Chefe do Crime na cidade de Nova Iorque, o "filantropo" conhecido por Wilson Fisk começou a sua carreira criminosa no Universo Marvel nas páginas, já distantes, de Amazing Spider-Man #50, corria o ano de 1967. 

     Pertencente à galeria de vilões do aranhiço, Kingpin, como ficaria conhecido, migraria, pela mão de Frank Miller, para as páginas de Daredevil e viria a tornar-se no arqui-inimigo deste. 

     Vejamos, agora, alguns dos embates entres ambos.




Tentando assumir o controlo



     Na storyline "Spiked", que decorreu do nrº 179 a 181 de Daredevil (vol 1), pudemos assistir a uma das primeiras tentativas de Fisk em ganhar, ainda mais, influência política na cidade. 
Matt, juntamente com Ben Urich, um repórter do Dailly Bugle, vão unir esforços para expor os negócios sujos de Fisk e Randolph Cherryh, o candidato à câmara da Big Apple. 

     Pelo meio, um dos grandes paixões da vida de Matt é morta. 
A ninja Elektra falece às mãos de Bullseye, que nesta altura actuava como principal assassino de Fisk. 




     Uma das melhores histórias envolvendo Daredevil e Kingpin e um exemplo em como certas batalhas são melhor disputadas como se de partidas de xadrez se tratassem e não meramente com os punhos. 




Destruindo o Homem sem Medo



     Após a sua estreia, em Daredevil #170, Kingpin vai estabelecer-se como o principal opositor de Murdock.
 Na saga "Born Again", Fisk vai fazer aquilo que nenhum homem havia logrado fazer até aquele dia, expor a identidade secreta de Matt Murdock ao público. 




     De Daredevil #227 até ao nrº 233 podemos assistir à destruição da vida privada e pública do defensor de Hell's Kitchen, enquanto, no outro contraponto, era possível visualizar a ascensão de Fisk aos olhos do público em geral. 

     Um momento que definiu a personalidade de ambos os opositores e que serviria de base para futuras histórias.




O Regresso do Rei



     Afastado do submundo de Nova Iorque e a viver, pela primeira vez, uma vida de paz e tranquilidade, Wilson Fisk ver-se-á atraído de nova para o Crime, fruto do assassinato da família com quem vivia, às mãos de uma impiedosa Lady Bullseye. 




     O regresso à grande cidade, nas páginas de Daredevil #116 (vol 2), vai levá-lo a associar-se com o seu odiado inimigo, Matt Murdock, tendo em vista vingar-se de quem lhe privou de uma vida sem ódio. 
É evidente que Fisk tentará trair o seu aliado de ocasião, mas será surpreendido pelo facto de Matt já o ter feita. 
Esta história serve de antecâmara para a saga "Shadowland" na qual Daredevil assume controle do clã assassino Hand com o intuito de conseguir pacificar, de vez, Hell's Kitchen.


Conhecem mais alguns encontros significativos entre os dois? Quais?