quinta-feira, 20 de outubro de 2022

DC Horror - O Décimo Círculo


 
 
 
Esta nossa história começa com Manitou Raven, um dos mais recentes recrutas da Justice League of America, a ser capturado por uma sinistra força , manifestada por um bando de morcegos (JLA #94, Vol 1, de 2004), algures nas badlands da Austrália. 

Entretanto, Batman depara-se com um estranho círculo e uma jovem assassinada num beco em Gotham, ao passo que o Superman é atacado por uma criatura encapuçada que se dá pelo nome de Grunt, nas ruas de Metropolis. 

 

 

 

Embora forte, Grunt prova não ser capaz de ferir ou derrotar o homem de aço. 

Com a derrota do vilão iminente, uma jovem rapariga chamada Nudge, também ela encapuçada, intervém. 

Usando os seus poderes de persuasão, ela consegue dominar a mente do Superman e, junto com mais indivíduos encapuçados, procedem à captura do nosso herói. 

 

 

 

O Flash (Wally West) procura uma jovem meta-humana, chamada Ronnie Watson, em Keystone City, mas aquilo que encontra é mais um símbolo circular, semelhante ao encontrado pelo Batman em Gotham. 

Perante os raptos e assassinatos de jovens meta-humanos que estão a acontecer e a presença dos misteriosos símbolos nos locais dos crimes, o morcego decide convocar a restante JLA (Flash, Martian Manhunter, Wonder Woman, Green Lantern e Atom), a qual depressa se separa em grupos menores, na procura por respostas para estas questões.

 

 

 

Superman, entretanto, é levado para uma decrépita mansão, nos subúrbios de Metropolis, onde é mordido pelo mestre da dupla que o capturou momentos atrás. 

O nome deste mestre vampiresco é Crucifer (num trocadilho entre Lucífer e Crucifixo). 

Aparentemente transformado num vampiro, o nosso herói é enviado por Crucifer para capturar uma outra nova integrante da JLA, a psíquica Faith. 

Coisa que faz com facilidade. 

Em JLA #95 é revelado que embora ostente marcas no pescoço, Superman não foi transformado num vampiro, uma vez que o mero provar do seu sangue provocou náuseas a Crucifer. 

Ainda assim, o vampiro detém controlo absoluto sobre a vontade do kryptoniano. 

 

 

 

O Green Lantern, a.k.a John Stewart, depara-se com mais jovens a serem levados para uma carrinha e rapidamente intervém, iniciando um  confronto com outro meta-humano aliado de Crucifer, Vortex. 

Dono de uma voz arrasadora ,ao estilo da Black Canary, o Vortex vai atacar John. 

Contudo, o Green Lantern consegue conter o jovem. Pelo menos até à aparição de Nudge, que o tenta persuadir da mesma maneira que o fez com o Superman. 

Felizmente, para John, a força de vontade dos Green Lanterns é bastante poderosa, pelo que o herói esmeralda consegue resistir a Nudge. 

Contudo, nem ele, ou as suas construções, aguentam um ataque combinado de ambos os vilões. 

Estes aproveitam a quebra de foco de John para fugir, com o Green Lantern a ser impedido, por membros da Doom Patrol de perseguir os vilões. 

 

 

 

A Wonder Woman chega com novidades acerca dos símbolos encontrados. Eles pertencem a um grupo de vampiros da Grécia antiga, que já cruzaram caminho com a rainha Hipólita (mãe da Wonder Woman), chamado de Décimo Círculo. 

Estes grupo de poderosos vampiros detêm grandes poderes místicos e foram banidos, a custo pelas Amazonas. 

Diana tenta descobrir a forma como as irmãs derrotaram o círculo, mas recebe uma inesperada visita do ainda dominado Superman, que sem ela se aperceber, destrói os manuscritos antigos que ela estava a estudar. 

 

 

 

Os outros membros da Liga não tem mais sorte que Diana, com Batman a ser alvejado e capturado pelo culto quando ia reinspecionar o beco em Gotham, e Atom a ser capturado por umas estranhas criaturas enquanto investigava uma estranha cidade microscópica, numa pista relacionada com o caso. 

Em JLA #96, Atom depara-se com uma estranha civilização, ao passo que o Batman consegue escapar aos seus assaltantes, que se revelam como sendo vampiros, usando uma estaca de madeira para destruir um deles. 

 

 

 

O morcego salva ainda um polícia, que estava a ser usado pelos vampiros e já tinha sido mordido, ao queimar as feridas dos caninos vampirescos com uma cruz que Alfred lhe havia dado no início da noite (ao estilo daquilo que pode ser vistos nos filmes do Drácula da Hammer). 

 

 

 

A Wonder Woman é atraída para a mansão de Crucifer, pelo Superman. Diana consegue fazer frente a um lento Superman, e um conjunto de vampiros serventes de Crucifer, graças à ajuda oculta de Nudge (que nesta altura está com segundos pensamentos para com Crucifer). 

 

 

 

A Amazona consegue decapitar dois vampiros e afastar Superman, tempo o suficiente para atirar a espada na direcção do coração de Crucifer. 

Infelizmente, tal manobra não resulta na destruição do lorde vampiresco, que usa a mesmíssima espada para trespassar a nossa heroína. 

