Mundo de Dinossauros


Cadillacs and Dinossaurs é um jogo Arcade, desenvolvido pela Capcom, em 1993, baseado em uma comic do mesmo nome e serve de tie-in para uma série, de curta duração, que havia estreado nesta altura. Este, como muitos outros títulos que a Capcom lançava, consistia em um simples Side-Scrooling Beat’em up, no qual devíamos limpar o ecrã de todos os inimigos, de forma a podermos prosseguir no dito jogo. A história era simples e assentava a premissa de um mundo futurista (cerca de 400 anos no futuro), no qual dinossauros e humanos habitavam em conjunto. Essa coexistência era pacífica até um grupo chamado Black Marketeers começar a raptar e vender dinos. 



Isto faz com que os dinossauros se tornem violentos e comecem a atacar as aldeias e as pessoas de forma indiscriminada. É neste contexto que surgem os nossos quatro heróis. Jack, Hannah, Mustapha e Mess. Cada qual possui os seus próprios atribuitos e golpes especiais. Por exemplo, enquanto Jack é o mais equilibrado das personagens, Mustapha é o mais rápido. Normalmente, podemos atacar usando os punhos e os pontapés, todavia, existem itens que podem ser usados com esse fim e que se encontram dispersos pelo mapa de jogo. Desde armas de fogo, até bastões, existe de tudo um pouco para nos facilitar a eliminação dos adversários. Não esquecer os dois ataques especiais, que nos irão salvar de inúmeros apertos. O primeiro é singular e tem um custo, a perda de energia por cada vez que é efectuado. O segundo só pode ser utilizado se estivermos a jogar a dois (o que, de si, é algo pouco usual neste género de jogos). As personagens respondem bem aos comandos que lhes são dados.



Não é por nada que CAD é considerado, por muitos, como um dos melhores jogos da Capcom e do estilo Beat’em up. Aos oito níveis gracejados por gráficos coloridos e personagens bem animadas, se junta um bom som, ritmado e adequado a toda a acção frenética que tem lugar nas aldeias arruinadas e nos bosques pantanosos. Os Adversários são acessíveis, mas não fáceis, e o jogo, todo ele não é enfadonho ou repetitivo, pois não repete situações. Os Dinosauros não surgem muito e não são jogáveis. Meros figurantes, normalmente, permanecem serenos, contudo, volta e meia, se picados, podem atacar o jogador ou os seus adversários. Este é um título interessante, que merece ser visto. Contudo, o facto de não ter saído das Arcadas torna a sua experimentação algo de difícil concretização, infelizmente.



Escrito por Ivo Silva