Os Teen Titans regressavam a casa quando foram emboscados por uma raça alienígena que procurava a destruição de um dos seus integrantes, nomeadamente Donna Troy, a.k.a Wonder Girl. 

Não fosse a intervenção de uma estranha mulher, os vilões teriam tido sucesso nos seus intentos.

Donna, que ficou bastante ferida durante o confronto, é salva por Raven que usa a sua forma espiritual e o seu poder empático para absorver para si a dor da amazona. 

Com os Titans a baterem a sua oposição, a atenção destes vira-se para a misteriosa mulher que se apresenta como sendo Phoebe, uma Deusa Lunar, parte integrante dos Titans of Myth, predecessores dos Deuses do Olimpo.


 


Phoebe revela que o passado de Troy é uma mentira criado para a proteger e que ela é uma das crianças escolhidas pelos Titans para servir como seus protectores.

Phoebe, mortalmente enfraquecida após a batalha com os aliens, tem que ser possuída por Jericho, de forma a poder contar o resto da sua história. 

De acordo com as suas palavras, existiam doze Titans of Myth, filhos de Uranus e Gaea. 


 


Foram eles os criadores do Olimpo, tendo dois dos seus membros, Rhea e Chronos, derrubado o tirânico Uranus e estabelecido a era dos titãs na Terra. 

Ironicamente os titãs seriam desafiados e eventualmente destronados pela sua própria prole. 

O mais poderoso dos seus filhos, Zeus, irá matar Chronos e exilar os onze titãs sobreviventes para o espaço sideral, iniciando a era dos deuses olimpianos (dos quais a Wonder Woman descende). 

Expulsos do seu planeta de origem os Titans of Myth iriam tentar criar a sua própria civilização noutro planeta, ao qual darão o nome de New Chronos. 


 


A única dos titãs sem par, Rhea irá adoptar diversos nativos como amantes, criando uma raça de semi-deuses que por sua vez irão combater entre eles, com consequências devastadoras. 

Tremendamente afectados por mais uma guerra com a sua prole, os titãs decidem usar os últimos vestígios dos seus poderes para encontrar sucessores dignos que não apenas governem a seu lado, mas também que os ajudem a recuperar à sua glória passada*

Denominados por Seeds, os sucessores surgirão na figura de crianças órfãs provenientes de inúmeros planetas. 

Entre estes novos Titans of Myth estava Troy. 

Ensinadas a usar o poder dos titãs, as crianças seriam devolvidas aos planetas de origem com novas memórias e aí permaneceriam até à altura em que atingissem a maioridade.

Seria nessa altura regressariam para juntos dos titãs originais em New Chronos.


 


Contudo, uma das crianças manteria as suas lembranças e tal memória iria enlouquece-la. 

Levada pela dor Sparta embarcará numa missão de destruição, não apenas dos Titans of Myth, mas também das restantes Seeds, de forma a absorver para si mesma o poder de todos eles. 

Com esta longa explicação Phoebe morre, deixando bem claro o que Troy e os Titans terrestres deviam fazer para salvar os míticos titãs. 

Os Titans, dividindo-se em dois grupos, partiriam em busca dos restantes sucessores, servindo-se de umas esferas designadas para esse propósito.


 


Troy e o seu grupo encontrariam o pacífico Xanthi, que vivia num planeta extremamente mortífero no qual a própria atmosfera era ácida.

Nightwing por sua vez teve que se haver com o belicoso Athyus, líder de um regime militarista. 

Não tarda até que as forças de Nightwing fossem atacadas pelos assassinos de Sparta, que procuravam matar Athyus. 

Com Athyus a mostrar-se pouco cooperativo, os poderes de Jericho revelam-se uma vez mais extremamente úteis. 

O jovem titã possui Athyus forçando-o assim a partir com os heróis. 

Todavia e quando o grupo se aproximava de New Chronos, onde Troy os esperava, Athyus irá atacá-los, quase provocando a morte de todos eles.

Raven, que fazia parte do grupo de Troy, apenas irá conseguir salvar Starfire do frio espaço sideral.

Cyborg, Nightwing e Jericho ficam desaparecidos.

Troy e Xanthi são impedidos pelos seres míticos de deixarem New Chronos, onde uma barreira mística impedia Sparta de entrar, pelo que caberia aos três Titans mortais restantes (Raven, Changelling e Starfire) a missão de ir ao planeta de Synriannaq, casa de Sparta, encontrar Athyus.

Depressa os três descobririam que os restantes companheiros ainda estão vivos, se bem que em mau estado.


 


Cyborg é exibido em praça público com um aviso aqueles que ousem cruzar-se no caminho de Sparta. 

Irritada, Starfire leva a luta até Sparta, enquanto que Xanthi surge no planeta e consegue convencer Athyus a ajudá-los na contenda. 

Todavia, a batalha tem consequências nefastas para os heróis pois o nobre Xanthi morre vítima de um disparo de Sparta quando esta procurava a destruição de Athyus. 

Com apenas três Seeds, os heróis engendrariam um plano que passaria por capturarem Sparta e usarem-na para restaurar os Titans of Myth. 

Uma vez mais, Starfire levaria a luta a Sparta, distraindo-a para que Raven a conseguisse envolver na sua forma espiritual. 

Lá, Sparta seria confrontada por Troy e Athyus. 


 


O duo forçaria Sparta a formar a trindade que restauraria os dez Titans of Myth sobreviventes ao pleno dos seus poderes, ao mesmo tempo que despojaria Sparta das suas habilidades e da sua mente.

Com o triunfo dos Teen Titans, Synriannaq seria liberta da tirania da sua insana governante e os heróis devolvidos à Terra pelos Titans of Myth.

Esta saga teve lugar nos números 50 a 54 do Volume 1 dos The New Titans entre os anos 1988 e 1989.



*Nota: O poder dos Titans of Myth dependia da existência de adoradores, que se tornaram escassos após a guerra civil na Terra e em New Chronos.