Herman Schultz foi criado por Stan Lee e John Romita Sr, fazendo a sua primeira aparição nas páginas de Amazing Spider-Man #46 (Vol 1), corria o ano de 1967. 

Um talentoso mecânico, Herman desde cedo optou por entregar-se a uma vida de crime, tornando-se num extorsionista e ladrão de cofres. 

Inicialmente mal sucedido e constantemente na prisão, o fado de Herman começa a mudar quando ele desenvolve as suas Vibro-Shock Gauntlets e um colorido uniforme capaz de resistir às vibrações emitidas pela mesma, assumindo a identidade de Shocker. 

Convém salientar que o uniforme do Shocker, conjugado com as vibrações das gauntlets, servia ainda para o proteger de ataques físicos, permitindo-lhe efectivamente aguentar os golpes de Spider-Man. 

Para além disso, e para completar o seu equipamento, Shocker possuía ainda uma bateria, oculta no seu cinto, que garantia que o vilão nunca ficasse sem energia (necessária para as ditas Gauntlets). 

Shocker derrotaria o aranhiço no primeiro embate entre ambos, nas páginas do já referido Amazing Spider-Man #46 (Vol 1, de 1967).





É certo que Herman beneficiou do facto de Spidey estar magoado num dos braços, após um embate com o Lizard no número anterior, mas não deixou de ser uma vitória. 

A segunda luta é que já não correu tão bem, com Spider-Man a descobrir o segredo por detrás das habilidades do vilão. 

Com um par de teias bem colocadas, Spider-Man imobilizou os braços de Herman e com isso impediu o vilão de activar as suas perigosas gauntlets. 

Sem poder ofensivo, Shocker foi presa fácil para o herói aracnídeo que com um soco, colocou-o k.o. 

Depois dessa derrota, Shocker regressará no papel de capanga de um dos maiores líderes do crime organizado em Nova Iorque, Silvermane (em Amazing Spider-Man #72, Vol 1, de 1969). 

Shocker é bem sucedido no trabalho para o qual havia sido contratado. 

O de roubar a mística Stone Tablet. 

Todavia, acabará uma vez mais na prisão após um novo embate com Spider-Man. 

Em 1975, nas páginas de Amazing Spider-Man #151 e 152, o vilão regressa em grande estilo e, uma vez mais, a solo.



 


 Shocker vai provocar um blackout em Nova Iorque (e escrever o seu nome nos prédios da cidade), exigindo um milhão de dólares em troca do restabelecimento da energia. 

Como seria de se esperar, Spider-Man vai interferir. 

Contudo e como ocorrera em 1967, o nosso herói vai ser vencido e deixado para morrer nos esgotos. 

Felizmente, Spidey vai conseguir sobreviver, voltando a enfrentar Shocker numa das centrais de energia da cidade. 

Uma vez mais, a falha de ter que premir as gauntlets para que estas funcionem, vai ser a perdição do vilão.






Shocker é vencido e regressa uma vez mais à prisão, apenas saindo para se juntar aos falsos Defenders e conseguir lucrar uma avultada quantia de dinheiro durante um assalto (Defenders #64, Vol 1, de 1975). 

O vilão vai reaparecer fugazmente como membro dos Masters of Evil, liderados pelo cientista maligno Egghead, nas páginas de Avengers #228 (Vol 1, de 1983). 

Esta será a primeira vez que Shocker enfrenta outros heróis (neste caso She-Hulk e Hawkeye). 

Infelizmente, para ele, o resultado é o mesmo. 

A derrota (Shocker vai ser abandonado pelos colegas de equipa).


 


Apesar desta má experiência, Shocker regressaria aos Masters of Evil, desta feita sob a liderança do Doctor Octopus, em Guardians of the Galaxy #28 (Vol 1, de 1992). 

O grupo tentou saquear sem sucesso a mansão dos Avengers, graças à intervenção dos Guardians of the Galaxy (os originais). 

Curiosamente, Shocker ajudou os heróis a derrotar o Doctor Octopus no final. 

Herman passaria os próximos tempos na função de assassino a soldo (ao serviço do Baron Von Ludt) e capanga para diferentes senhores do crime (nomeadamente para o Chameleon e para o Hammerhead). 

Em 1991, ele seria recrutado para integrar o Sinister Syndicate, nas páginas da mini-série The Deadly Foes of Spider-Man. 

Nesta altura, Shocker passou por uma crise de confiança, uma vez que era visto como uma piada não apenas pelos seus pares, mas também pelo próprio Spider-Man.


