Estes são dois nomes que mais depressa são associados com um determinado Blue Bomber dos jogos de vídeo, do que com personagens de banda-desenhada.

 Todavia, a verdade é que existiram duas personagens nas comics a ostentarem esses nomes. 

Uma durante a Golden Age e outra durante a Bronze Age.
 
A primeira personagem a usar o termo Rockman, como nome de código, foi um tal de Daniel Rose. 

Apresentado como o heróico Rockman nas páginas de U.S.A Comics #1, de 1941, Rose foi um dos primeiros heróis da Timelty, antecessora da Marvel. 

Originalmente, líder de toda uma raça subterrânea, os Abysmians, Rose partilhava ainda laços de sangue com os primeiros colonos americanos, facto que o levaria a engrossar o já vasto grupo de super-heróis norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial.


 


Separado do seu reino de Absymia após um encontro com forças Nazis, Rockman vai redobrar os seus esforços heróicos, ao mesmo tempo que procura desesperadamente regressar à sua terra de origem. 

Rockman vai ter alguns encontros com o vilão Red Skull, num deles é assistido pelo Phantom Reporter.

 Rose vai salvar a vida de Steve Roger (a.k.a Captain America), do mesmo desabamento que deixaria Red Skull soterrado durante décadas. 

Presente em dois ataques a Berlim, Rockman acabará, juntamente com mais onze heróis, por ser capturados e colocado em animação suspensa pelos nazis.


 


 Recuperado, juntamente com os seus compatriotas encarcerados, pelo governo americano, Rockman vai ser restaurado no presente século, décadas após a última batalha de Berlim. 

Como membro dos Twelve, Rockman vai ter a oportunidade de servir, pela primeira vez, o governo dos E.U.A directamente. 

Será nesta altura que a verdadeira origem de Rockman será revelada. 

Um mineiro sindicalizado, Daniel Rose perdeu não só todos os seus colegas de trabalho, como também a mulher e a filha, após uma explosão massiva que engoliu a cidade de Tarleton, onde trabalhava e vivia.

 Daniel só sobreviveu porque foi exposto a um misterioso gás que existia na mina onde se deu a explosão. 

O gás vai modificar Daniel, dando-lhe super-força e resistência, embora o mesmo o tenha deixado mentalmente instável.

 Será devido a essa instabilidade que Rose irá assumir a persona do Rei de Absymia, Rockman.

Rokman foi criado por Basil Wolverton e Charles Nicholas.


 

Em 1977 surgiria nas páginas de Nova#6 (Vol 1), um vilão, de nome Megaman.

Originalmente, um humano como tantos outros, chamado Natham Cooper, Megaman vai ser salvo de um acidente e alterado geneticamente por um alien futurista que se dizia ser o último sobrevivente da Terra no futuro e que dava pelo nome de Protector. 

Contudo, os conhecimentos de Protector relactivamente  à fisionomia humana actual eram bastante escassos, pelo que o alien vai curar um gravemente ferido Natham, dando-lhe controlo sobre os elementos, mas desprovendo-o de uma face propriamente dita. 

Agora um homem sem rosto, Nathan regressa ao seu passado e tenta vingar-se do sobrinho, Roger Cooper, que considerava com sendo o principal responsável pelo seu infortúnio.


 


 O vilão encontrará a oposição herói cósmico Nova, o qual irá impedi-lo de concretizar os seus intentos homicidas.

Após fugir para o futuro do Protector, Megaman eventualmente tenta  regressar ao passado, o que o levará a ser capturado pelo Strange*.

 Mantido captivo  no Labworld, Megaman estará entre os inúmeros reclusos a serem libertos pelo vilão Overmind, em Quasar #16 (Vol 1, de 1990). 



Leituras Obrigatórias:

Rockman
The Twelve #1 a 12 (Vol 1) de 2008 a 2012 – A nova origem de Rockman aqui apresentada dá-lhe uma dimensão humana que a personagem não tinha antes, tornando-o verdadeiramente interessante e não uma mera nota de rodapé na pré-história da Marvel.

Megaman
Nova #8 a 9 (Vol 1), de 1977 – O primeiro e até à data único confronto com Nova tem lugar nestas páginas. 
Depois disso Megaman faria breves cameos em Quasar e Fantastic Four.



*Não o mago supremo da Terra, mas antes uma entidade cósmica de imenso poder e curiosidade científica.