Um Morlock albino com uma mutação que lhe concedeu uma aparência dantesca, Caliban foi criado por Chris Claremont e Dave Cockrum, fazendo a sua estreia em Uncanny X-Men # 148, de 1981. 

A capacidade de Caliban em "sentir" a presença de outros mutantes, bem como a natureza dócil e infantil da sua personalidade, fizeram com que a líder dos Morlocks, Callisto, se servisse dele para aumentar ainda mais o número da já numerosa comunidade mutante que habitava o subsolo de Nova Iorque.



Contudo, e mesmo rodeado pelos seus pares, Caliban era um mutante solitário e desejoso de companhia, pelo que numa das suas múltiplas incursões ao mundo da superfície vai detectar e consequentemente apaixonar-se pela jovem X-Man Kitty Pryde, a.k.a Shadowcat. 

Caliban vai inocentemente tentar levar a rapariga consigo, no entanto falha graças à intervenção de Storm, Dazzler e da Spider-Woman. 



Este seria o primeiro encontro dos X-Men com os Morlocks. Após esses eventos e depois de uma breve escaramuça entre ambas as facções, Storm assume a liderança dos Morlocks de forma a colocar um ponto final nos constantes raptos perpetuados pela comunidade subterrânea. 

Callisto discorda e usará a paixoneta de Caliban por Kitty, bem como a promessa de a tornar sua noiva, como desculpa para o rapto da mesma e com isso forçar Storm a devolver-lhe o controlo dos Morlocks.



Felizmente Caliban percebe o erro dos seus actos. Kitty não só nunca o amará, como pertence aos X-Men e não aos Morlocks. 

Com isso o plano de Callisto cai por terra, ao mesmo tempo que Storm reafirma a sua posição como líder não só dos X-Men, mas também dos Morlocks.

Segui-se-á um momento traumático na vida de Caliban e que o definirá para sempre como personagem. Durante a saga "Mutant Massacre" os Morlocks serão quase exterminados pelos Marauders, um grupo de mutantes assassinos, enviados por Mister Sinister. 



Com os X-Men e Thor a enfrentarem os Marauders, tentando reduzir o já elevado número de casualidades, Caliban, juntamente com o companheiro Morlock Leech, irá ter um terrífico encontro com o sanguinário Sabretooth. 

Refugiando-se de Sabretooth num dos inúmeros túneis da comunidade, Caliban e Leech vão ser encontrados e resgatados pelos X-Factor.

Caliban irá mesmo integrar o grupo, contudo durante "Fall of the Mutants", o Morlock agora marcado pela experiência vivida nos túneis vai aceitar o convite de Apocalypse de se tornar num dos seus Horseman e com isso abandona os X-Factor. 



Apocalypse efectivamente aumenta a força e resistência do mutante franzino, tornando-o na nova incarnação de Death, após a partida tempestuosa do anterior detentor do cargo...

Como Death, Caliban vai procurar vingança pelos eventos de "Mutant Massacre" ao perseguir e derrotar Sabretooth. 

Ao mesmo tempo, Caliban vai superar em combate o seu antecessor, Warren Wortinghton, que agora dava pelo nome de Archangel. 



Servo fiel de Apocalypse, será após os eventos de "X-Cutioner´s Song" que Caliban irá libertar-se da influência do seu antigo mestre. 

Nesse período Caliban irá juntar-se à X-Force, tornando-se grande amigo de Cable e ajudando a equipa em batalhas contra Sinister, Sabretooth e Onslaught.

Contudo, Apocalypse eventualmente regressaria à vida do Morlock. Capturando-o, Apocalypse vai modificar Caliban uma vez mais, desta feita dando-lhe a capacidade de telepaticamente espalhar doenças onde quer que fosse.



 Renomeado de Pestilence, Caliban vai-se ver outra vez em conflito com os X-Men, durante a saga "The Twelve". 

A derrota e aparente morte de Apocalpyse às mãos de Jean Grey e Cable, irá libertar Caliban cujos infortúnios não irão contudo cessar.

O Morlock irá ser capturado pela organização anti-mutante Watchtower que pretendia usar o seu dom como uma forma mais eficaz de caçar mutantes. 

Salvo pelos X-Men, Caliban será um dos 198 mutantes sobreviventes aos eventos do M-Day, que irá reclamar as habilidades e em muitos casos a vida de todos os outros. 

Será nesta altura que Caliban vai voltar a juntar-se à X-Force. 

Esta nova versão, liderada por Wolverine, funcionava como uma espécie de "black-ops" dos X-Men e tinha sido criada por Cyclops com o propósito exclusivo de terminar com as ameaças antes que elas começassem. 

No decurso de uma batalha contra a Lady Deathstrike e os Reavers, Caliban irá sacrificar-se para salvar a vida do seu colega de equipa, Warpath.



Eventualmente, e como estamos a falar de Comics, Caliban será temporariamente ressuscitado como um zombie tecnorgánico durante a saga "Necrosha".