 


Curiosamente seria após um embate com Spider-Man que a confiança de Shocker iria regressar. 

Herman só não matou o herói, graças à intervenção atempada do Scourge of the Underworld (em The Deadly Foes of Spider-Man #3). 

Depois disso, Herman procurou melhorar o seu equipamento (em Amazing Spider-Man #364, Vol 1 e Peter Parker: Spider-Man #85, Vol 1, de 1992 e 1997, respectivamente), sempre encontrando a oposição do seu velho inimigo, Spider-Man.

Shocker faria ainda parcerias esporádicas com o Trapster (Peter Parker: Spider-Man #86 a 87 e 91, Vol 1, de 1998) e com o seu antigo parceiro dos Sinister Syndicate, o veloz Speed Demon (Secret War, de 2004).


 


Nesta última, Shocker seria traído pelo parceiro, que lhe vai roubar todo o dinheiro e usá-lo para financiar uma nova incarnação dos Thunderbolts (New Thunderbolts #8, Vol 1, de 2005). 

Enquanto que na primeira parceria veríamos a versão mais poderosa de Shocker até agora. 

No entanto e apesar das más experiências, Shocker tornar-se-à cada vez mais um team player, juntando-se aos Sinister Six, Seven e Twelve, batalhando com os Fantastic Four, Daredevil, Black Cat, Kaine e os Avengers.

Shocker será ainda membro dos Villain For Hire, um grupo estabelecido pelo Purple Man com o intuito de balancear os Heroes For Hire da Misty Knight. 

Herman tentaria a certa altura reformar-se, aderindo ao programa dos Thunderbolts de Luke Cage. 

Contudo, a presença de velhos amigos fará com que ele depressa regresse aos seus hábitos criminosos.


 


Shocker fará parte de uma das mais caricatas formações dos Sinister Six, em Superior Foes of Spider-Man #1 (Vol 1, de 2013). 

Digo caricata porque a equipa era apenas constituída por cinco membros. 

Visto como descartável, Herman depressa vai ser traído pelo líder da equipa, Boomerangue, e deixado para morrer na bagageira de um carro. 

Felizmente, Shocker conseguirá não só safar-se, como também reverter a sua fortuna de forma notável. 

Encontrando a cabeça do chefe criminoso cyborg, Silvermane, Hermam ganhará controlo sobre uma das mais poderosas famílias da Maggia (uma das mais relevantes organizações criminosas do Universo Marvel). 

Ascendendo à posição de senhor do crime, Shocker conseguirá uma das suas maiores vitórias, ao derrotar o Punisher.


 


De salientar que será nesta altura que Shocker apresenta o seu mais recente equipamento. 

Actualmente, Herman serve de capanga para a Black Cat (agora criminosa).

O hilariante Shocker-Mobile (Superior Foes of Spider-Man #17, Vol 1, de 2015), que é um nod ao icónico Spider-Mobile. 

Herman tem uma versão bastante patética no extinto Universo Ultimate. 

Este Ultimate Shocker tem zero confiança e ostenta um uniforme púrpura, sem nenhuma das protecções que o do Universo Marvel tradicional possuí. 

Este Shocker será vencido cinco vezes seguidas pelo Spidey e uma pela Shadowcat. 

Nas comics existem ainda mais duas versões do Shocker, ambas no Universo 616 da Marvel. 

A primeira surgiu em 1944, nas páginas de Miss America Magazine #2 (Vol 1) e é um cientista maligno chamado Dalt Kendall. 

Capaz de emitir potentes descargas eléctricas, o vilão é um dos adversários da primeira Miss América e não vai passar do seu comic de estreia.


 


O segundo, também um vilão, é um mutante de nome Randall Darby, que assumiu a identidade de Shocker depois de ter sido recrutado pelo Magneto para a Brotherhood of Evil Mutants (Captain America Annual #4, Vol 1, de 1977). 

O mutante, que tinha pinças em vez de mãos, mudou o nome para Paralyzer, integrando equipas como Mutant Force e The Resistants, sempre em conflito com o Captain America (Steve Rogers e John Walker). 

A DC comics também tem um vilão menor, que dá pelo nome de Doctor Shocker, que surgiu nas páginas de Booster Gold #9 (Vol 1, de 1986), confrontando o protagonista do título e a Legion of Super-Heroes. 

Este não aparecerá em mais do que dois comics depois desse número.