Após os eventos relatados na Parte 2 destes nossos Grandes Momentos Marvel, Peter Parker decide desistir (pela enésima vez) de ser Spider-Man, atirando a sua máscara fora no topo do Empire State Building. 

A máscara será prontamente encontrada pelo Wizard nas páginas de Web of Spider-Man #61 (Vol 1, de 1990) , que a vai levar aos restantes Prime Movers. 

Todos eles refutam a ideia de que o aranhiço abandonou o jogo e decidem forçá-lo a lutar novamente. 

Para o efeito, Wizard activa e liberta sobre ele o andróide Dragon Man. 

Este ser, criado pelo vilão Diablo, é capaz de seguir qualquer cheiro, pelo que depressa encontra Spidey (como Peter Parker), numa das paragens do metro de Nova Iorque.


 


Violentamente atacado, Spider-Man não tem alternativa que não seja aceitar o desafio e confrontar o vilão. 

Este último ataca uma das carruagens, mas Spidey consegue salvar todos os passageiros, ao mesmo tempo que bloqueia as chamas com a sua teia cósmica. 

A luta entre ambos extravassa para as ruas, com o aranhiço a dar um rápido nocaute na fera. 

Curiosamente, após esta luta a popularidade do herói junto dos nova-iorquinos é restaurada. 

Spider-Man é, uma vez mais, o herói do povo (para desagrado de Wizard que via a luta ao longe).


 


Entretanto, Doom tentava obter algum do poder cósmico de Spider-Man para si, usando o que restava de TESS-One (ver também a Parte 2 destes Grandes Momentos), todavia e devido à interferência de Loki, não vai lograr fazê-lo. 

Seria precisamente Loki que iria apresentar a última ameaça que Spidey iria defrontar durante estes Acts of Vengeance. 

Furioso pelo seu plano ter falhado (os Prime Movers foram derrotados pelos Avengers nas páginas de Avengers West Coast #55, Vol 1, de 1990), Loki decide deixar um pequeno presente de despedida. 

Nas páginas de Amazing Spider-Man #329 (Vol 1, de 1990), Loki vai usar a sua magia para fundir três dos mais avançados sentinelas de Sebastian Shaw, dirigindo-os para a central nuclear de Nova Iorque.


 


Intitulado de Tri-Sentinel, o robot vai mostrar-se imparável, mesmo perante a força cósmica de Spider-Man. 

Acontece que Sebastian Shaw, após o encontro do Hulk com o aranhiço, vai procurar saber mais acerca do poder do último. 

Ligando as novas habilidades de Spidey aos experimentos do Dr. Lubisch, Shaw vai desenvolver Sentinels com a habilidade de negar o vasto poder cósmico de Spider-Man. 

A tensão da batalha com o Tri-Sentinel, antecedida por um breve embate com Graviton (que Spider-Man vai vencer muito rapidamente) vai despertar algo em Spidey. 

Manifestando-se como Captain Universe, Spider-Man percebe finalmente a origem do seu poder. 

Detentor do Uni-Power, uma força cósmica proveniente do Microverso e por vezes chamada de Enigma Force, o Captain Universe manifesta-se em situações de extremo perigo.





O poder foi dado a Spidey prevendo a ameaça do Tri-Sentinel e da aniquilação nuclear. 

Fazendo uso do grosso do seu poder, Spidey reduz o Tri-Sentinel a cinzas. 

O Uni-Power, contudo, abandona Spidey no final e regressa muito provavelmente ao Microverso. 

Uma história alternativa vai explorar a ideia de Spider-Man continuar com o Uni-Power mesmo depois da batalha com o Tri-Sentinel. 

Nas páginas de What If #31 (Vol 2, de 1991), vamos ver Peter abraçar totalmente o papel de Captain Universe, ostracizando pelo caminho a sua própria esposa, Mary Jane. 

Este aranha cósmico convence Venom assumir o seu lugar, como protector de Nova Iorque, ao mesmo tempo que acidentalmente muda a face demoníaca do Hobgoblin (o vilão passa a ostentar a face de Peter Parker).


 


 Spidey passa a preocupar-se mais com as questões globais e tenta forçar outros heróis a ser mais proactivos, o que o leva a enfrentar Thor. 

Durante a luta, o duo é atacado por Doom. 

Este consegue deitar a baixo Thor e tenta forçar Spidey a abdicar do Uni-Power ao apresentar Ray Coffin (o Captain Universe original) como refém.

Spidey não pode deixar um inocente morrer, contudo o Uni-Power pensa de forma diferente e força-o a tomar a ofensiva.

Doom acerta Spidey com a sua arma que absorve energia e mata Ray. 

Todavia, Doom não consegue conter em si o Uni-Power pela mais simples das razões. 

Este não é o verdadeiro Doom, mas antes um dos seus Doombots. 

O robot explode e o poder regressa a Spidey.


 


Contudo, este não o deseja e virando a arma de Doom para si, Spidey abdica não só do Uni-Power, como também das suas habilidades aracnídeas. 

Agora um homem normal, Spidey volta para junto de Mary Jane, mesmo a tempo do nascimento da filha de ambos. 

Uma outra versão do Cosmic Spider-Man pode ser vista durante a saga Spiderverse, nas páginas de Amazing Spider-Man #9 (Vol 3, de 2015).


 


Este Spidey era proveniente da Terra 13 e morreu a combater com o líder dos Inheritors, Solus, em Amazing Spider-Man #11 (Vol 3, de 2015).

Aqui termina a Saga da Aranha Cósmica.

Esperámos que tenham gostado.