Mais uma semana e mais um pequeno pedaço acerca da história de Wolverine é revelado. Nesta terceira parte, vamos abordar a complicada, mas significativa, década de 90 e o impacto que esta teve na personagem. Para dar uma olhadela nas restantes partes, vá ao seguinte link e escolha a parte, desta retro, que deseja ver http://culturaeartepop.blogspot.pt/p/comics_22.html. Boa leitura.



A morte de Mariko, a Weapon X e sem adamantium

A entrada na década 90 vai ser difícil para o mutante canadiano e para os X-Men. Apanhados de surpresa pelos Reavers, os mutantes vão ser arrasados. Logan, que na altura dividia o seu tempo entre Madripoor e a Austrália, vai encontrar a base repleta destes cyborgs e, ele próprio, é derrotado e deixado a assar, crucificado, no deserto australiano. Apenas a intervenção de Jubileu vai evitar a morte de Logan. A partir desse momento, Wolvie vai andar, pelo mundo, a tentar encontrar os seus colegas perdidos. O ressurgimento do Shadow King na Ilha Muir e o regresso do Professor Xavier à Terra, vão impulsionar a reunião dos X-Men em, não apenas uma, mas duas equipas. A Gold Team era liderada por Storm e a Blue Team por Cyclops. Esta última incluía Wolverine.























Os anos 90 trazem-nos, também, novas revelações quanto ao passado de Logan. Ficamos a conhecer as aventuras de Wolverine durante a Segunda Guerra, ao lado do Captain America e da futura Black Widow. Em Marvel Comics Presents 72 a 84, é-nos mostrada a operação Weapon X, que transformou Logan na arma letal que ele é hoje em dia. Ligações com a Alpha Flight e com Sabretooth (com o qual foi colega na Team X) são aprofundadas e novos vilões, como Cyber e Omega Red são introduzidos. Em 1992, na sequência da estreia da série de animação dos X-Men, Wolverine regressa ao pequeno ecrã, com maior tempo de antena do que antes.



É nesse ano que Logan enfrenta uma das perdas mais devastadoras de sua vida, quando Mariko Yashida é envenenada pelo líder da Hand. Sem cura possível, para a sua condição, e sofrendo de dores excruciantes, Mariko pede a Logan que lhe conceda uma morte misericordiosa. Algo que, a muito custo, o mutante aceita fazer. Acabando, desta forma, com a vida daquela que foi uma das maiores paixões da sua vida. Passada toda esta dor emocional, eis que Wolverine vai sofrer nas mãos do seu antigo aliado, Magneto, uma das maiores dores físicas, de toda a sua existência. Um conflito entre os X-Men e Magneto, na base orbital de Avalon, termina quando, em um acto de fúria, Eric Lensherr, arranca todo o adamantium do corpo de Wolverine, deixando-o à beira da morte. Logan sobrevive, mas não é mais o mesmo.




 Sem o metal, Wolverine torna-se muito mais fácil de matar e começa a cair na bestialidade. Todavia, Logan descobre um facto importante acerca de si. As garras, que julgava terem sido implantadas com o adamantium, pela Weapon X, são, na verdade, parte integrante do seu corpo. Mais vulnerável do qua nunca, Logan sobrevive a ataques ferozes de Sabretooth e Cyber, enquanto evita a transformação no cavaleiro Death, pelo servo de Apocalipse, Genesis. Em 1999, bem no final do milénio, e depois de alguns anos sem o seu dito metal, Wolverine vai recuperá-lo após um duelo mortal com Sabretooth, que na altura tinha, ele próprio, adamantium a cobrir-lhe o esqueleto. Vencendo a luta, Logan vai ser transformado em Death, pelo Apocalipse, que o coloca em conflito com os X-Men. Todavia, a força de vontade de Logan e o carinho de muitos de seus amigos vai ser mais forte, que o condicionamento de Abin-Sur e o canadiano vai recuperar a sua própria personalidade.
























De realçar que, nos anos 90, com a popularidade cada vez mais crescente do género de anti-heróis, o tempo de antena de Wolvie vai disparar. Era difícil encontrar uma revista ou uma mini que não tivesse, no mínimo, um cameo do mutante. Para além das aparições nas revistas dos X-Men e na sua própria, Wolverine é presença constante em Marvel Comics Presents e chega mesmo a ser parte de um novo Fantastic Four (Com Spider-Man, Hulk e Ghost Rider), quando o original é dado como morto às mãos do Império Skrull.


Escrito por Ivo Silva