Um dos mais recorrentes e importantes vilões do Black Panther, Man-Ape ou M'Baku nasceu na vila de Jabari em Wakanda. 

Um dos maiores guerreiros da nação, M'Baku tentaria usurpar a posição de T'Challa como rei aquando da partida deste para os E.U.A (onde o Black Panther se iria juntar aos Avengers). 

Unindo forças com o culto proibido do White Gorilla, M'Baku beberia o sangue místico do enorme primata albo e com isso ganharia a enorme força física do mesmo, assumindo a identidade de Man-Ape. 


 


Fazendo a sua primeira aparição nas páginas de The Avengers #62 (Vol 1, de 1969) aquando do regresso do Black Panther a casa, o vilão tentou montar-lhe uma emboscada. 

O Man-Ape lograria em aprisionar o Vision, o Hawkeye e o Black Knight antes de ser derrotado em duelo singular pelo Black Panther. 

Após esta primeira derrota, Man-Ape voltaria a atacar o Black Panther e os Avengers, mas desta feita fá-lo-ia em Nova Iorque como parte da Lethal Legion e dos Masters of Evil. 

O Man-Ape, que estaria perto da morte após um encontro com o vampiresco Morlun, acabaria por efectivamente morrer nas páginas do sexto volume do Black Panther em 2016. 

Entre os seus muitos aliados, aquele que mais se destacaria seria o seu fiel servo N'Gamo.




O seu legado continuaria com Mandla, o seu irmão mais novo. 

Este assumiria o manto de Man-Ape e a consequente liderança dos White Gorilla. 

O tempo de Mandla como Man-Ape seria extremamente curto, uma vez que ele morreria às mãos dos Midnight Angels. 

Ao contrário de M'Baku, cujos poderes tinham origem mística, Mandla obteria as suas habilidades através de meios tecnológicos (um exoesqueleto).

Para além do Black Panther e dos Avengers, o Man-Ape enfrentaria também por diversas vezes os Heroes for Hire.

O Man-Ape foi criado por Roy Thomas e John Buscema.


 
Leituras Essenciais:

The Avengers #62 (Vol 1, de 1969) - A primeira aparição do vilão.

The Avengers #78-79 (Vol 1, de 1970) - M'Baku junta-se à Lethal Legion e enfrenta os Avengers, nomeadamente o Captain America (que derrota) e o Black Panther.

Black Panther #34-35 (Vol 3, de 2001) - O Man-Ape tenta, uma vez mais, apoderar-se de Wakanda.