Isabella Valentine, mais conhecida pelo diminutivo de Ivy, fez a sua estreia no jogo de luta, Soul Calibur, lançado pela Namco para as Arcades em 1998. 

Uma londrina de gema, Ivy nasceu em 1559, sendo filha do famoso pirata Cervantes. 

Adoptada em tenra idade pelos Condes Valentine, Ivy teve a infelicidade de ver o pai adoptivo ser consumido pelo desejo de encontrar a espada maldita, a.k.a Soul Edge, e através dela obter a imortalidade. 

Curiosamente, esse desejo foi o mesmo que havia vitimado o seu pai de sangue (que entretanto se tornaria num zombie).


 


O conde eventualmente morreu, com a condessa, cujo estado mental era nesta altura deplorável, a seguir-se-lhe as pisadas rumo à cova.

Com a fortuna dos Valentine drasticamente reduzida e totalmente sozinha no mundo, Ivy fica temporariamente sem rumo. 

Digo temporariamente, porque a futura guerreira vai descobrir os diários do pai adoptivo e tentar seguir-lhe os passos, tornando-se numa extremamente competente alquimista. 

Contudo e à medida que descobria mais acerca da Soul Edge, Ivy percebeu o quão maligna era a espada. 

Desejando vingança por aquilo que a espada havia feita às suas duas famílias, Ivy cria uma lâmina serpentina (uma espada que se pode tornar um chicote), a Ivy Blade, e parte em busca da espada sentiente, que nesta época residia nas mãos do cavaleiro Nightmare. 

Curiosamente, a sua Ivy Blade também é sentiente, uma vez que possuí uma fracção da Soul Edge.





Tal facto, faria com que Ivy se aliasse a Nightmare. 

A mesma sentiência da Ivy Blade vai custar a Valentine alguma da sua sanidade. 

Apelidada de Twisting Blade of Solitude, Ivy eventualmente alinhasse com as forças do bem do jogo, procurando (como Taki e Sophitia) destruir todos os fragmentos da Soul Edge, aniquilar os seus portadores e recuperar a sua sanidade.


 


Ivy fez aparições como personagem jogável em Soul Calibur II, III, IV, V, Lost Swords, Unbrekable Soul, Broken Destiny e Legends. 

Uma das três personagens mais populares da série, é apenas natural que Ivy tenha feito cameos noutros jogos, nomeadamente em: Outcast Odyssey, Universal Fighting System, Little Big Planet e Tower of Souls.


 


Ivy é ainda considerada com uma das personagens mais sensuais e controversas do mundo dos jogos de vídeo. 

Tal devesse à vestimenta com a qual se apresenta nos jogos onde surge, assim como todo o seu comportamento e linguagem corporal. 

A personagem retira muito à ideia de Dominatrix. 

O motion capture para os movimentos de Ivy em Soul Calibur foram feitos por Naotake Hirata, que também esteve por detrás do mesmo procedimento para um outro combatente igualmente controverso, Voldo. 

Por último, convém salientar que a Ivy Blade é inspirada numa espada bastante real, a Urumi.