Também conhecido pela denominação P Mecha Zangief-F (Metal Zangief nos E.U.A), esta versão robótica do Red Cyclone fez a sua estreia no mundo dos jogos de vídeo em 1999, no duplo papel de cor alternativa e versão mais poderosa (mas lenta) da personagem original. 

Originalmente um Zangief cinza e prateado, com olhos escarlates, o Mech-Zangief era incapaz de bloquear os ataques dos adversários. 

Essa fraqueza seria compensada pela semi invencibilidade que lhe era concedida pela Super Armor (uma técnica que impedia que os adversários conseguissem derrubá-lo ou colocá-lo a ver estrelas) e pela possibilidade de usar um ataque de distância, o Vodka Fire.


 


A juntar a essas duas técnicas, que o próprio Zangief não possuía, P Mecha tinha ainda o devastador hyper combo apropriadamente apelidado de Siberian Blizzard. 

Mech-Zangief marcaria presença em Marvel vs Capcom  (2000) e SNK vs Capcom Card Fighters DS (2007), surgindo sempre na condição de personagem secreta. 

Seria nesse último jogo que se faria referência, pela primeira vez, à backstory de Mech-Zangief, apresentando-o como o resultado de experiências levadas a cabo pela Shadaloo no verdadeiro Zangief. 

Essa origem, bem como o design da personagem seriam alterados após a sua cameo em Street Fighter IV (2009). 

Nesse jogo, Mech-Zangief, que é um fato alternativo de Zangief, tendo um aspecto bastante mais robótico.


 


Essa história seria expandida na comic Street Fighter Unlimited #10 e no jogo Street Fighter vs Tekken (2012) que o apresentam como sendo um Monitor Cyborg (como aqueles vistos no filme animado do Street Fighter) alterado para enfrentar o Red Cyclone. 

O corpo do Mech-Zangief foi reforçado com titânio, para o tornar mais resistente e o robot simula na perfeição o estilo de luta do wrestler russo. 

Bem, quase na perfeição, pois Mech é incapaz de efectuar o Banishing Flat. 

A personagem apareceria pela última vez em 2012, fazendo um breve cameo em Street Fighter vs Tekken.