Esta pérola da Sega Saturn tem um rol muito interessante de personagens. Algumas juntam-se a nós automaticamente, como parte do desenrolar da história. 
 
Outras é necessário um pouco mais de esforço e temos que as salvar durante as batalhas, ao estilo daquilo que se sucede em Fire Emblem. É o caso de Irene, uma monge ameaçada por uma quadrilha de malfeitores ou Hayward, um arqueiro élfico que se vê envolvido numa das nossas muitas lutas com o culto Bulzone.  
 
Também há aquelas, como Ratchet, com quem é preciso falar mais que uma vez no decurso da história. 
 
Depois temos os casos mais bicudos e bizarros. 
 
 
 
 
 
Vejamos Frank. Um lobisomem que encontramos na segunda cidade do jogo, Frank apenas se juntará à nossa party se o arrastarmos (e digo isto no sentido literal da palavra) até à porta do nosso QG. 
 
 
 
 
 
O feiticeiro élfico Noon, vítima dos feitiços do Vangal Abdark, é transformado num Kyon-Shi (juntamente com toda a população da cidade, incluindo o padre) que nos atacará durante a batalha no cemitério de Quonus. 
 
Apenas o podemos resgatar se usarmos a magia da Orb de Elbesem usada pelo monge Kahn. Se caso contrário, o derrotarmos e aos outros Kyon-Shi's por vias normais, eles morrem e corremos o risco de nos depararmos com uma cidade vazia no aftermath do confronto com o Vangal. 
 
Tendo salvo Noon, basta-nos regressar ao lago do cemitério e falar com ele para o poderoso feiticeiro aceder ao nosso convite e ingressar no nosso grupo. 
 
 
 
 
 
Na Lookover Tower temos de manter o olho bem aberto se quisermos encontrar o ilusivo ninja Hagane. Este mestre da arte do ninjitsu faz-se passar, e muito bem, por uma das muitas colunas presentes na área. 
 
Uma aquisição tardia, mas bastante útil para a nossa party nas difíceis batalhas que se avizinham.





O pinguin Pen é talvez a personagem mais difícil de obter no cenário um de Shining Force 3, pois exige que o jogador compre um ovo a um casal idoso em Vagabond, adquira comida de galinha a bordo do comboio e use os dois numa galinha no QG de forma a esta faça eclodir o referido ovo. 
 
Mal nasce, Pen foge. Contudo, o pinguin não tarda a regressar e a juntar-se ao grupo, se bem que não possa ser muito útil devido ao seu nível e classe extremamente baixos. 
 
 
 
 
 
 
Outras personagens, que não são propriamente secretas, são os mercenários recrutáveis para a luta na barragem contra as forças imperiais. 
 
Um quarteto, estes mercenários (mago, curandeiro, bárbaro e cavaleiro) juntam-se às nossas segundas unidades nessa batalha, enquanto a força principal, lidera por Synbios enfrenta o Colossus na ponte imperial, naquela que é a penúltima batalha do jogo. 
 
 
 
 
 
O jogo inclui ainda um Boss secreto e especial, que aguarda a nossa party nas ruínas situadas por debaixo da cidade imperial. 
 
O Skull Mage é um poderoso feiticeiro que ostenta a Tiamat Rod, sendo capaz de provocar dano massivo nos nossos heróis através do seu Desoul 2. 
 
Ele conta com uma barra de energia extensa e fazendo-se acompanhar por um Blue Dragon e por dois High Wizards.