quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Marvel Horror - A casa das sombras!

 

 

 

 

 

Nas páginas de ROM #5 (Vol 1, de 1980) somos presenteados com um adversário bastante incomum, mesmo para os padrões dos Spaceknights. 

ROM, o cavaleiro espacial de Galador que veio para a Terra com a missão de parar a invasão em curso dos Dire Wraiths, criaturas alienígenas de maldade pura, vai dar por si a encontrar refúgio no interior de uma estranha casa abandonada. 

 

 

 

O cavaleiro espacial, que se encontrava na companhia dos dois únicos humanos que acreditavam nele e na sua missão, estava a ser perseguido por outros humanos, os quais estavam a agir, sem saberem, sob a influência dos Dire Wraiths (eles eram capazes de assumir identidades humanas).  

Estes humanos acreditavam que ROM não era mais do que um robot espacial homicida, cuja única satisfação vinha da morte de seres humanos (ROM usava o seu neutralizador para banir os Dire Wraiths, mas para o humano comum parecia que os estava a matar). 

 

 

 

Steve Jackson e Brandy Clark viram, em primeira mão, os alienígenas na sua forma base, quando esta última foi raptada pelos mesmos. 

 

 

 

Pelo meio, ROM vai derrotar um aliado involuntário dos Dire Wraiths, um criminoso comum chamado Archie Stryker, que ostentava a armadura do cavaleiro espacial Firefall (ROM #4, Vol 1, de 1980). 

 

 

 

Para além dos humanos, e bem mais perigosos que eles eram os demoníacos Hellhounds. 

Canídeos modificados pela magia negra dos Dire Wraiths. 

 

 

 

Ora será neste cenário que o trio se encontrará dentro de uma pequena habitação, aparentemente devoluta, no meio de nenhures. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este local de aparência inofensiva faz com que os três baixem a guarda e adormeçam. 

 

 

 

Contudo, e graças a um sonho profético (no qual ROM viu o Doctor Strange a combater o que parecia ser esta mesmíssima casa), o cavaleiro espacial vai despertar. 

 

 

 

 

 

 

 

Despertar a tempo de impedir que a dita casa, o consumisse a ele e aos seus aliados humanos. 

 

 

 

 

 

Revelada como sendo um alienígena chamado Dweller in the Shadows, a casa tenta tornar ROM seu aliado, revelando ter morto inúmeros Dire Wraiths aquando da sua fuga da dimensão paralela à do Limbo*

 

 

 

Contudo, ela esbarra no facto do cavaleiro não só não matar os seus oponentes (ele limita-se a bani-los para o Limbo), como também a  este não ter intenção de governar os humanos ou aliar-se a uma criatura tão maligna como o Dweeler. 

 

 

 

 

 

Mesmo servindo-se da sua magia infernal, o Dweeler não é capaz de vencer ROM, sucumbindo quando este se serve do seu neutralizador e, com isso, sendo banido para as profundezas do Limbo. 

 

 

 

Curiosamente, o Dweeler tinha feito a sua primeira aparição nas páginas de Strange Tales #120 (Vol 1, de 1964), sendo apresentado na altura como uma casa assombrada. 

 

 

 

 

 

Nesta história vamos ver um repórter chamado Allan Stevens a decidir passar a noite no interior da dita casa de forma a provar que a fama da casa é infundada. 

No meio da multidão que assiste a este espectáculo televisivo, está o Doctor Strange. 

 

 

 

O mago envia a sua forma astral para a casa, procurando seguir de perto Allan. 

Contudo, uma força poderosa impede a sua entrada, forçando Strange a servir-se do poder o seu amuleto** para conseguir ver o que estava a acontecer no interior da habitação. 

 

 

 

Ao vislumbrar a captura de Allan por forças misteriosas, Strange decide intervir directamente, entrando na habitação e confrontando as forças demoníacas no seu interior. 

 

 

 

 

 

 

 

Vencendo com facilidade os poltergeists que se manifestam no seu caminho, Strange vai confrontar o Dweeler in the Shadows, uma criatura de outra dimensão que tem a forma de uma casa, mas que verdadeiramente não o é. 

 

 

 

Forçando-o a soltar Allan, Strange bane o Dweeler para a sua dimensão natal, a mesma onde este permaneceria até ser libertado da mesma, e trazido de volta ao plano terrestre, pela magia dos Dire Wraiths. 

 

 

 

Curiosamente, o Dweeler regressará à Terra uma vez mais nas páginas de Doctor Strange: Sorceror Supreme Annual #2 (Vol 1, de 1992). 

A casa demoníaca servirá como prova de fogo para o aprendiz de Strange, o também alienígena Rintrah. 

 

 

 

Ostentando os mesmos apetrechos místicos que Strange havia usado, aquando do seu primeiro encontro com o Dweeler, Rintrah vai conseguir derrotar facilmente a criatura, que desta feita assume a identidade de um apartamento assombrado, como forma de atrair novas vítimas.  

 

 

*Nota: O Limbo é uma dimensão governada por Immortus, uma versão mais velha de Kang, o conquistador. 

Para além de Immortus, nesta dimensão residem ainda o gigante Tempus e a raça dos Space Phantoms. 

 

**Nota: O amuleto que Strange usa nesta altura é o amuleto de Agamotto, que nada mais é do que uma versão menos poderosa do olho de Agamotto.  

 

Sem comentários:

Enviar um comentário