A conclusão da Saga de Luke e Leia chegaria aos cinemas na forma de Return of The Jedi em 1983. 

     Com uma nova Death Star no horizonte a Resistência procura derrotar de uma vez por todas as forças imperiais, ao mesmo tempo que Luke pretende salvar a alma do pai, Anakin, afastando-o do lado negro da Força. 

     A história começa forte, com os nossos heróis a iniciarem uma missão de resgate no planeta natal de Luke, Tatooine. 



     O objectivo, que passava por salvar Solo, ainda aprisionado em carbonite das garras do ganster intergalático Jabba The Hutt, não começa da forma mais promissora com o grosso do bando heróico, incluindo Luke, a ser capturado. 

     Marcado para uma segunda execução, após a primeira ter falhado, Luke vai mais uma vez escapar à morte, desta vez personificada pelas mandíbulas do monstro Sarlacc atacando impetuosamente a nave da Jabba, que morre às mãos da Princesa Leia. 

     Luke mostra-nos um lado mais confiante e um maior domínio no uso da força, como de resto já havia dado a conhecer na batalha com Rancor. 



     Será também durante o ataque à nave de Jabba que o mercenário Boba conhecerá o seu trágico fim. 

     O seu jetpack, acidentalmente danificado por Solo, irá conduzi-lo directamente para as entranhas de Sarlacc.

      Um triste final para aquele que era considerado o maior mercenário da galáxia. 



     De seguida, The Return of The Jedi conduz-nos de regresso ao planeta Dagobah para assistirmos a uma revelação que irá mudar o rumo da história - a de que Leia e Luke são irmãos gémeos, e à morte serena de Yoda, que se junta a Obi-Wan na Força. 

  
     Agora um Jedi de pleno direito, Luke confronta Vader pela segunda vez, numa nova Death Star e sobre o olhar atento do próprio Imperador. 

     Procurando a todo o custo resgatar a alma do pai, Luke resiste aos incitamentos de Sidious para que se junte ao lado negro e se torne num Sith, e vence Vader em combate. 

     Irritado por Luke não ceder aos seus desejos, Sidious ataca violentamente o jovem Jedi com relâmpagos. 

     Um já dividido Vader finalmente cede e regressa ao lado da luz, ao ver o filho ser torturado pelo degenerado Imperador. 

     Atacando o homem que o corrompeu, Vader mata Sidious ao atirá-lo na direcção do reactor central da Death Star, e com isso salva Luke, apenas para morrer em seus braços vítima dos seus extensos ferimentos. 

     O Império está finalmente a desmoronar-se e os Jedi's estão de volta. 

     O círculo está completo.