos dois, era dono de um vasto arsenal de armas e de uma plataforma voadora que ambos usavam para se deslocarem. 

 

 

 

Eles vão regressar em Amazing Spider-Man #332-333 (Vol 1, de 1990), novamente a mando de Caesar, bem no meio de um confronto entre o Venom (Eddie Brock) e o Spidey. 

 

 

 

Para proteger o seu parceiro Stone, Styx, servindo-se do seu toque letal vai "matar" a simbiose e consequentemente terminar com a ameaça do Venom (algo que se revelaria temporário e que acabaria por dar origem também ao Carnage, mais adiante). 

 

 

 

Uma primeira versão da história de Styx, assim como o seu verdadeiro nome, Jacob Eichorn, é revelada. 

O seu toque mortal resultou de um teste não autorizado de uma vacina que visava dar imunidade do portador a qualquer tipo de cancro. 

Algo que resultou, mas que como efeito secundário transformou Styx num cancro ambulante para os outros. 

 

 

 

Amazing Spider-Man #376-377 (Vol 1, de 1993), marca mais um regresso deste duo, que terá que lidar com Spidey e com o anti-herói Cardiac, numa aventura que falará mais acerca da origem da dupla e do facto de ter sido Stone o cientista responsável pelo estado de Styx. 

 

 

 

Situação que Stone (Gerald Stone) tenta rectificar sem sucesso ao fazer um acordo com Cardiac (também ele um cientista). 

Esta será a primeira vez que vemos o duo a agir sem ser a mando de Caesar. 

Nesta história, eles estavam ao serviço de um "cinematógrafo" chamado Gant. 

O duo vê um dos seus assaltos ser frustrado pelo Spidey na mini Spider-Man: Aracnhis Project (1994), antes de se juntarem a um culto nihilista, onde como membros tiveram o seu último confronto com Spidey e o primeiro com Deadpool (Spider-Man/Deadpool #3, Vol 1, de 2016). 

 

 

 

Como membros do Cult of Entroph, os antigos mercenários/assassinos profissionais sofreram transformações psicológicas e físicas radicais. 

A condição de Styx piorou e Stone tornou-se, inexplicávelmente, num monstro de pedra, com a habilidade de decompor material inorgânico. 

 

 

 Leituras essenciais:

Amazing Spider-Man #309, Vol 1, de1988 - Primeira aparição do duo.

Amazing Spider-Man #332-333, Vol 1, de 1990 - Styx aparentemente mata o Venom, destruindo a simbiose. Mais sobre as origens dos dois é revelado.

Amazing Spider-Man #376-377, Vol 1, de 1993 - Um pequeno retcon na história da origem de Styx, que coloca Stone como o responsável pelo seu estado. Tentativa deste último em curar o amigo.