Em 1978, nas páginas de World's Finest #249 (Vol 1), fomos presenteados com uma história que começou de forma bastante corriqueira (pelo menos em relação a tudo aquilo que normalmente acontece num mundo repleto de super-heróis), com Batman a pedir um favor pessoal ao seu melhor amigo Superman.
Uma das plataformas de extração de petróleo da Wayne Enterprises estava a ter problemas.
Problemas graves, relacionados com um possível derrame de petróleo no oceano.
Recebendo essa comunicação da sua secretária, Bruce Wayne requisita a ajuda de Superman.
Este aceita (com alguma relutância, uma vez que não gosta de fazer "favores" a amigos) e ambos encaminham-se para a plataforma petrolífera.
Uma vez lá chegados, o duo deparasse com a presença do navio Albatross, posse do ambientalista Capitão Kalamari, um indivíduo cuja preocupação em relação ao bem estar dos oceanos rivaliza à do Aquaman (isto segundo as palavras de Bruce Wayne).
Uma vez no local, o Superman mergulha nas profundezas, com a convicção de que depressa irá resolver do petróleo derramado.
Contudo, e de forma muito inesperada, ele falha em fazê-lo, sendo afectado por algo mágico que o deixa inerte.
Superman é então resgatado por mergulhadores enviados por Kalamari e trazido à superfície, onde se pode verificar que ele se encontra em coma.
Com o seu amigo incapacitado e não querendo que o capitão lidasse com a situação sozinho, Bruce vai mudar para a sua identidade de Batman.
Mergulhando nas águas profundas com o seu bat-equipamento, Bruce vai ser inesperadamente afectado por estranhas alucinações, que o deixam desorientado e que provavelmente teriam levado à sua morte, não tivesse uma misteriosa figura o impulsionado para a superfície.
A confirmação de que algo mágico está a afectar aquelas águas vem nessa mesma noite, quando Bruce vai ser despertado do seu sono por um grito.
A tripulação estava a ser atacada por um dos marinheiros do Kalamari, o qual se havia inexplicavelmente transformado numa estranha e perigosa criatura.
Usando uma rede de pesca e uma arma tranquilizante, Kalamari vai neutralizar a criatura, perante o olhar impressionado de Bruce.
Kalamari refere que a criatura que têm diante dos seus olhos é uma espécie de vampiro marinho, um Trillig.
Perante este estranho desenrolar de acontecimentos, Batman volta a mergulhar, apenas para encontrar lá no fundo o Phantom Stranger.
Um colega na Justice League, o enigmático Stranger vem confirmar a natureza mística da ameaça.
O Trillig é resultado da magia proveniente do chamado Nega-Realm, um reino que ficou exposto após as perfurações em busca de petróleo levadas a cabo pela empresa de Wayne.
O duo vê Kalamari e a sua tripulação a limpar o derrame, ao mesmo tempo que procuram enfrentar outras criaturas marinhas provenientes desse Nega-Realm, decidindo aguardar pela noite para pensar qual deve ser o passo seguinte a ser tomado.
Nessa mesma noite, dois elementos da tripulação são atacados, e consequentemente transformados em Trilligs, por uma misteriosa figura de capa (a mesma que tinha retirado Batman das águas no dia anterior).
Bruce, que surge em cena como Batman, é visto por Kalamari como sendo o responsável pelos actos, sendo rapidamente contido e aprisionado.
Felizmente, e graças à magia de Phantom Stranger, ele rapidamente é liberto.
O duo coloca em marcha o seu plano para atrair a criatura responsável por transformar os tripulantes do navio de Kalamari.
O plano passa por fazer de Bruce Wayne uma isca, algo que resulta logo à primeira tentativa, revelando que a criatura é nada mais, nada menos que o Superman.
Afastando Superman com luz, Stranger consegue evitar que Bruce seja transformado num Trillig.
Com o dia a romper, os nossos heróis encontram Superman ainda em coma nos seus aposentos, pelo que extrapolam que a sua transformação só pode ocorrer à noite e que estará relacionada com o já referido Nega-Realm.
Enquanto Kalamari e os seus homens lutam contras as criaturas debaixo de água, Stranger também mergulha, entrando num templo, exposto pelas perfurações de petróleo, onde se depara com um estaca reluzente.
Ele retira-a do lugar e ascende, levando consigo a estaca.
Com a confusão acerca do Batman resolvida, Kalamari, que parece saber mesmo muito acerca do Nega-Realm, tenta convencer o nosso duo que a única forma de curar o Superman é usando a estaca.
O que, e sendo a estaca de natureza mística, efectivamente o mataria, ao mesmo tempo que quebraria a maldição do Trillig.
Com coração pesaroso, Batman decide que deve ser ele a fazê-lo.
Stranger, contudo, não está convencido, pelo que volta a mergulhar.
Sendo contactado pela única criatura marinha que sobreviveu à batalha do Nega-Realm, com as forças de Kalamari, Stranger percebe finalmente a verdade.
Regressando imediatamente à superfície, Stranger impede o Batman de seguir em frente com o empalamento de Superman, virando a estaca e o seu poder místico para Kalamari (que aparentemente também tem algum poder místico, embora nada do que tenha feito na história até agora indicasse tal coisa) e os seus.
Isto deixa-os transformados numa espécie de corais.
A verdade, conforme Stranger relata a Batman, é que os Trillig nada mais são do que mecanismos de auto-defesa do Nega-Realm.
Na verdade, os habitantes (agora falecidos) deste reino não eram maus, ao contrário de Kalamari.
O aparentemente benevolente capitão era, na verdade, um pirata que roubava o oceano das suas riquezas e cujo objectivo passava pela total destruição desse reino.
Com a ameaça de Kalamari terminada, Superman vai ser devolvido ao seu estado normal.








































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