Em 1978, nas páginas de World's Finest #249 (Vol 1), fomos presenteados com uma história que começou de forma bastante corriqueira (pelo menos em relação a tudo aquilo que normalmente acontece num mundo repleto de super-heróis), com Batman a pedir um favor pessoal ao seu melhor amigo Superman. 

Uma das plataformas de extração de petróleo da Wayne Enterprises estava a ter problemas. 

Problemas graves, relacionados com um possível derrame de petróleo no oceano. 

 

 

 

Recebendo essa comunicação da sua secretária, Bruce Wayne requisita a ajuda de Superman. 

Este aceita (com alguma relutância, uma vez que não gosta de fazer "favores" a amigos) e ambos encaminham-se para a plataforma petrolífera. 

 

 

 

 

 

Uma vez lá chegados, o duo deparasse com a presença do navio Albatross, posse do ambientalista Capitão Kalamari, um indivíduo cuja preocupação em relação ao bem estar dos oceanos rivaliza à do Aquaman (isto segundo as palavras de Bruce Wayne). 

 

 

 

Uma vez no local, o Superman mergulha nas profundezas, com a convicção de que depressa irá resolver do petróleo derramado. 

 

 

 

Contudo, e de forma muito inesperada, ele falha em fazê-lo, sendo afectado por algo mágico que o deixa inerte. 

 

 

 

 

 

Superman é então resgatado por mergulhadores enviados por Kalamari e trazido à superfície, onde se pode verificar que ele se encontra em coma. 

 

 

 

 

 

Com o seu amigo incapacitado e não querendo que o capitão lidasse com a situação sozinho, Bruce vai mudar para a sua identidade de Batman. 

 

 

 

 

 

 

 

Mergulhando nas águas profundas com o seu bat-equipamento, Bruce vai ser inesperadamente afectado por estranhas alucinações, que o deixam desorientado e que provavelmente teriam levado à sua morte, não tivesse uma misteriosa figura o impulsionado para a superfície. 

 

 

 

A confirmação de que algo mágico está a afectar aquelas águas vem nessa mesma noite, quando Bruce vai ser despertado do seu sono por um grito. 

 

 

 

A tripulação estava a ser atacada por um dos marinheiros do Kalamari, o qual se havia inexplicavelmente transformado numa estranha e perigosa criatura. 

 

 

 

 

 

Usando uma rede de pesca e uma arma tranquilizante, Kalamari vai neutralizar a criatura, perante o olhar impressionado de Bruce. 

 

 

 

Kalamari refere que a criatura que têm diante dos seus olhos é uma espécie de vampiro marinho, um Trillig. 

 

 

 

Perante este estranho desenrolar de acontecimentos, Batman volta a mergulhar, apenas para encontrar lá no fundo o Phantom Stranger. 

Um colega na Justice League, o enigmático Stranger vem confirmar a natureza mística da ameaça. 

 

 

 

O Trillig é resultado da magia proveniente do chamado Nega-Realm, um reino que ficou exposto após as perfurações em busca de petróleo levadas a cabo pela empresa de Wayne. 

 

 

 

 

 

O duo vê Kalamari e a sua tripulação a limpar o derrame, ao mesmo tempo que procuram enfrentar outras criaturas marinhas provenientes desse Nega-Realm, decidindo aguardar pela noite para pensar qual deve ser o passo seguinte a ser tomado. 

 

 

 

Nessa mesma noite, dois elementos da tripulação são atacados, e consequentemente transformados em Trilligs, por uma misteriosa figura de capa (a mesma que tinha retirado Batman das águas no dia anterior). 

 

 

 

Bruce, que surge em cena como Batman, é visto por Kalamari como sendo o responsável pelos actos, sendo rapidamente contido e aprisionado. 

Felizmente, e graças à magia de Phantom Stranger, ele rapidamente é liberto.

 O duo coloca em marcha o seu plano para atrair a criatura responsável por transformar os tripulantes do navio de Kalamari. 

 

 

 

O plano passa por fazer de Bruce Wayne uma isca, algo que resulta logo à primeira tentativa, revelando que a criatura é nada mais, nada menos que o Superman. 

 

 

 

 

 

Afastando Superman com luz, Stranger consegue evitar que Bruce seja transformado num Trillig. 

 

 

 

Com o dia a romper, os nossos heróis encontram Superman ainda em coma nos seus aposentos, pelo que extrapolam que a sua transformação só pode ocorrer à noite e que estará relacionada com o já referido Nega-Realm. 

 

 

 

Enquanto Kalamari e os seus homens lutam contras as criaturas debaixo de água, Stranger também mergulha, entrando num templo, exposto pelas perfurações de petróleo, onde se depara com um estaca reluzente. 

Ele retira-a do lugar e ascende, levando consigo a estaca. 

 

 

 

 

 

Com a confusão acerca do Batman resolvida, Kalamari, que parece saber mesmo muito acerca do Nega-Realm, tenta convencer o nosso duo que a única forma de curar o Superman é usando a estaca. 

O que, e sendo a estaca de natureza mística, efectivamente o mataria, ao mesmo tempo que quebraria a maldição do Trillig. 

 

 

 

Com coração pesaroso, Batman decide que deve ser ele a fazê-lo. 

 

 

 

Stranger, contudo, não está convencido, pelo que volta a mergulhar. 

Sendo contactado pela única criatura marinha que sobreviveu à batalha do Nega-Realm, com as forças de Kalamari, Stranger percebe finalmente a verdade. 

 

 

 

 

 

 

 

Regressando imediatamente à superfície, Stranger impede o Batman de seguir em frente com o empalamento de Superman, virando a estaca e o seu poder místico para Kalamari (que aparentemente também tem algum poder místico, embora nada do que tenha feito na história até agora indicasse tal coisa) e os seus. 

Isto deixa-os transformados numa espécie de corais. 

 

 

 

 

 

A verdade, conforme Stranger relata a Batman, é que os Trillig nada mais são do que mecanismos de auto-defesa do Nega-Realm. 

Na verdade, os habitantes (agora falecidos) deste reino não eram maus, ao contrário de Kalamari. 

O aparentemente benevolente capitão era, na verdade, um pirata que roubava o oceano das suas riquezas e cujo objectivo passava pela total destruição desse reino. 

 

 

 

Com a ameaça de Kalamari terminada, Superman vai ser devolvido ao seu estado normal.