Após uma sequência de aventuras que o viu auxiliar o antigo Green Lantern Priest na tentativa de parar um conflito intergaláctico nas fronteiras do sector 2814 (onde se situa a Terra) e enfrentar o herói governamental, Captain Atom, devido às acções de um perigoso visitante espacial de nome Visitor, Hal Jordan, um dos poucos Green Lanterns que nesta época existiam no universo decide servir de escolta nas páginas de Action Comics #632 (Vol 1, de 1988). 

Com o intuito de garantir que Visitor não representa uma ameaça para outros planetas do sector, Hal segue-o pelo espaço. 


 


Contudo, a perseguição é curta, com o Green Lantern a acidentalmente entrar numa dobra espacial e dar consigo num espaço sideral desconhecido. 

Com o anel a ser incapaz de lhe fornecer info útil para a sua situação, Hal desloca-se ao planeta mais próximo em busca de respostas que o possam conduzir de volta à Terra. 

Ao abordar um dos nativos, Hal é surpreendido pelo facto de este se referir a si como sendo um dos escolhidos. 

O alien diz que Hal ostenta a marca do mestre e indica-lhe o caminho para o mesmo. 


 


O dito mestre, Lord Malvólio, reside num enorme palácio situado numa colina marcada com o símbolo dos Lanterns. 

Malvólio, que não é parte das Corps, tem um anel de design antigo que herdou do falecido pai, um antigo Green Lantern do sector 2814 (Lord Malvólio matou o pai para o obter, como irá revelar mais tarde). 

Lord Malvólio é, para espanto de Hal, terráqueo, tendo nascido na Terra no distante ano de 1612. 

Contudo e embora partilhem a mesma origem, Malvólio pouco ou nada ajuda Hal, revelando apenas que o mundo onde ambos estão reside para além de Phobos (uma das luas de Marte) e que desconhece o caminho de volta para a Terra. 

Insatisfeito com a atitude de Malvólio, Hal abandona o castelo e faz uma nova tentativa junto de um dos nativos deste mundo alienígena. 


 


Contudo, Hal apenas logra que o mesmo morra às mãos de um insano Malvólio, quando estava prestes a mostrar-lhe o caminho para a Terra. 

Lord Malvólio revela que foi ele quem trouxe Hal para além de Phobos para que este último servisse como aliado na batalha contra Priest (precisamente o antigo Lantern que Hal encontrara issues atrás). 

O vilão, perante a recusa de Hal, decide mostrar o seu vasto poder, sobrevivendo a uma rajada de vontade do herói e fazendo-o atravessar o planeta com um potente soco energético.


 


Reconhecendo não ser páreo para o Lantern mais poderoso que havia enfrentado desde Sinestro, Hal tenta encontrar refúgio numa estação dourada que orbitava o planeta. 

Hal esperava que a coloração da mesma servisse de protecção contra o Lord Malvólio, uma vez que também ele devia estar sujeito à fraqueza dos anéis dos Lanterns. 

Contudo, a estação não era local de refúgio para possíveis resistentes ao domínio de Malvólio, mas antes um altar para a sua glória. 


 


O vilão não tarda a encontrar Hal na dita estação, não hesitando em devastar a mesma, matando todos os seus seguidores no processo.

Enojado pela atitude genocida de Malvólio, Hal reúne o que resta da sua vontade e enfrenta o vilão, conseguindo efectivamente mandá-lo ao chão. 

Todavia, e como matar não faz parte dos ensinamentos dos Lanterns, Hal não dá o golpe final, permitindo que o Lord destrua o seu anel com um disparo amarelo de uma pistola. 

Sem anel e com um ainda mais furioso Malvólio a persegui-lo, Hal tenta usar diversas armas existentes na estação para o parar. 

Ironicamente será através de um arco e flecha improvisados que Jordan consegue finalmente abater Malvólio*




Com o vilão aparentemente morto, Hal toma o anel do mesmo e usa-o para regressar à Terra. 

Momentos mais tarde e já depois de Hal ter partido, Malvólio levanta-se, revelando que tudo à sua volta não passava de uma mera ilusão. 

O espaço para além de Phobos nada mais é que uma área parecida com a Phantom Zone na qual fora aprisionado por Priest séculos atrás. 

O vilão viu em Hal um aliado no seu plano de vingança contra não apenas Priest, mas também contra os Guardians of the Universe. 

Foi por essa razão que Malvólio permitiu que Hal partisse usando o seu anel.

Esta aventura começou, como já foi referido acima, nas páginas de Action Comics #632, prolongando-se até ao número 635 (Vol 1, de 1989).

Fãs especularam durante anos que foi o anel de Malvólio que tornou Hal Jordan susceptível ao avatar do medo, Parallax, e que consequentemente o fez atacar Oa durante o Emerald Twilight, de 1994. 

Curiosamente, o anel do Lord Malvólio foi destruído pelo próprio Hal em Green Lantern  #50 (Vol 3. de 1994), tendo sido recuperado quase de imediato pelo último Guardian sobrevivente, Ganthet, e entregue ao torch bearer, Kyle Rayner. 

É este o anel que Kyle vai estar a usar quando ele próprio tiver caído sobre a influência do Parallax durante a Sinestro Corps War, em 2007. 

Malvólio todavia nunca mais regressou.



*Nota: A "morte" de Malvólio seria imitada em Zero Hour quando Hal, como Parallax, for morto da mesma maneira pelo Green Arrow.