O lado negro dos cavaleiros de bronze, os chamados Black Saints eram compostos pelos cavaleiros considerados indignos de usarem as armaduras sagradas de Athenas. 

Seres que buscavam o ganho pessoal acima de tudo, estes renegados irão reunir-se na perigosa ilha da Death Queen, onde irão por sua vez obter réplicas inferiores das armaduras às quais inicialmente haviam concorrido. 

Os primeiros Black Saints a surgirem no anime de 1986 foram os Black Phoenix. 

Liderados por um dos cavaleiros de bronze, Ikki da Fénix, estes Black Saints (também conhecidos pelo nome colectivo de Sombras de Ikki) atacam os restantes cavaleiros de Bronze presentes durante o torneio das galáxias que visava atribuir ao vencedor do mesmo, a poderosa armadura de ouro do Sagitário.


 


Com o objectivo de roubar a mesma, os Black Saints fazem a sua estreia no episódio sete do anime. 

Contudo, e apesar de terem técnicas similares às de Phoenix (o mais poderoso dos cavaleiros de Bronze), estes Black Saints revelam ser presa fácil para Pegasus (Seiya), Dragon (Shiryu), Andrómeda (Shun) e Swan (Hyoga). 

Os quatro cavaleiros de bronze logram recuperar algumas das partes da armadura, com a maioria, contudo, a permanecer na posse do renegado Ikki. 

No episódio nove, que inicia um novo arco na história de Saint Seiya, vemos surgirem os Black Four. 

Considerados a tropa de elite entre os Black Saints de Ikki, os Black Four consistem em versões maléficas dos quatro cavaleiros protagonistas da série. 

Andrómeda é o primeiro a ter que enfrentar um dos Black Four, neste caso concreto com o Black Swan.



 


A luta, que pendia para o lado do Black Swan, é interrompida pelo verdadeiro Swan, que derrota o primeiro com uma facilidade espantosa. 

A vida do Black Swan é salva graças à chegada atempada dos restantes Black Four. 

Os cavaleiros de bronze irão colidir novamente com os Black Four nos episódios onze a treze do anime. 

A luta, pela armadura do Sagitário, terá lugar no monte de Shishigabana e será singular, com cada um dos cavaleiros de bronze a defrontar a sua contra-parte negra.

Swan irá abater sem qualquer dificuldade o Black Swan, usando o mortífero Aurora Thunder Attack. 

Com a sua vitória, Swan recupera uma das peças da armadura de ouro que estava na posse dos Black Saints. 

Contudo, e apesar de ter sido derrotado, o Black Swan ainda consegue transmitir ao seu líder, Ikki, a informação acerca do ataque do Swan (o que permitirá a Ikki estar preparado caso combata com o cavaleiro de bronze).


 


Seiya não é tão feliz no seu encontro com o Black Pegasus. 

Embora não tenha dificuldade em despachar o seu adversário com o Meteor of Pegasus, Seiya deixa-se tocar por um dos Black Meteors lançados pelo vilão. 

As consequências disso são nefastas para Seiya. 

Afectado pelo chamado Black Terror, Seiya vê o seu sangue corrompido pelas trevas e está literalmente a morrer envenenado. 

Andrómeda é o primeiro a encontrá-lo caído na neve.

Shun tenta ajudá-lo, mas é interrompido pela chegada do Black Andrómeda. 

Durante a batalha, Seiya cai num abismo profundo.


 


Temendo pela vida do seu amigo, Shun despacha rapidamente o Black Andrómeda, no entanto, não consegue ir logo de imediato ao resgate de Seiya devido ao Black Dragon. 

O mais forte dos Black Four, Black Dragon não chega a combater com Andrómeda, graças à aparição de Shiryu. 

O duelo entre os dois dragões tem então início no episódio treze, com Andrómeda a tentar resgatar Seiya de uma morte que parece iminente. 

A furiosa batalha vê um enfraquecido Shiryu, que havia perdido parte do seu sangue no episódio dez enquanto tentava restaurar a vitalidade das armaduras de Pegasus e a de Dragon, sucumbir a um mais fresco Black Dragon.


 


Contudo e quase inexplicavelmente, Black Dragon não mata Shiryu, mas antes salva-o da morte, morrendo no seu lugar. 

O motivo para tal reside no facto de Black Dragon ter-se apercebido da existência do altruísmo e da amizade no decurso da batalha. 

Com os Black Saints obliterados e as metades da armadura que estes possuíam nas mãos dos cavaleiros de bronze, Shiryu salva Seiya do Black Terror, extraindo o sangue maligno do corpo do último.

Shiryu e Shun partem na direcção de Ikki, procurando a última das partes da armadura dourada, deixando para trás um ainda combalido Seiya.


 


 Contudo, o que o duo desconhecia era que já Hyoga havia lutado, e perdido de uma forma brutal (Hyoga foi golpeado no coração, sendo salvo apenas pelo crucifixo da mãe), com Ikki. 

O Swan sucumbiu ao terrífico ataque psíquico, Phoenix Illusion, de Ikki, e viu o seu próprio Auro Thunder Attack ser ineficaz contra o vilão (graças à acção do Black Swan no episódio anterior).


 


Com Shun a tentar chamar Ikki à razão, apelando ao facto de serem irmãos, Hyoga e Seiya reaparecem e a batalha final entre os cavaleiros de bronze e Ikki tem início nos episódios quatorze e quinze. 

Com a sua Illusion a ser negada por Hyoga, Ikki recorre ao seu ataque mais poderoso, o Rising Phoenix, para deitar abaixo os seus quatro opositores. 

O único a ficar de pé é Seiya, graças à protecção que lhe é concedida pela armadura de Sagitário. 

A luta entre Seiya e Ikki continua e depressa se percebe que o nosso herói não é capaz de por si só bater bater um adversário tão temível como o Phoenix.


 


Felizmente, a corrente de Shun e o escudo do Shiryu juntam-se à armadura de Seiya e protegem-no de um novo ataque de Ikki. 

Será necessária a força combinada dos quatro cavaleiros para derrubar o poderoso Phoenix. 

Os Black Saints vão desaparecer durante algum tempo, deixando o protagonismo recair sobre os cavaleiros de bronze e os de prata. 

O grupo só regressará no episódio trinta e dois, com Ikki, já do lado dos bons, a regressar à ilha Death Queen.


 


O Phoenix fez isso como resposta a um desafio enviado pelo novo líder dos Black Saints, Jago.

Jago conta com o auxílio dos Ankoku Three (outros três Black Saints) e de um Black Phoenix mais capaz do que aqueles que apareceram anteriormente. 

Apesar da vantagem dos números, Jago e os seus Black Knights não são rivais para Ikki. 

Este rapidamente se desenvincilha deles. 

Depois disso, os Black Saints nunca mais seriam vistos na série.