Parece apropriado, considerando que estamos no pico do Verão e que as temperaturas têm disparado, para níveis muitas vezes intoleráveis, que dê alguma atenção a uma personagem que tem sido bastante esquecida no meio de todo os outros e outras flamejantes que incendeiam o universo Marvel. 

Falo de Marsha Rosemberg, também conhecida como Volcana. Martha fez a sua primeira aparição nas páginas de Secret Wars #3, corria o ano de 1983 (Criada por James Shooter e Mike Zeck). 

Uma das muitas habitantes de um bairro da cidade de Denver que se viu arrastado pela entidade cósmica conhecida como Beyonder, para formar o seu Battleworld, Marsha e a sua amiga, Mary MacPherran, foram encontradas a vaguear numa das florestas daquele estranho planetóide, pelo vilão Doctor Doom. 

A necessitar de mais aliados após a partida de Galactus e a captura de Kang e de 3/4 da Wrecking Crew pelos heróis, Doom irá transformar ambas em poderosos superseres. 

Enquanto que Mary ganhou superforça e resistência, tornando-se Titânia, Martha consegui poderes vulcânicos, assumindo a identidade de Volcana. 

O duo auxiliou Doom durante grande parte da Secret War, com Martha a apaixonar-se por Owen Reece, o Molecule Man. 

Volcana provou ser uma adversária formidável, ainda que inexperiente, enfrentando diversos heróis, entre eles membros dos X-Men, dos Avengers e dos Fantastic Four. 

 

 

 

Tudo isso não apenas como uma demonstração de lealdade para com o homem que lhe concedeu as habilidades, mas também por amor. 

Volcana vai dar por si a apaixonar-se pelo poderoso, mas extremamente inseguro Owen Reese, a.k.a Molecule Man. 

Desde defender a sua honra diante da Wrecking Crew, até quase incinerar o mutante conhecido como Wolverine depois deste último ter ferido, quase fatalmente, Owen (nas páginas de Secret Wars #5 e #7 respectivamente). 

 

 

Tendo feito um acordo com a perigosa maga asgardiana Enchantress, para poder ir ao auxílio de Owen, Volcana vai continuar ao lado de um convalescente Molecule Man, durante o ataque dos heróis ao quartel-general do Doctor Doom, defendendo-o da investida de inúmeros heróis (quase esturricando o Iron Man [Jim Rhodes], não fosse a rápida intervenção do Mister Fantastic), até ser forçada a render-se após a Captain Marvel (Monica Rambeau) colocar Owen inconsciente (Secret Wars #8).

 

 

 

 O acordo de Volcana com a Enchantress terá as suas consequências uns issues mais tarde (mais concretamente em Secret Wars #12), com esta última a reclamar um preço elevado pelo serviço de teleportação prestado anteriormente. 

Com a possibilidade de um agora cósmico Doom ameaçar Asgard, a Enchantress precisa de voltar à cidade dourada. Uma vez que a distância entre o Battleworld do Beyonder e Asgard é bastante grande, a Enchantress precisava de muita energia para conjurar um feitiço de teleportação e pretendia usar a força vital de Marsha para esse efeito. 

 

 

 

Felizmente, a rápida intervenção do Lizard (cuja personalidade animalesca tinha ganho um certo afecto por Volcana) intercede, salvando a vida desta. 

Após a conclusão das Secret Wars, Martha e Owen tornam-se num casal e passam a viver uma vida tranquila, em Denver, até à vinda do Beyonder à Terra e ao começo da segunda Secret War em 1985. 

Ela estará ao lado do seu amado Owen durante grande parte desta aventura, tentando alertar os Avengers e os Fantastic Four para a ameaça interplanetária do Beyonder (Secret Wars II #9). 

 

 

 

Marsha estará presente na batalha final do seu amado Molecule Man com o Beyonder, assim como na restauração  da Terra no aftermath do embate entre ambos (nas páginas de Avengers #266, Vol 1, de 1986). 

Os dois terão direito a uma vida tranquila após estes tumultuosos eventos, até um violento e inesperado ataque perpetuado pelo Doctor Doom* (Fantastic Four #318, Vol 1, de 1988). 

 

  

 

Owen será deixado em muito mau estado, mas depressa irá recuperar, indo com Marsha para o universo do Beyonder confrontar este e o Doctor Doom (que uma vez mais desejava absorver o poder cósmico do Beyonder). 

Marsha terá a infelicidade de ser morta pela criatura conhecida como Shaper of Worlds**, antes de ser ressuscitada , quase de imediato por Owen (Fantastic Four #319). 

 

 

 

A contenda, que irá envolver também Kubik** e os Fantastic Four (Thing, Ms Marvel II e Human Torch) irá resultar na fusão do Beyonder e do Molecule Man e na criação de um novo Cosmic Cube. 

 

 

 

Marsha regressa à Terra com Doom e os Fantastic Four, totalmente desolada por ter perdido o seu querido Owen. 

Em Fantastic Four Annual #24 (Vol 1, de 1991) e após uma breve stint como superheroína (que a viu enfrentar o Wizard em Marvel Comics Presents #88, Vol 1, de 1991 e Moonstone em  Fantastic Four Annual #23, Vol 1, de 1990), Volcana, reencontrar Owen, que se separou do Cosmic Cube e regressou à Terra. 

 


 

Ambos enfrentam o mestre do som, Klaw, numa luta em que Owen ainda está fraco e Volcana evidencia novas habilidades, nomeadamente uma forma de cinza vulcânica e uma outra de magma fundido. 

O casal reencontrado não encontra o seu final feliz, todavia, uma vez existem agora diferenças que se mostram irreconciliáveis.

 

 

 

Volcana faria mais algumas aparições depois disto, na companhia da sua velha amiga, Titânia, normalmente enfrentando a She-Hulk.

 

Nota: *Este era na verdade um Doombot, como seria revelado mais tarde nas páginas de Fantastic Four #350 (Vol 1.de 1991), aquando do regresso do verdadeiro Doctor Doom à Latvéria. 

 

Nota:** Ambas as entidades cósmicas são evoluções de outros Cosmic Cubes. O Shaper of Worlds teve a sua origem no primeiro Cosmic Cube dos Skrulls, ao passo que Kubik é a personificação do primeiro Cosmic Cube terráqueo, que foi desenvolvido pelos cientistas da A.I.M (a.k.a Advanced Ideas Mechanics)

 

 

 

Leituras essenciais:

 

Secret Wars #3 a #12, Vol 1, de 1983 - Contem a origem de Volcana, a sua amizade com Titânia, assim   como o início do seu longo relacionamento com Owen Reece.

 

Avengers #266, Vol 1, de 1986 - O aftermath da Secret Wars II e as consequências da batalha entre o Molecule Man e o Beyonder. 

 

Fantastic Four #318-319, Vol 1, de 1988 - Volcana morre neste arco, sendo felizmente , ressuscitada quase de imediato pelo Molecule Man (talvez esteja aqui a génese do upgrade de poderes que Marsha vai evidenciar mais para a frente).

 

Marvel Comics Presents #88, Vol 1, de 1991 - Volcana frente a frente com o Wizard. 


Fantastic Four Annual #23-24, Vol 1, de 1990/91 - A breve stint de Volcana como heroína continua. Com novos poderes a serem manifestados em batalhas contra Moonstone II (Karla Sofen) e Klaw.