Max Dillon trabalhava para uma empresa de electricidade quando, certo dia, foi, acidentalmente, vítima de uma intensa descarga energética. Este acidente mirabolante não ceifou a sua vida, como deveria, mas antes, tornou-o em um gerador vivo. Dotado de poderes espantosos, Max é limitado, apenas, pelo uso que faz deles. Em vez de tomar um lugar, para si, entre os maiores da Terra, Dillon opta por tornar-se em um vilão. Usando as suas habilidades para assaltar bancos e conseguir dinheiro rápido, Max, que havia adoptado o nome de Electro e envergava um pomposo uniforme amarelo e verde, depressa, entra em conflito com a vasta comunidade heróica que graceja as ruas de Nova Iorque. Electro teria o seu primeiro confronto com um desses heróis em The Amazing Spider-Man nrº 9, corria o ano de 1964. 



Apesar de ter vencido Spider-Man com relativa facilidade, neste seu primeiro encontro, Dillon acabaria por ser derrotado e entregue à polícia, no final. Muitos foram os confrontos com o aranhiço com o passar dos anos e grande foi, também, o acumular de derrotas. Max tentou infernizar a vida de outros heróis, nomeadamente o Daredevil, Captain America e os Fantastic Four, todavia, o resultado foi sempre o mesmo. Dillon uniu esforços com outros vilões, na esperança que isso aumentasse a sua chance de sair vitorioso. Primeiro os Sinister Six, juntamente com outros vilões de Spider-Man, e mais tarde os Frightful Four ou os Emissaries of Evil (nesta última chegou mesmo a assumir uma posição de liderança). Nenhuma destas participações, contudo, teve os resultados desejados. 




O momento de glória acabaria por chegar. Financiado por organizações terroristas da cavalgadura da I.M.A e Hydra, Max vai ver o controlo sobre o seu poder, crescer exponencialmente. Todavia, e como sempre, Electro irá desaproveitar esta oportunidade de ser alguém (Magneto, na altura líder da Brotherhood, ponderou em incluí-lo na formação. Quanto mais não fosse para poder controlar melhor todo o seu potencial.), perdendo o controlo sobre as suas habilidades amplificadas. Existem diferentes versões do vilão. Uma delas foi, recentemente, usada no filme Amazing Spider-Man 2. Trata-se do Ultimate Electro, cujos poderes resultaram de experimentos da Oscorp. Este Max trabalha como enforcer para o Kingpin e é composto de electricidade pura. (Isto nas comics da linha Ultimate)Temos ainda a filha de Max, Aftershock, do universo futurista MC2 , que serve de antagonista para May Parker, a Spider-Girl. Por último, destaco dois Electros ideologicamente bem diferentes e que partilham zero ligação com Max, com excepção, em um dos casos, pelo uniforme. Um é agente comunista e surgiu nas páginas de Captain America nrº 78 (vol 1), como uma antagonista para o herói listrado, e o outro é nazi. Pior, é filho do infame Caveira Vermelha e surge na série de animação de Spider-Man, dos Anos 90.



Para aqueles que desconhecem este vilão do aracnídeo, aqui ficam algumas das leituras essenciais relactivas à personagem:



Fantastic Four nr º 218, vol 1 – Recrutado pelo Wizard para servir como substituto de Thundra, nos Frightful Four, a Max será dada a tarefa de personificar Johnny Storm, como parte de um elaborado plano para destruir o FF. A intervenção de Spider-Man e um habilidoso “jogo de mangueira”, por parte de Reed Richards, irá colocá-lo, todavia, K.O, como sempre.



New Avengers nrº 1, vol 1 - Contratado (supostamente) pela Madame Hydra, que na verdade era uma agente Skrull, Dillon tinha a tarefa de provocar uma fuga em massa. Electro irá realizar a sua missão com sucesso e mais de 40 vilões irão colocar-se em fuga. No entanto, houve um senão. A respectiva fuga conduziu à formação dos New Avengers. Esses mesmos Avengers iriam perseguir e capturar um tremendamente assustado Max.




Amazing Spider-Man 423 a 425, vol 1 - Meses após ter, literalmente, iluminado os céus de Nova Iorque, Electro tinha regressado à mó de baixo, até que, lhe surgirá uma proposta de um upgrade de poder, em troca de agir como enforcer para o senhor do crime conhecido somente como Rose. Max aceitará de pronto. Super-carregado, Dillon irá impor uma humilhante derrota ao escalador de paredes, tendo-o levado mesmo a pedinchar por misericórdia. Pelo caminho, e antes de, mais uma vez, perder controlo da situação, Max vai derrotar o mutante mais poderoso na época, Nate Grey. (vindo directamente da Age of Apocalipse)





Na Saga “Ends of The Earth”, que se iniciou em Amazing Spider-Man nrº 682 (vol 1), os Sinister Six, chefiados pelo infame Dr Octopus e dos quais Max fazia parte, tinham o Mundo à sua mercê. A sua única oposição eram os Avengers liderados pelo nosso amigo aranhiço. Para enfrentar uma equipa muito mais poderosa que a sua, Otto vai elaborar, à la Batman, um conjunto de medidas para anular os heróis. Demasiado confiante, Electro irá, contra o seu próprio julgamento, atacar o Deus do Trovão, Thor. Uma escolha de adversário, não muito inteligente, visto que o asgardiano controla o elemento predominante em Dillon. Em um piscar de olhos temos Electro a ser projectado para o espaço sideral, cortesia de Mjolnir. Numa desforra, em Avenging Spider-Man nrº 18, Electro vai ser convertido em energia negativa e mataria Thor, não fosse a rápida intervenção do aranhiço.

Escrito por Ivo Silva