Amanda Waller e Batman são duas das pessoas mais determinadas e difíceis de lidar no Universo DC, que o digam os membros do Suicide Squad e da Justice League, respectivamente.

Ambos têm passados carregados de tragédia e vêm a sua maneira de fazer as coisas como a mais correcta no caminho para a obtenção da justiça.

Não seria de estranhar portanto que estas duas fortes personalidades entrassem em rota de colisão, até porque os seus métodos não poderiam ser mais diferentes.
 
Invasão de Belle Reve
Após a batalha contra os andróides Manhunters em Millenium, Batman apercebe-se da existência do Suicide Squad e decide investigar mais a fundo. 

 

Em Suicide Squad #10  , Batman, sob o disfarce de Matches Malone, consegue infiltrar-se com sucesso em Belle Reve, como mais um prisioneiro. 

Uma vez lá dentro, Bats invade o escritório de Amanda e obtém toda a informação que precisa para conseguir expor publicamente um até aqui secreto Suicide Squad.



 Contudo, a presença do Cavaleiro das Trevas é captada pelas câmaras, pelo que Amanda rapidamente destaca os elementos do Suicide Squad disponíveis para o capturar. 

Duchess é a primeira a ficar frente a frente com o morcego. No entanto de nada vale a sua imensa força e resistência contra o engenho de Wayne, que não demora muito a imobilizá-la com gás. Deadshot é quem se segue. 

 

Um velho vilão de Batman, Deadshot mostra-se pouco capaz de conseguir sequer acertar no herói, que o derruba com apenas um soco. 

Flag Jr é quem se aguenta melhor, atrasando o morcego o suficiente para permitir a chegada de Amanda e do resto do Suicide Squad. 

Apesar de ter Batman aparentemente cercado, Waller sabia bem que as probabilidades de o capturar eram ainda assim bastante ínfimas, pelo que tenta fazer um acordo com o herói. 

Batman mostra-se relutante em fazer qualquer tipo de acordo com Waller, até porque a ideia da existência de algo como o Suicide Squad, que a seu ver promove uma liberdade fácil para os criminosos, o enoja. 

Contudo, Waller joga o "joker" do seu baralho. Ela, e só ela, conhece a identidade de quem está por detrás da máscara  e ameaça expor a mesma publicamente. 

 

Pela primeira vez na sua vida, Batman recua e embora leve consigo a info sobre o Suicide Squad, dando a sua palavra em como não a irá divulgar. Este "acordo entre cavalheiros" é no mínimo ténue e marca o princípio de um ambiente de autêntica Guerra Fria entre Waller e Bats.

Batalha na Rússia

Nas páginas de Justice League International #13, Batman descobre que um dos seus antigos aliados, o mestre dos disfarces Nemesis, encontra-se preso na U.R.S.S, acusado de espionagem. 




Rapidamente o morcego procura saber a veracidade das acusações junto do colega de equipa, Rocket Red (que é um herói soviético) ao mesmo tempo que pondera uma eventual missão de resgate.

 Contudo, o que Batman desconhece é que os colegas de Nemesis, o Suicide Squad, já passaram a fase da ponderação e sob o comando de Flag, e sem o consentimento de Waller, decidem invadir a União Soviética.

 

 Ironicamente e numa tentativa de recuperar o Suicide Squad sem comprometer o seu secretismo, Waller recorre a um velho "amigo", Maxwell Lord, o cérebro por detrás da nova Justice League e pede-lhe que os envie para a U.R.S.S, de forma a pararem o Squad. 

Uma vez chegados à Rússia, a indignação de Batman, pelo estado em que Nemesis se encontra, é por demais evidente. O morcego insulta Rocket Red e coloca em causa a justiça soviética, levando o líder da JLI. 

 

Martian Manhunter, a repreende-lo e a ameaçá-lo com uma eventual expulsão. Contudo e assim que Bats serena, a JLI depara-se com um não tão stealthy Suicide Squad.

 

 Nas páginas de Suicide Squad #13, ambas as formações defrontam-se. Do lado da JLI temos o Martian Manhunter, Blue Beetle, Booster Gold, Mister Miracle, Guy Gardner, Batman, Black Canary, Captain Atom e Rocket Red, do lado do Suicide Squad temos Flag, Captain Boomerang, Deadshot, Nightshade, Duchess, Javelin e Bronze Tiger.

  Após um breve confronto, no qual nem todos lutaram (Vixen e o marciano foram companheiros na Justice League "Detroit", enquanto que Captain Atom e Nightshade são secretamente namorados), Rocket Red, depois de ouvir a confissão de Nemesis e de se aperceber que este apenas estava preso por ter tentado salvar a vida a uma intelectual soviética dissidente, propõem uma aliança temporária que visava resgatar o preso injustamente acusado.

 

 Contudo, ainda faltavam Flag e Batman. Os dois grupos encontrariam ambos engalfinhados num violento combate mortal. 

Batman, irritado com a simples existência do Suicide Squad e ainda mais com a noção que Nemesis é um dos seus membros, decide libertar as suas frustrações em Flag. 

Bronze Tiger intervem, evitando o pior (ainda que Flag tenha ficado em muito mau estado). Bats decide que é tempo de acabar com o Suicide Squad, mas percebe que não o pode fazer na JLI e pela segunda vez* na sua carreira desiste de ser um membro da Justice League. 

 

*Nota: A primeira vez que Bruce Wayne desistiu foi em 1983 quando saiu para fundar os Outsiders, nas páginas de Batman and The Outsiders #1, Vol 1.