Guts e Griffith começam Berserk como oponentes. 

Lutadores totalmente distintos no estilo usado, com o primeiro a manejar furiosamente a sua gigantesca espada, ao passo que o segundo é muito mais ágil e refinado na sua abordagem ao combate. 

Ainda assim e apesar de tais diferenças, ambos partilham uma característica em comum. 

A incapacidade de desistir de lutar pelos seus objectivos. 

No caso de Griffith tais passam por alcançar o trono, ao passo que Guts se contentaria com uma vida mais simples e menos artificial. 

Ao longo dos primeiros volumes da manga Berserk (1990) e dos animes e filmes com o mesmo nome (de 1997, 2012 e 2016, respectivamente), podemos ver uma amizade despontar entre ambos. 

Companheiros de armas. 

Melhores amigos. 

Inseparáveis, aos olhos dos restantes membros dos Band of the Hawk (para inveja de Casca), ambos vão liderar o grupo de mercenários para aquilo que parecia ser um futuro promissor.


 


Os Band of the Hawk eram vistos como heróis pela população do reino de Midland, funcionando na categoria de vanguarda invencível do exército real na luta contra as forças do Império de Chuder. 

Contudo, a relação entre ambos vai sofrer um percalço quando Guts decide abandonar o grupo e seguir o seu próprio caminho e sonhos. 

Tal não cai bem a Griffith que o vê como sendo sua propriedade e uma peça fundamental para a concretização do sonho de um dia ser monarca. 

Como já o haviam feito antes, aquando do seu primeiro encontro anos atrás, Guts e Griffith voltam a combater. 

Se Guts vencer pode partir, se não, terá que permanecer. 

Ao contrário do primeiro embate, Guts vence e com isso conquista a sua liberdade, sem saber que ao fazê-lo colocaria em marcha o processo de destruição dos Hawks e de Griffith. 

Transtornado pela perda do seu maior aliado e de um precioso amigo, Griffith dorme com a princesa do reino (algo expressamente proibido).


 


Isso, juntamente com a suspeição e inveja de muitos nobres relativamente à posição que os Hawks ocupavam agora na corte (eles eram todos de origem plebeia), foi o suficiente para que a prisão de Griffith fosse ordenada. 

Sem o seu carismático líder e caçados pelas forças de Midland, os Hawk (sob a nova liderança de Casca) vão reencontrar Guts. 

Este irá auxiliar os seus companheiros no resgate de Griffith. 

O assalto à prisão decorre sem problemas de maior, contudo o grupo fica chocado ao encontrar um agora mutilado e gravemente ferido Griffith. 

Este não consegue falar (está sem língua), mas ao ver o seu salvador, Guts, os seus olhos enchem-se de raiva e ele tenta erguer, em vão, de tão fraco que está, as mãos na direcção do pescoço do seu antigo amigo.


 


O ódio de Griffith é contrabalançado pelas lágrimas de compaixão e tristeza de Guts, que responde com um sentido abraço. 

Ao aperceber-se que Guts e Casca estão juntos e que os Hawks olham agora para o espadachim negro em busca de inspiração como antes o havia feito para si, a sua fúria cresce ainda mais. 

Eis que o orgulhoso Griffith ouve um chamado, ao longe. 

Sem nada a perder Griffith consegue fazer uma das carruagens mover-se e vai de encontro à dita voz, ciente de que esta poderá ser a sua última oportunidade de concretizar o seu sonho. 

Preocupado com o bem estar do seu amigo, Guts (com os Hawks logo atrás) segue-o. 

Contudo ao alcançá-lo, Guts percebe que algo está errado. 

O que Guts sempre julgou que fosse um simples amuleto que Griffith usava à volta do pescoço, era na verdade o Egg of the King, um artefacto de origem demoníaca. 

Um Eclipse teria então início, com Guts e os Hawks a serem transportados para um mundo de horror e morte. 

Totalmente cercados por demónios de diferentes formas, os Hawks vão ser sacrificados um a um, servindo de combustível para o renascimento do seu antigo líder como um dos God Hand, Femto.

Griffith aceitaria tornar-se num demónio, permitindo a chacina dos seus amigos, como forma de conseguir alcançar o seu sonho.


 


Apenas Guts e Casca conseguem escapar, graças ao auxílio Skull Knight*, mas não sem mazelas físicas e psicológicas. 

Casca é violada por Femto à frente de Guts, que nada pode fazer para o impedir.

Guts perde parte do braço esquerdo e o seu olho direito naquele dia. 

Por sua vez, Casca perde a sua mente, destroçada pela experiência inumana. 

Desde esse dia em diante, Guts persegue o antigo amigo, consumido pelo mesmo ódio que transformou este em Femto. 

Esta história é contada nos últimos episódios da série de 1997 e nos iniciais da nova série de 2016. 

Uma versão ainda mais detalhada e totalmente sem censura pode ser visualizada na ova Golden Age Arc III: The Descent, de 2013.


*O Skull Knight, apesar da sua aparência, é um caçador de demónios.