Um dos mais marcantes episódios da popular série de animação dos X-Men envolveu o mutante eterno conhecido como Apocalypse. 

O episódio 20, "Time Fugitives", começa com Cable a tentar sobreviver a um ataque de robots assassinos muito semelhantes em design ao Terminator, no distante ano de 3999 D.C. 

Os Robots, em cujas fileiras está muito estranhamente o heróico War Machine, fazem parte do exército de Apocalypse, sendo esta a derradeira batalha entre as suas forças e a dos rebeldes mutantes de Cable. 

Contudo, e ainda antes do conflito atingir o seu zénite, surge uma distorção temporal massiva que ameaça apagar o futuro e todos nele contido. 



A acção muda então para o viajante temporal Bishop que havia voltado atrás no tempo para impedir o assassinato do Senador Kelly e com isso evitar um futuro dominado pelos Sentinels. 

Bem sucedido na sua missão, Bishop regressa à sua linha temporal original apenas para se deparar com uma nova ameaça. 

A ameaça dos Sentinels é inexistente, mas um estranho virus arrassa a comunidade mutante e os X-Men estão há muito mortos e esquecidos. 

Uma vez mais, Bishop viaja no Tempo, regressando ao século XX para alertar os X-Men. A praga, apelidada de Legacy Virus já começou, infectando apenas humanos, mas deixando a impressão de serem os mutantes os responsáveis. 

O clima de medo e paranóia é intensificado pelos discursos inflamatórios e xenófobos do líder da organização Amigos da Humanidade, Craydon Creed. 

Após tentar infectar Beast num audiência pública por causa do virus, Creed foge, sendo seguido por Bishop e pelos X-Men até a um laboratório. 

É lá que os mutantes descobrem que é Apocalypse quem está não só por detrás das acções dos Amigos da Humanidade, mas também da criação do virus mortal. 

Após uma breve luta, Bishop destroi o Legacy virus despertando a fúria do vilão que com uma potente rajada desintegra todos os membros dos X-Men presentes. 

Cable revê todos estes traumáticos eventos no seu futuro distante e percebe que para salvar o seu Tempo (e consequentemente impedir que a sua família seja literalmente apagada da existência) o mutante rebelde deve impedir Bishop e permitir que o virus devaste a comunidade mutante no presente...

Continua no próximo mês...