terça-feira, 6 de setembro de 2022

Pérolas de Jogos #78 - Pop'n Twinbee



Lançado em 1993 para a SNES pela acção conjunta dos estúdios da Konami e da Palcom Software (esta última apenas na Europa), Pop'n Twinbee é um shoot'em up, ou antes um cute'em up, ao estilo de jogos como Parodius e Cottom, que é jogado de forma vertical, por um ou dois jogadores (estes em simultâneo). 

 

 

 

O sexto jogo da série Twin Bee, e o primeiro a ser lançado na 16 bits da Nintendo, Pop'n Twinbee vê o jogador (ou jogadores) assumir o controlo de Light e da sua nave azul, a Twinbee, ou então Pastel e a sua nave rosa, a Winbee. 

O duo de heróicos pilotos seguiam em patrulha pelos céus da ilha de Donburi, quando recebem um sinal de socorro vindo de uma rapariga chamada Madoka. 

Dona de um café na ilha, melhor amiga de Pastel e o interesse romântico de Light, é também a neta do cientista maligno, Mardock. 

Este fora um bom homem até ao dia em que uma forte pancada na cabeça o fez virar-se para o mal (numa situação inversa ao que aconteceu com o Son Goku, da série Dragon Ball, por exemplo).

 

 

 

Madoka alerta o duo de que o seu avô criou um grupo de humanóides subservientes chamados de Acorn Crew, e com eles pretende dominar toda a ilha. 

Cabe aos nossos heróis garantir que tal não aconteça. 

Twinbee e Winbee partilham as mesmas características, no que ao gameplay diz respeito, sendo que a única diferença entre ambas as naves reside meramente na, já referida acima, coloração.

Ambas as naves contam com pequenas naves de apoio, cuja formação pode ser escolhida pelo jogador, podendo este optar pelo voo normal (as pequenas a seguirem a nave mãe), surround (estas andam à volta) ou engulf (com estas a rodear). 

Tal escolha é feita logo no início do jogo, aquando da escolha do nome que o jogador pretende usar. 

 

 

 

O jogador, que começa com três vidas e um número limitado de continuas, dispõe do chamado Chibi  Blast, um disparo regular, que pode e deve ser usado em auto-fire, e que será a sua principal arma ofensiva durante o jogo. 

Para lidar com adversários mais próximos da nave, o jogador pode usar o punch e socá-los violentamente. 

Por sua vez, os inimigos que nos atacam a partir do solo, podem ser despachados com o recurso à chamada Bomb. 

No caso de estarmos a jogar a dois, existe a possibilidade de efectuar um quarto ataque na forma do Throw, que permite efectuar uma espécie de fastball special (ao estilo daquilo que o Colossus ou a Rogue fazem com o Wolverine nas páginas dos X-Men). 

 

 

 

O modo em conjunto, chamado de Modo Couple faz com que os disparos dos inimigos se concentrem na Twinbee, libertando a Winbee de manobras evasivas e tornando o jogo considerávelmente mais fácil para o segundo jogador. 

Novos e mais potentes tipos de disparos podem ser obtidos através dos muitos sinos deixados para trás por adversários destruídos ou escondidos nas nuvens espalhadas pelos níveis.

Estes variam na coloração, a qual pode ser alterada se forem atingidos por disparos. 

O sino bronze dá pontos, útil não apenas para o score final, mas sobretudo para restaurar a barra de energia das naves. 

Esta barra representa a quantidade de dano que a Twinbee e a Winbee podem sofrer antes do jogador perder uma vida. 

O sino rosa concede um escudo protector, que irá proteger as nossas naves durante algum tempo. 

O verde dá-nos um Minibee de apoio (podem ser quatro no total). 

O azul permite à nossa nave subir um nível, tornando-a efectivamente mais rápida na sua movimentação. 

O púrpura traz consigo o spreader, o disparo com mais range de todo o jogo, ao passo que o prateado traz o cannon, numa versão mais larga, mas de igual poder, do Chibi Blast. 

O sino brilhante concede um disparo extra ao Chibi Blast. 

 

 

 

Munidos com todas estas armas, o jogador tem pela frente uma data de caricatos adversários, sendo que o destaque tem que ir para os membros da Acorn Crew. 

Estes são piratas que surgem não apenas como inimigos comuns no jogo, mas também comandando, sob a liderança do Captain Acorn, os inúmeros mecha bosses do jogo. 

Estes bosses finalizam os níveis, que contam ainda com outros adversários na figura de naves uva, ananazes andantes (Toko-Toko) e cachorro-quentes rastejantes, entre muitos outros. 

De salientar que cada nível conta com o seu próprio arsenal de adversários. 

O jogo conta tem sete níveis magnificamente coloridos e animados, bastante variados na sua temática. 

O primeiro passa-se na cidade de Dandelion, terminando com um embate com o canhão voador chamado Bronco. 

 

 

 

O segundo é passado nas profundezas do oceano, num local chamado Aquapark (no pun intended), numa área que faz lembrar a cidade submersa da Atlântida, e é guardada por um polvo robótico chamado Ikachudo. 

O terceiro nível vê o jogador regressar à superfície e vaguear pelas nuvens, sobrevoando as ruínas budistas de Oolong. 

No final terá que enfrentar Furogga, um robot que em muito faz lembrar um sapo. 

O quarto nível é passado na base aérea da Acorn Crew, e culmina num embate com a nave Haipata Ketombo. 

Este nível tem a particularidade de ser o mais longo do jogo e de marcar a aparição do BaronBee, uma nave muito similar à Twin e Win, mas com uma coloração púrpura e garras, em vez de luvas. 

O BaronBee não tem piloto, sendo uma nave andróide, e surge como uma espécie de mini-boss nesta área, repetindo essa função nas restantes daqui em diante. 

 

 

 

O quinto nível passa-se sobre a bela zona do Dragonfly Lake, com o jogador a ter que lidar com o navio pirata Donguri Besu. 

O sexto e penúltimo nível, vê o jogador aventurar-se pelos campos de rocha e magma nos quais se situa a base inimiga e enfrentar um mecha gigantesco feito à imagem do antagonista principal do jogo, Mardock. 

Concluída essa zona, resta apenas o laboratório do próprio doutor, no qual este se encontra à espera dos heróis, a bordo do Super Twinbee Devil. 

Batido este último obstáculo, o jogo chega ao fim com um final que pode diferir conforme o nível de dificuldade escolhido no início da partida. 

 

 

 

A acompanhar os belos sprites e os cenários coloridos e animados, temos uma banda sonora de natureza bastante nipónica e animada, que nos dá ainda mais vontade em prosseguir com a aventura em questão. 

Este foi um dos primeiros cute'em ups que tive oportunidade de jogar e o segundo shoot'em up que experimentei na SNES, e posso dizer que se revelou numa experiência bastante animada e relaxante. 

Um magnífico título para ser jogado sozinho ou com um parceiro. 

 

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário