Atlus é a empresa tradicional japonesa responsável por trazer até nós o spin-off de Shin Megami Tensei, Persona 4, o sexto aclamado jogo da série RPG Persona para a Playstation 2. 




Antes de mais, vale ressaltar que o jogo é enorme. Existem tantos elementos diferentes num só jogo que fica complicado logo no início perceber que tipo de jogo é. Portanto, preparem-se para uma jornada bastante intensa através de escolas, ruas, castelos, lojas e – como se já não bastasse – televisões.

Persona explicado para mais leigos é jogado através de um sistema de combate em RPG por turnos, e uma combinação de controlo de uma vida pessoal com treino de personas (demónios) que podem ser utilizados durante as batalhas.
 
No decorrer da campanha, o jogador acompanha a história de um ano em que o personagem principal, um adolescente da cidade, é enviado pelos pais para casa do tio no interior. É aqui que coisas bizarras começam a acontecer: uma pessoa é morta de maneira misteriosa e aparece pendurada numa antena de TV. 
 
Como se isso não fosse já suficiente, corre uma lenda urbana sobre uma enigmática programação de televisão que só trasmite a emissão à meia-noite de dias chuvosos.  
 
E assim, o que podia ser uma simples vida de estudante na aldeia, torna-se numa investigação entre amigos quando descobrem que um assassino anda a atirar pessoas para dentro do mundo da televisão, e ao final de alguns dias de chuva, a chegada do nevoeiro resulta no aparecimento do corpo da vítima.
 
 
 
 
 

O sistema de jogo é dividido entre o dia-a-dia em que vão às aulas e desenvolvem relações e amizades com outras pessoas, executam trabalhos e exploram a cidade de Inaba, enquanto tentam salvar a próxima vítima que é atirada para a televisão.

Persona 4 distingue-se, entre tantos atributos, pelo seu sisterma de jogo que é capaz de ser ao mesmo tempo original e empolgante. O jogo consegue apresentar um enredo cativante e ainda oferecer uma sensação de liberdade, já que as opções de ação são inúmeras: devo ir lutar contra o mal, sair com os amigos ou estudar para os exames? 

A sequela já foi anunciada para a Playstation 3, no entanto este jogo foi relançado como P4 Golden para a PS Vita e é lá que podem encontrar o jogo atualmente. Persona 4 é um jogo que ainda demora umas boas 70 horas a terminar.