SOLEIL na Europa ou CRUSADER OF CENTY na América do Norte, este é o
jogo que vos trago e com um gosto especial, especial pois este é um
dos meus jogos favoritos de sempre e que me marcou para a eternidade.
O ano do seu lançamento remonta a 1994 pela mão da Sega, aqui no
velho continente, e produzido pelo estúdio Nextech para a Sega
Mega Drive.
Este jogo de acção e aventura, passado na era medieval, com alguns
elementos de fantasia não teve um grande sucesso comercial e passou
ao lado da maior parte dos jogadores, mas hoje em dia é dos jogos
mais descarregados para os emuladores do PC e as suas copias
originais podem chegar às duas dezenas de dólares em vários sites
espalhados pelo o globo.
Em SOLEIL somos um jovem imberbe de 14 anos prontos para iniciar uma
grande jornada para restabelecer a ordem à Humanidade, isto depois
dos monstros que povoavam a Terra, voltarem para atacar os humanos
indefesos.
Munidos com uma espada e um escudo iremos calcorrear este
mundo aberto que o jogo nos dispõe cheio de criaturas estranhas e
puzzles para decifrar.
Quase no inicio desta jornada o nosso personagem perde a capacidade
de compreender os humanos, mas em contrapartida ganha o poder de
compreender os animais, e serão estes que o vão ajudar a triunfar
nesta demanda.
Cada um dos animais confere um poder distinto à nossa espada e ao
seu ataque, e podemos combinar no máximo 2 animais, por exemplo, o
leão tem o poder de fogo e sozinho podemos queimar os inimigos, mas
se juntarmos o pinguim com o seu poder de congelar a nossa espada
fica com o ataque mais poderoso fazendo maior dano nos nossos
inimigos.
São no total 15 animais diferentes que vamos encontrando
ao longo do jogo e da história.
São muitos e variados os locais por onde iremos passar, desde
desertos de areia a árticos polares, passando até pela torre de
Babel, um dos locais mais importantes para a narrativa.
SOLEIL tem uma jogabilidade básica e simples, com o botão A usamos
a espada, B para saltar e C para seleccionar os animais, com isto
rapidamente nos adaptamos ao jogo e se no início os combates até
cativam, com o desenrolar do jogo sente-se a falta de um desafio
maior, principalmente nos combates com os boss.
Graficamente é
bastante competente e visualmente apelativo em que cada região do
mapa é singular, mas o melhor mesmo é a sua banda sonora, cada área
tem um estilo musical diferente que nos impele a prosseguir a nossa
viagem à procura de mais animais e de repor a normalidade neste
mundo.
Resumindo SOLEIL é um pequeno tesourinho perdido da Mega Drive que
deve ser encontrado por vós.
O seu sistema de combate é bom e todas
a variantes que os poderes de cada animal conferem tornam o leque de
opções mais atractivo e aliciante na hora de derrotar os inimigos e
de explorar este gameplay.
Com um mundo aberto para desbloquear e uma
excelente banda sonora a acompanhar, este é um jogo que se foi
engrandecendo com o passar do tempo.
Apenas se exigiria um pouco mais
de dificuldade e de desafio e esta seria uma aventura inesquecível.
Para mim, este foi o meu primeiro jogo que me fez sentir numa
verdadeira debandada em busca da aventura num mundo tremendo e uma
narrativa singular, que me moldou os gostos para tudo o que viria
desde então.
Análise feita e escrita por Ricardo Pinto
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