A Disney anunciou, recentemente, que irá fazer o seu primeiro filme, em 2014, baseado em personagens do Universo Marvel. A notícia foi encarada, por diversos fãs, com grande excitação e repleta de possibilidades. Qual seria o herói ou equipa que a Disney iria escolher para esta sua primeira incursão? Todas as dúvidas foram levantadas quando foi revelado que seriam os Big Hero 6 os escolhidos. Embora não muito conhecidos, ou mesmo usados, no interior do Universo Marvel, esta equipa de super-heróis nipónicos são perfeitos para o papel.























Senão vejamos, os Big Hero 6 foram criados em 1998 pelo antigo argumentista dos X-men, Scott Lodbell e pelo talentoso desenhador, Gus Vasquez. A equipa constitui a primeira a actuar, e ser natural, no Japão.  Estabelecida pelos Giri, que consistiam em oficiais e empresários que recrutavam seres super-humanos para proteger os interesses do Japão e dos seus cidadãos. Os Big tinham uma line-up bastante invulgar. 























A primeira equipa era liderada por Sunfire, um antigo X-man e o maior herói japonês. Os restantes membros eram deveras originais e coloridos. Tínhamos o antigo terrorista e líder do influente clã Yashida, o Silver Samurai. Seguia-se uma cientista, Honey Lemon, com uma bolsa que lhe possibilitava tirar qualquer coisa de lá. O génio de 13 anos, Hiro, e o seu dragão robot, Baymax. E ainda, a voadora Go Go Tomago. Embora tenham muita potencialidade, os Big apenas seriam usados em um punhado de revistas, na maioria das vezes contra outra equipa de heróis, a Alpha Flight.




Os Big teriam algumas mudanças no seu roster, com as saídas de Sunfire para os X-men e do Silver Samurai, morto pelo Wolverine. Hiro torna-se no novo líder, e novas personagens como Sunpryre, Ebony Samurai, Wasabi No-Ginger ou Fredzilla vão-se juntar à equipa.


























Com os Big é garantido que a Disney vai ter uma maior liberdade criativa. Estou confiante que, com a sua experiência, a Disney torne os Big em um franchise de sucesso. Esperemos para ver.



Escrito e publicado por Ivo Silva