Introdução:
Uma das melhores séries de Anime que alguma vez tive a oportunidade de ver a ser emitida na televisão portuguesa foi, sem dúvida alguma, Samurai X. Nela, conta-se a história de Kenshin, o samurai errante, que procurava paz para si e para os outros, como forma de atenuar pecados passados. Pelo caminho encontrará inúmeros aliados que partilham, na maioria das vezes, dos seus ideais e objectivos. Escrita e ilustrada por Nobuhiro Watsuki, corria o ano de 1994, a manga, rapidamente, ganhou uma versão animada, desenvolvida pelos estúdios Gallop, até ao episódio 66, e Deen, a partir daí. Embora esteja repleta de grandes momentos, trago-vos aquele que considero ter sido um dos mais relevantes.

Samurai X Episódios 57 – 60
Os membros do Juppongatana espalhavam o chaos por Quioto, onde o Bando Oni, juntamente, com a herdeira do estilo Kamiya Kasshin, Kaoru, e o seu protegido, o jovem Yahiko. A verdadeira batalha, contudo, decorria noutro local. Kenshin , Sanosuke e Saitô adentraram na fortaleza oculta de Shishio, o líder da organização, com o objectivo claro de o parar definitivamente. Seguem-se exaustivas batalhas contra os mais fortes membros das 10 espadas, mas os heróis saem vitoriosos. Kenshin confronta Shishio , mas não só está exausto, devido às duas lutas anteriores, como tem a desvantagem do seu adversário ter conhecimento da sua técnica. 



A luta, curta, mas brutal termina com Kenshin a ser arrasado por uma violenta explosão causada por Shishio. Com o samurai aparentemente, morto, Saitô intervém, mas Shishio, um passo à frente, antecipa-se e derrota o antigo membro dos Shinsengumi. Mesmo Sano, com toda a sua força não faz qualquer mossa no vilão e, também, ele é vencido. A vitória parece inevitável para Shishio, agora que todos os seus oponentes estão aniquilados. Aoshi, antigo membro do Bando Oni e das 10 Espadas, surge diante dele, desafiando-o pelo título de mais forte. O seu propósito é, no entanto, outro, pois Aoshi só pretende ganhar tempo até que Battosai se consiga recuperar. 

























O espirito de luta de Kenshin é tão forte que desperta, graças a este esforço do seu antigo inimigo. Mesmo cansado, Kenshin usa a técnica secreta do estilo Hiten Mitsurugi que nem mesmo Shishio consegue contra atacar. Desesperado, o vilão recorre a usar a sua própria amada, Yumi, como forma de atingir o Esquartejador. Mesmo assim, perde, pois ao ignorar o limite de 15 minutos imposto pelo médico, o corpo ferido de Shishio entra em combustão espontânea. Shishio, o demónio, como era apelidado, tem uma morte pelo mesmo fogo que deu origem a esta sua cruzada insana.





Deixo-vos ficar com esses mesmos episódios aqui. Divirtam-se relembrando, ou descobrindo, Samurai X.