O 14º episódio da sétima temporada da popular série Teenage Mutant Ninja Turtles, de 1987, começa com Donatello a tentar provar aos seus irmãos que é perfeitamente capaz de vencer Shredder sozinho.

 Por causa disso Donny acaba por  acidentalmente electrocutado. O choque leva a que este desenvolva uma nova persona, a qual é estranhamente similar à de um determinado Cavaleiro das Trevas de Gotham. 

Intitulando-se de The Dark Turtle, Donatello livra-se facilmente dos seus irmãos e decide  perseguir Shredder.

 Com Mike, Leo e Raph ocupados a lidar (sem sucesso) com uma inesperada invasão alienígena levada a cabo pelos Triceratons, Donny derrota Rocksteady e Bebop com extrema facilidade, antes de confrontar Shredder. 

Como Dark Turtle, Bonny vence o vilão sozinho e só não lhe coloca um fim porque os seus três irmãos o impedem. 

Será nessa altura que um novo choque restaura Donatello à sua personalidade tradicional. 

Com Donny novamente a ser ele próprio, as tartarugas dirigem-se para o centro da cidade de forma a impedir que os já referidos Triceratons concluam com éxito o seu plano de transportarem a Terra para o espaço sideral dominado pelo Império Triceraton. 

As turtles tentam de tudo, até chegam a usar dinossauros robots para combater os aliens, contudo será Donny a salvar o dia. 

Vestido com o seu fato de Dark Turtle, Donatello faz um "Composite Superman" e declara-se como o réptil mais poderoso do Universo, destruindo com a sua "visão de calor" diversa maquinaria dos Triceratons. 

Assustados e rendidos ao poder superior da tartaruga, os aliens abandonam a sua missão e o planeta. 

A Terra está salva e deve-o a Donatello, o génio.