Southpaw é um filme que tem muitas semelhanças com a série Rocky, na medida em que retrata a vida de Billy Hope, um pugilista no topo da sua carreira e totalmente maravilhado pela fama de ser Campeão Mundial.

Se bem se lembram também Rocky se deixou deslumbrar pela fama e acabou por cair do pedestral (ver Rocky III e Rocky V), acabando por eventualmente perder tudo o que ganhou com muito suor e sacrifício.

Southpaw é,todavia, um pouco mais brutal na forma como a queda se dá.

Em Rocky III, Balboa perde o título perante um adversário que subestimou, ao passo que em V acaba na falência devido a falcatruas levadas a cabo pelo contabilista. 

Em Southpaw, a forma como Billy vê a mulher, Maureen Hope, ser alvejada à sua frente pelos seguranças de um pugilista rival.

A morte desta devasta Billy que se entrega à bebida e começa a perder combate atrás de combate. 

Mais do que o título, as sucessivas derrotas custam-lhe a casa onde vivia (por dívidas), e como consequência disso a custódia da filha menor, Leila Hope. 

Sem dinheiro e com um estilo de vida arriscado, Billy não é visto de todo como um pai ideal para a pequena Leila. 

Mediante este cenário negro e depressivo, magistralmente representado pelo actor Jake Gyllenhaal, o outrora campeão vai reinventar-se. 


 


Como?

 Da mesma maneira que Rocky Balboa após a sua derrota em Rocky III. 

Billy regressa às suas origens e treina com querer, deixando de lado a fúria que o consumia e aprendendo novas técnicas, numa tentativa de resgatar o título e a filha. 

Southpaw é um filme de 2015 que não acrescenta nada de novo, tocando temas previamente explorados por outros filmes do género.

Demasiado longo, um mal de muitos filmes actuais, Southpaw merece ainda assim ser visto, quanto mais não seja pela excelente prestação de Jake Gyllenhaal.