Nesta edição é revelado que Nudge, Grunt e Vortex são jovens meta-humanos que estariam a ser recrutados pelo Chief da Doom Patrol, antes de um incidente os levar até Crucifer. 

O mesmo abandona o corpo da Wonder Woman, algures no deserto, não a tendo convertida em vampira devido ao sangue divino que corre nas veias da Diana. 

 

 

 

A Wonder Woman está gravemente ferida, mas consegue dar informações úteis ao resto da Liga, enquanto Batman descobre o envolvimento da Doom Patrol nesta história. 

Crucifer e o resto dos seus servos apoderam-se da população da cidade de Barnes, com o objectivo claro de trazer de volta ao plano terrestre, os restantes membros do Décimo Círculo (JLA #97).

 

 

 

A Liga, liderada pelo Batman, invade o quartel-general da Doom Patrol, onde se depara inicialmente com Nudge e Grunt. 

Ambos fugiram da mansão do vampiro graças às acções de Vortex, e procuravam o apoio do resto da Doom Patrol, quando são surpreendidos pela Liga. 

Segue-se a típica batalha entre heróis, que termina com o duo capturado e com a Liga a ficar frente a frente com a Doom Patrol. 

Entretanto, a Wonder Woman continua demasiado fraca para intervir, ao passo que Superman continua paralisado na mansão do vampiro, a aguardar o regresso do seu mestre. 

Vortex tenta ajudar Kal a quebrar o controlo mental do vampiro, mas é atacado por um dos servos vampirescos de Crucifer. 

 

 

 

Infelizmente, para o vampiro, este logra em retirar a máscara que cobre a face de Vortex, expondo-o a uma espécie de olhar de penitência, e permitindo ao jovem eliminá-lo. 

Crucifer, por sua vez, confiante que os seus planos correm na perfeição, inicia o ritual para devolver o resto do Círculo à Terra, ao sacrificar parte da população de Barnes e usar outros, com o gene meta-humano, como receptáculos para os vampiros exilados (JLA #98). 

 

 

 

Os planos do vilão depressa são desmontados, quando a Liga (Batman, Green Lantern e Flash) e a Doom Patrol ( Robotman, Negative Man, Nudge e Grunt) chega ao local, impedindo a cerimónia de chegar à sua terrível conclusão. 

Embora, invulnerável a ataques físicos (fruto ter o seu coração escondido noutra dimensão, conforme o revelado em pistas nas edições passadas de JLA), Crucifer depressa se apercebe que os seus escravos meta-humanos e as suas hostes vampirescas de pouco servem contra o poder combinado dos heróis, pelo que procede em bater em retirada rumo à sua mansão. 

 

 

 

Lá ele depara-se com a Wonder Woman novamente, pelo que uma vez mais envia o Superman para lutar no seu lugar, sobrevivendo ainda a outro empalamento no peito, desta feita levado a cabo pelo Vortex. 

O ainda domindado Superman vence a Wonder Woman, deixando-a à mercê de Crucifer, que desta vez não hesita em a morder. 

Contudo, e para sua surpresa, ele não estava a lidar com a Wonder Woman, mas com o Martian Manhunter. 

O choque do sangue marciano distrai Crucifer, libertando Superman que procede a trespassá-lo com o punho, servindo-se da cruz do Batman. 

Para surpresa de Crucifer, este ataque destrói-o totalmente, uma vez que o Atom e a Elasti-Girl (da Doom Patrol) encontram o coração oculto do vampiro na cidade microscópica referida anteriormente, deixando-o finalmente vulnerável a dano.

 

 

 

Manitou, entretanto resgatado, revela ter sido fundamental em garantir a fuga de Nudge da mansão e em alertar a Liga, via pequenas pistas (uma delas seguida pelo Atom). 

A ameaça do círculo parece encerrada, embora um dos servos de Crucifer, o meta-humano Wormhole, tenha conseguido fugir e esconder-se na base da Doom Patrol, onde procedeu a libertar três meta-humanos detidos nas celas do quartel-general, cujos corpos usou para servir de hospedeiro para três vampiros do Círculo (Doom Patrol #1, Vol 4, de 2004). 

Barrage (capaz de potentes rajadas energéticas) vai estilhaçar a forma energética do Negative Man e derrubar facilmente a Elasti-Girl, ao passo que a Ruber-Maid (com poderes elásticos) e o metálico e superforte Megalith vão conter o Robotman. 

O trio revela-se imune aos raios solares, após terem sido expostos a isso pelo jovem Vortex. 

Ainda assim e graças ao Chief, Nudge e Faith (que entretanto havia recuperado da mordida sofrida e se havia juntado à Doom Patrol) conseguem forçar, com um empurrão psíquico, os três vampiros para fora dos seus hospedeiros, efectivamente destruindo as malignas criaturas (Doom Patrol #2). 

A Patrol, juntamente com a Liga voltam à mansão de Crucifer, em busca de Wormhole. 

Os heróis são bem sucedidos nessa sua missão, com Elasti-Girl a deduzir que Wormhole era, também ele, um vampiro com Crucifer. 

Após afastar Batman, com facilidade, o vilão será exposto à luz solar, o que o irá destruir por completo. 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário