Koopas que normalmente vêem aos pares, os Hammer Bros foram apresentados no distante ano de 1985 aquando do lançamento do jogo Super Mario Bros para a NES. 

Os seus movimentos rápidos e irregulares, assim como o seu constante atirar de martelos, fizeram deles o mais temível dos inimigos normais presentes no jogo. 
Apontados como a tropa de elite dentro do vasto exército de Bowser, um dos Hammer Bros serviria inclusive como boss, na figura de um falso Bowser, no fim do mundo sete. 
Inicialmente ausentes dos níveis aquáticos, os Hammer Bros vão corrigir essa falha no jogo seguinte da série, Lost Levels. 

  

O estatuto dos Hammer será elevado com a chegada de Super Mario Bros III, com os mesmos a assumirem a posição de mini-bosses e estando agora dispersos pelo mapa mundo. 
A vitória sobre estes opositores permitiria agora aos jogadores obter os inúmeros tesouros que estes ocultavam. 
Super Mario Bros III serviria também para introduzir, pela primeira vez, outras variantes dos Hammer Bros.

 


Seria neste jogo que veríamos aparecerem os Fire Bros, os Boomerangue Bros e os Sledge Bros. 
Os Fire substituíam os martelos por bolas de fogo e reapareceriam com força na sub-série de jogos New Super Mario Bros, juntamente com a sua contra parte gelada (os Ice Bros). 









Os Fire Bros marcariam ainda presença na série de animação, The Adventures of Super Mario Bros III (1990) e nos livros de aventuras da Nintendo (Nintendo Adventure Books), assim como em muitos outros diferentes spin-offs da série principal. 

Os Boomerangue, que como o próprio nome indica faziam uso da arma tradicionalmente associada à Austrália, tinham um papel ainda mais relevante dentro do Super Mario Bros III, uma vez que eram os bosses finais da área secreta, a Treasure Ship, e do tanque existente no temível mundo oito. 
Como os seus parentes flamejantes, também os Boomerangue fariam inúmeras aparições noutros jogos e media, com destaque a ter que ser feito para o facto de surgirem na condição de aliados no filme de animação Super Mario Momotaro. 





Os Sledge destacavam-se dos outros sobretudo devido ao seu tamanho massivo, cujo impacto no chão paralizava temporariamente o jogador. 
Os Sledge Bros não seriam tão usados como os outros, mas teriam um papel de grande destaque como adversários em Paper Mario: Color Splash. 
Super Mario World traria duas novas espécies de Hammer Bros. 

A primeira ficaria conhecida como Flyin' Hammer Brother, não sendo mais que um Hammer Bros que cavalgava uma plataforma alada. 
A segunda daria pelo nome de Sumo Brothers. 

 


Capazes de causar descargas flamejantes e eléctricas com o mero bater de pés no chão, os Sumo são adversários de respeito que também teriam a devida representação na televisão (como Fire Sumo) e nos Adventure Books. 
Estes são os Hammer Bros mais relevantes, se bem que existem outras espécies menos utilizadas. 

 


Spiked Pirate, o boss da primeira área de Wario Land: Super Mario Land III é um desses exemplos. 
Normalmente apresentados como adversários, foi estranho ver os Hammer Bros no papel de aliados e pais adoptivos do nosso canalizador favorito no filme Super Mario Momotaro (1989). 

Muito estranho de facto. 

 


O martelo dos Hammer Bros é usado como arma não apenas por estes mas também pelo próprio Mário, conforme pode ser visto em Super Mario Bros III, Super Mario Rpg e Paper Mario. 
Para além disso, Mario pode dotar-se das habilidades dos Hammer Bros se vestir o Hammer Suit. 
Em troca da perda da habilidade de deslizar, Mario torna-se invulnerável às chamas (enquanto abaixado) e passa a poder atacar com os referidos martelos. 
Um fato extremamente útil que seria usado pela primeira vez no saudoso Super Mario Bros III.