Duas Boas Amigas


     Bea DaCosta, mais conhecida como a heroína Fire, foi criada por E. Nelson Bridwell e Ramona Frandon e fez a sua estreia nas páginas de Super Friends #25, em 1979. 
Com duas origens distintas, Bea é uma das mais populares heróinas brasileiras criadas nos EUA. 




     Criada para integrar o programa televisivo de grande sucesso, os Super Friends, Bea DaCosta pertencia a uma tribo que vivia na selva amazónica, os Ge. 
Obtendo os seus poderes do Sky Spirit, Bea assumiria a identidade mascarada de Green Flame.

      Capaz de conjurar e manipular chama verde, bem como de criar ilusões, Bea alternaria entre heroísmos e a vida empresarial, uma vez que ela era, também, a Presidente da Divisão Brasileira da Wayne Enterprisies. 

     Após a Crisis of Infinite Earths a sua origem seria, contudo, drasticamente alterada.




      Nascida, agora, no Rio de Janeiro e tendo começado uma carreira como modelo, Bea, em busca de novas experiências, vai tornar-se uma operativa dos serviços secretos brasileiros. 

     Destacada para recuperar um perigoso dispositivo, Bea não só irá falhar nesse objectivo como, também, será afectada pela dita arma.

      Ganhando os poderes de que disponha na sua primeira origem em 1979, com excepção da habilidade de criar ilusões, Bea irá tornar-se uma fugitiva. 

     Tomando o nome de Green Fire, Bea junta-se aos Global Guardians, onde estabelece aquela que seria a sua mais duradoira amizade com Ice. 




     Eventualmente abandonando os Guardians, Bea, que irá mudar o seu nome de código para Fire, ingressa, juntamente com Ice, na Justice League International. 

     Fire torna-se numa das personagens mais relevantes dos grupo, estabelecendo uma forte ligação com diversos dos seus membros, nomeadamente, Martian Manhunter, Blue Beetle, Booster Gold, Captain Atom, Power Girl ou Batman. 




     Os poderes de Bea iriam evoluir para uma forma semelhante aos do Human Torch da concorrente Marvel, após os eventos de Invasion. 

     A personagem regressaria diversas vezes aos ranks da JLI e destacar-se-ia nas suas actividades como agente do Checkmate.






     Tora é uma das mais compassivas e generosas heróinas da DC Comics. 
Provindo de uma raça de seres mágicos, da Noruega, Tora é a princesa do seu povo. 

     Controlando e criando gelo, Tora assumiu o nome de Ice Maiden e juntou-se aos Global Guardians após o seu povo ter sido "descoberto" pelo explorador Rod Schoendienst. 
Este apresentou-a, por sua vez, ao líder do grupo, um tal de Doctor Mist. 




     Estreando-se nas páginas de Super Friends # 9, em 1977, Tora ganharia "personalidade" e destaque com o seu ingresso na JLI, juntamente com Fire. 

     Começando um tumultuoso relacionamento com Guy Gadner, Tora mudaria o seu codinome para Ice e desenvolveria uma breve "crush" pelo Homem de Aço, nos anos 90. 




     Tora descobriu a natureza divina dos seus poderes pouco antes de padecer às mãos do vilão Overmaster, em Justice League Task Force #14. 

     Ice regressaria , como um Black Lantern, em Blackest Night para assombrar o Green Lantern Guy Gadner, antes de ser efectivamente ressuscitada pela energia do White Lantern. 

     Actualmente, Ice faz parte (ou pelo menos fazia) de uma nova incarnação da JLI, que no New 52 foi criada pelo Batman e é liderada por Booster Gold.





     Existia uma Ice Maiden antes de Tora. 
O seu nome era Singrid Nansen e os seus poderes eram fruto de uma tentativa de duplicara as habilidades dos Ice People do quais Tora fazia parte. 

     A personagem marcaria a sua primeira aparição, igualmente, nas páginas de Super Friends #9, e substituiria Ice após a sua morte, nas ranks da Justice League of America, na altura liderada pela Wonder Woman. 

     Singrid regressaria ao Global antes de se juntar a uma incarnação da JLI, liderada pela Crimson Fox. 

     Capturada pelo vilão Deadly Winter, em tempos mais recentes, o seu status no New 52 permanece pouco claro, no momento.