Peggy Carter era uma dedicada agente americana que trabalhava com a Resistência Francesa, atrás das linhas inimigas, durante a Segunda Guerra Mundial. 
A personagem, criada por Joe Simon e Jack Kirby, marcaria a sua primeira presença, numa comic, no primeiro número de Captain America Comics, de 1941, com o nome de código, Agent 13. 
Peggy era a agente destacada para o importante Projecto Rebirth, que transformaria Steve no supersoldado que viria a ser conhecido como Captain America. 
Incapaz de parar o espião nazi responsável pela morte do criador da fórmula, Agent 13 voltaria à ribalta pelas mãos capazes de Stan Lee e, novamente, Jack Kirby.
Estes iriam defini-la como a tal combatente em França e como interesse romântica de Steve Rogers, durante a Guerra. Depois da estreia no nrº 75 de Tales of Suspense, seria só passado dois números mais à frente, que a agente seria apresentada como Peggy Carter.
 Corria o ano de 1966.





     Inicialmente, irmã da mais conhecida Sharon Carter (também Agent 13, mas da SHIELD), devido às discrepâncias temporais, Peggy passará a ser a sua tia mais velha. 
Ressurgindo, na era moderna, no número 88 de Tales of Suspense, Peggy juntar-se-ia à SHIELD e serviria de inspiração para a sobrinha, a tal Sharon.
 Descobrindo que Steve não só estava vivo, como também, mantinha a sua juventude e vitalidade, Sharon irá sofrer um esgotamento nervoso que a colocará à mercê do vilão Drº Faustus. 
Todavia, graças a Steve e Sharon, Peggy vai escapar ilesa à terrivel provação. 
Eventualmente, Peggy irá conformar-se com o que aconteceu com Steve e tornar-se-à uma das suas maiores confidentes, chegando a servir no staff técnico (como oficial de comunicações) dos Avengers. 
Carter iria falecer, recentemente, de velhice, em Captain America nrº 1, de 2011.





     Peggy tem sido uma personagem de destaque no universo cinematográfrico da Marvel, contando com inúmeras cameos em filmes como Avengers e Captain America. 
Essa versão de Peggy teve direito a uma comic one-shot, em 2013, de nome Agent Carter. 
Uma série televisiva, com o mesmo nome, está em vias de sair.


Escrito por Ivo Silva