A fase cósmica de Spider-Man é uma das mais bem recordadas pelos fãs do aranhiço no início dos anos 90. 

Começando precisamente em 1989 e prolongando-se até à primeira metade de 1990, esta fase, inserida na saga Acts of Vengeance, viu Spider-Man percorrer caminho desconhecido. 

A aventura propriamente dita começou nas páginas de The Spectacular Spider-Man #158 (Vol 1, de 1989), com o herói a ser atacado de surpresa por um vilão do Human Torch, um tal de Trapster.

Spidey, que já havia sido colossalmente vencido em Amazing Spider-Man #326 (Vol 1, também de 1989) pelo mestre da gravidade, Graviton, só por uma unha negra é que logrou escapar a um ataque que o deixou preso em pasta endurecida no fundo do rio Hudson.
 

 


Trapster, que já havia enfrentado o aranhiço sozinho em Marvel Team-Up #58 (Vol 1, de 1977) e como parte dos Frightful Four em Marvel Team-Up #2 (Vol 1, de 1972) e  Fantastic Four #218 (Vol 1, de 1980), não vendo o aranhiço emergir, considerou a sua missão concluída com êxito. 

Contudo e não tendo provas concretas da morte de Spidey para poder apresentar junto dos Prime Movers* (os cabeçilhas por detrás dos Acts of Vengeance), Trapster regressa ao rio com o intuito de recuperar o cadáver do herói. 

O que Trapster não sabia é que Spidey havia conseguido escapar mais ou menos ileso. 

Regressando à sua identidade civil de Peter Parker e ao seu trabalho de assistente laboratorial do Dr. Lubisch, Spidey vai ser exposto a uma descarga bastante elevada de energia cósmica durante um dos experimentos.


 


Com os seus sentidos aprimorados acima do nível meta-humano, Spidey vai encontrar Trapster novamente, enquanto este fazia as suas buscas no Hudson. 

Confrontando o vilão, Spidey não terá dificuldades em o derrotar, exibindo novos poderes, nomeadamente potentes rajadas cósmicas. 

Perante este inesperado incremento de poder por parte de Spider-Man, alguns dos Prime Movers vão desenvolver interesses pessoais pela nova condição do aranhiço. 

Com o intuito de saber mais acerca da energia cósmica de Spidey, Doctor Doom envia Titânia para testar Spider-Man. 

Para fazer a vilã superar a sua aracnofobia, desenvolvida aquando da derrota desta às mãos de Spider-Man em Secret Wars #8 (Vol 1, de 1984), Doom desenvolve um aparelho que transforma esse medo em raiva. 

É portanto uma enraivecida Titânia que vai encontrar o seu caminho para a redacção do Daily Bugle, em Web of Spider-Man #59 (Vol 1, de 1989).





Ameaçando os trabalhadores presentes no local, Titânia rapidamente atrai a atenção de Spider-Man e a de Thomas Fireheart, a.k.a Puma (na época o dono do jornal). 

Puma prova não ser rival para a imensa força e durabilidade de Titânia que se lança sobre Spidey, fazendo-os atravessar a janela do Daily Bugle. 

O duo cai de costas na estrada andares abaixo, mas para a surpresa de Spider-Man, ele  não está morto, nem sequer ligeiramente magoado. 

As energias cósmicas que agora percorrem o seu corpo tornaram-no muito mais resistente. 

Entretanto, Titânia regressa ao seu estado de aracnofobia após Puma ter acidentalmente danificado o dispositivo de Doom. 

Amedrontada, a vilã curiosamente ganha renovada coragem depois de ser incentivada por ... Spidey. 

Dando tudo de si, Titânia golpeia o aracnídeo, uma e outra vez, tentando finalmente derrotá-lo.


 


Eventualmente, Spidey cansa-se do abuso e despacha a vilã com uma potente rajada cósmica que deixa esta última totalmente k.o. 

O resultado da luta desperta ainda mais o interesse de Doom. 

E não só.

Em Amazing Spider-Man #327 (Vol 1, de 1989), é a vez do mestre do magnetismo tentar abordar Spidey. 

Intrigado com a possibilidade de Spider-Man ser um mutante (algo que já havia passado pela mente do Professor X nos anos 60), Magneto decide tentar recrutá-lo para a sua Brotherhood. 

Magneto testa as habilidades do aranhiço em combate e fica surpreso com todas as novas habilidades que este possuí.


 


Para além das já conhecidas descargas cósmicas e da força e resistência redobradas, Spider-Man exibe agora poder de voo (que usa para salvar a tripulação de um cruzeiro) e controlo sobre a matéria (ao transformar em vidro uma grua). 

Ciente de que nenhum mutante exibe tantas habilidades em simultâneo, Magneto abandona o local, deixando Spidey a tomar conta das pessoas que tão heroicamente resgatou. 

Os Prime Movers, nomeadamente Wizard, voltam à carga em The Spectacular Spider-Man #159 (Vol 1, de 1989), incitando os Brothers Grimm a atacarem o aranhiço. 

Este duo de vilões (Percy e Barton Grimes) são libertos da prisão por Wizard e levados para Nova Iorque.


 


Uma vez lá, e usando a tecnologia gravitacional do Wizard, o duo eleva o Madison Square Garden. 

Como é óbvio, a medida atrai a atenção de Spider-Man.

Spidey usa os seus novos poderes para salvar a estrutura e confronta os vilões. 

Para quem passou tantos anos a combater vilões como os Goblins ou Mysterio, as ilusões e os truques dos Brothers Grimm são menos que nada e Spider-Man consegue bater estes dois velhos inimigos de Iron Man e Spider-Woman (Jessica Drew) com relactiva facilidade.


 


Mas mais desafios esperam por Spider-Man na entrada em 1990. 

Até daqui a um mês para a segunda parte da Saga da Aranha Cósmica.

Até lá.



*Nota: Os membros dos Prime Movers de Acts of Vengeance eram: Wizard, Kingpin, Magneto, Mandarim, Red Skull e Doctor Doom (na realidade, um mero Doombot). 

Sem saberem, todos eles foram recrutados por Loki.