Origem e os tempos na Image
Em 1993 nascia, nas páginas do número 9 da revista Spawn, a personagem que se tornaria conhecida por Angela. Esta mulher, fruto das mentes criativas de Neil Gaiman e Todd Mcfarlane, vai ser revelada como sendo um anjo. Criada a partir da junção de diversas mulheres torturadas e cujas almas foram sacrificadas, Angela é um dos mais poderosos anjos ao serviço do reino celestial. Encarregada de eliminar todas as hellspaws existentes na Terra, Angela depressa entrará em conflito com o anti-herói demoníaco, Spawn.


























Falhando o seu objectivo de matar Spawn, a guerreira vai ser julgada pelos seus pares, aparentemente, por estar na Terra a caçar demónios sem autorização. Angela escapará à condenação, ironicamente, com a ajuda de Spawn, mas opta por tornar-se num agente livre. Quando o Deus Negro, Urizen, se liberta, da sua prisão terrena, Angela e, mais uma vez, Spawn unem-se para o parar. Algo que conseguem fazer. Angela ainda tem tempo de impedir que um grupo de anjos, liderados por Tiffany, chegue à Terra. A presença deles no plano mortal poderia dar um pretexto ao Inferno para invadir e, com isso, conduzir ao Apocalipse. Angela, todavia, é morta pelo demónio Malebolgia, durante uma incursão nos Infernos. O seu falecimento é vingado, quase de imediato, por Spawn. A guerreira teve, ainda, uma versão manga chamada de Mikaela, que surgiu no livro “Shadows of Spawn”. Angela ganhou, ainda, uma mini-série, com o seu nome, na qual era personagem principal.





Processo Jurídico e passagem para a Marvel
Criada para a Image, companhia onde os criadores detinham os direitos sobre as suas personagens, Angela vai provocar uma das maiores batalhas legais da história dos comics. O processo, pela detenção dos direitos sobre a personagem, começaria em 2002 e só terminaria dez anos mais tarde, com a vitória de Gaiman sobre Mcfarlane. Agora, detentor solitário de Angela, Gaiman vai permitir a sua inclusão no Universo Marvel. Não será a primeira vez que tal acontece, (basta ver a quantidade de antigas personagens da Image que enchem o Universo DC hoje em dia) mas não deixa de ser notícia. Angela aparecerá na Saga “Age of Ultron”, restando saber qual será o seu papel.




Escrito e Publicado por Ivo Silva